Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Voltei Para Te Mostrar Que Podia Voar" de Robin Klein

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Voltei Para Te Mostrar Que Podia Voar" de Robin Klein

Mensagem por Joana Jorge em Dom 16 Jan 2011 - 14:03

Ficha de leitura


Antes de ler o livro
1. Identificação do Livro

1.1. Título:
“Voltei para te mostrar que podia voar”
1.2. Autor(a): Robin Klein
1.3. Editora: Publicações Dom Quixote
1.4. Data da Edição: 1999

2. Escolha do livro
2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
O principal motivo que me levou a ler este livro, foi apenas o facto de ter que ler um livro para apresentar na disciplina de Português. A minha primeira impressão sobre o livro não foi muito boa, porque a capa não me chamou muito a atenção, assim como o resumo da história também não o fez, mas contudo, gostei do título e pensei que não se devia julgar um livro apenas pela sua capa.


Após a leitura do livro
3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Robin McMaugh Klein é uma autora australiana de livros para crianças. Ela nasceu a 28 de Fevereiro de 1936, em Kempsey e agora reside perto de Melbourne. Tinha oito irmãos, e sua mãe escrevia contos para eles. A família não tinha livros e por isso Robin também começou a escrever contos aos 16 anos. Deixou o colégio aos quinze anos, e ao longo dos vinte e cinco seguintes foi enfermeira, bibliotecária e livreira. Teve quatro filhos e escreveu mais de trinta livros. Os seus livros publicaram-se em muitos países e têm recebido vários prémios, entre os quais está uma Medalha dos Direitos Humanos para a Literatura ganha em 1989, pelo seu livro “Voltei para te mostrar que podia voar”. Este livro também ganhou o Prémio de Melhor Livro Infantil Australiano do Ano em 1990, assim como outros livros desta autora foram vencedores de outros prémios. Para além da escrita a autora dedicava-se também à pintura, fotografia e ao artesanato.

3.2. Algumas Obras do(a) Autor(a)
• People Might Hear You (As pessoas podem ouvir-te)
• Hating Alison Ashley (Odiar Alison Ashley)
• The Enemies (Os Inimigos)
• Games (Jogos)
• Don't tell Lucy (Não contes à Lucy)
• Christmas (Natal)
• Came Back to Show You I Could Fly (Voltei para te mostrar que podia voar)
• The ghost in Abigail Terrace (O Fantasma no Terraço de Abigail)
• Seeing Things (Ver Coisas)
• Anything happens (Nada Acontece)


4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário: Livro direccionado para adolescentes/Drama
4.2. Assunto:
O livro conta a história de um rapaz de 11 anos solitário e tímido, Seymour Kerley, que passa as férias do verão em casa de uma conhecida da sua mãe, Thelma, pois os pais de Seymour estão separados. A mãe de Seymour pede a Thelma que acolha o seu filho durante as férias para manter Seymour em segurança, porque não quer que o pai alcoólico de Seymour saiba onde ele está, e por isso proíbe Seymour de sair de casa. Mesmo assim Seymour atreve-se a sair quando Thelma está no emprego, apenas para passear pelas ruas.
Durante um desses passeios, quando Seymour tenta fugir de uns miúdos que o provocaram, conhece Angie, uma rapariga de vinte anos, bela, carismática e divertida. Apesar da diferença de idades, os dois se tornam grandes amigos e a companhia um do outro. Angie acaba por levar Seymour a conhecer vários sítios e pessoas, como a mãe de Angie, e a irmã de Angie, Lynne.
Ao longo da história (no final de todos os capítulos) aparecem cartas para Angie, ou enviadas por Angie, mas em que não dá para perceber muito bem qual o assunto das cartas, só depois de lermos a história toda é que percebemos ao que as cartas se referiam.
No fim do livro, Angie fica doente, e é Seymour que chama Lynne, para que veja o que se passa com Angie. É aí que Lynne conta a Seymour que Angie é toxicodepente, há 5 anos. Conta-lhe tudo o que a família tem passado por causa de Angie, e conta que perderam a esperança, porque sempre que tentam ajudar Angie, colocando-a num centro de reabilitação ela foge, e ficam sem saber dela durante meses. Seymour acaba por convencer Angie a tratar-se e a ficar em Lakeview (um centro de reabilitação).

4.3. Citações favoritas
“ – (…) Eu chamo-me Angela, mas se quiseres podes chamar-me Angie.
O seu cabelo comprido, a que o Sol dava um halo, parecia composto de ouro fino e fios de prata. Angela, Angie, Anjo…” Capítulo III, quando Seymour conhece Angie.

“Como uma estrela no céu da meia noite,
Que se apaga pela manhã;
Voltei para te mostrar que podia voar
Mas tinhas partido sem avisar…” Capítulo VI, Angie começa a cantarolar estes versos durante um dos passeios com Seymour.

"Ele foi-se embora, sem olhar para trás, sem ser capaz de olhar para trás e seguiu insensivelmente pelas ruas complicadas até à estação do comboio. O ar vibrava de calor. Enquanto esperava deu por si a pestanejar e a apertar as pálpebras, pois o céu parecia estar cheio de salpicos prateados e mornos. Cintilavam como chuva em miniatura e molhavam as costas das suas mãos quando tocava nos olhos.” Capítulo XII, Quando Angie está no hospital, Seymour vai visitá-la e tenta convencê-la a ir para Lakeview, ela recusa-se a ir para lá e os dois acabam por discutir.

4.4. Opinião sobre o livro:
Eu achei este livro bastante interessante e até cativante. Trata de um assunto com que todos nos devemos preocupar – as drogas – e como uma pessoa comum e que aparentemente é saudável esconde um passado relacionado com drogas. Também achei interessante o facto da história relatar a mudança na atitude de Seymour em relação aos desafios, e à vida em geral. No início do livro ele era muito tímido e acanhado e sempre que alguém o provocava ele deixava que o rebaixassem, mas a sua atitude em relação a isso mudou. Ele aprendeu a lidar com tudo isso, com os desafios e aprendeu a superá-los.

Este livro pertence à colecção “Minoria Absoluta” que é direccionada para jovens, por isso aconselho este livro a todas as pessoas da minha idade.


Referências Bibliográficas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Robin_Klein,
página consultada no dia 16 de Janeiro de 2011
http://www.puffin.com.au/contributors/robin-klein, página consultada no dia 16 de Janeiro de 2011
http://www.gilmoreps.act.edu.au/units, imagem da autora retirada desta página no dia 16 de Janeiro de 2011

Joana Jorge
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 04/12/2010
Pontos : 2247

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Voltei Para Te Mostrar Que Podia Voar" de Robin Klein

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 23 Jan 2011 - 13:58

15 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15594

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum