Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

“A filha da minha melhor amiga” - Dorothy Koomson

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

“A filha da minha melhor amiga” - Dorothy Koomson

Mensagem por neide em Sab 22 Jan 2011 - 13:45

1. Identificação do Livro

1.1. Título

“A filha da minha melhor amiga”

1.2. Autor

Dorothy Koomson

1.3. Editora

Porto Editora

1.4. Data da Edição

2006

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Vi o livro pouco depois da sua edição e logo o título e a contra capa me chamaram á atenção, mais pelo facto de a história estar relacionada com a amizade. No entanto nunca tive coragem para ler o livro pois é muito grande, até agora, que uma amiga me incentivou a lê-lo.

3. Contextualização do Autor
3.1. Alguns dados biográficos

Dorothy Koomson escreveu o primeiro romance aos 13 anos There's A Thin Line Between Love And Hate que circulava entre as colegas de escola.

Cresceu em Londres e, durante a faculdade habitou Leeds. Regressou a Londres, para fazer um mestrado, e ficou por lá. Teve vários empregos temporários, até conseguir a uma oportunidade no mundo da escrita, assim colaborou com várias publicações femininas e jornais nacionais.
Em 2001 começou uma carreira de romancista ao escrever The Cupid Effect.

Em 2006, publicou o terceiro romance, A Filha da Minha Melhor Amiga, que surtiu um enorme sucesso, vendendo nas primeiras semanas quase 90 mil exemplares no Reino Unido. Dorothy viveu dois anos em Sidney, na Austrália, e agora está de volta a Inglaterra.

3.2. Outras Obras do Autor

2003 - The Cupid Effect
2004 - The Chocolate Run
2007 - Pedaços de ternura
2008 - Bons Sonhos, meu Amor
2010 - The Ice Cream Girls

4. Conteúdo do Livro
4.1. Género Literário
Romance

4.2. Assunto

Duas melhores amigas, Kamryn Matika e Adele Brannon, conhecem-se na universidade e tornam-se melhores amigas para toda a vida.

Passado algum tempo, as duas amigas estão a conversar e num descuido de Adele, Kamryn percebe que a filha da sua melhor amiga, Tegan, é fruto de traição entre a melhor amiga e o seu noivo, Nate. Imediatamente Kamryn decide que não quer ouvir explicações, acaba o seu noivado e a sua amizade com Adele.

Dois anos passados Kamryn recebe um cartão de aniversário enviado por Adele, no qual esta lhe diz estar com uma doença terminal e lhe pede que a vá visitar ao hospital. Com muito custo, pois ainda não perdoou a traição das pessoas que mais amava, visita Adele. Esta implora-lhe que adopte a sua filha, Kamryn que é bem sucedida no seu emprego, nunca quis as responsabilidades de quem tem filhos mas vai então buscar Tegan a casa dos avós e fica com ela, pouco depois Adele morre sem que Kamryn se possa despedir desta.

Começa uma nova fase da vida de Kamryn, pois agora com Tegan tem de se tornar mais responsável e deixar o seu emprego para segundo plano.

Entretanto Kamryn tem um novo chefe, Luke, estes começam por se dar mal mas aproximam-se com a ajuda de Tegan, e iniciam uma relação, finalmente quando tudo parece estar calmo, Nate reaparece…nunca esqueceu Kam. E mais acontece…esta descobre que a noite entre Adele e Nate não passou de uma única vez resultante das fraquezas, tristezas e inseguranças de ambos, tendo-se arrependido.

Mas no fim tudo acaba em bem.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
“ – (…) Tiga, tu vais ficar comigo até ficares crescida. (…) Mesmo que te portes muito mal, vais ficar comigo. – Os seus olhos ficaram mais aliviados e, finalmente, ela olhou para mim. – Vou cuidar de ti para todo o sempre – afirmei. Tal ideia lançou, uma vez mais, o pânico no meu peito. (…)
- Mesmo que eu me porte mal? – perguntou.
- Mesmo que te portes mal.”
Escolhi esta citação porque Tegan sempre se portou muito bem com Kam mas tem apenas cinco anos, não vai ser sempre certinha, e necessita de protecção maternal, penso que nesta parte a menina percebe que tem em Kam uma “segunda mãe.”

“ (…) Por vezes, não parece certo seguir com a vida em frente com normalidade. Rir-me, divertir-me. Até mesmo poder ir trabalhar, quando ela não pode. Não sei como descrevê-lo… Nunca mais poderei falar com ela. E só percebemos a quanto tempo equivale uma eternidade quando já nada podemos fazer. “

“ O meu medo constante de ter sido eu a levá-lo a tomar aquela atitude era fundado, embora estivesse errada quanto à forma como o levara a tomá-la. Não o tinha feito ao maltratá-lo, mas sim ao afastar-me dele. Tinha-o abandonado, tinha-o deixado sozinho. Como é evidente, ele não precisava ter dormido com outra pessoa, mas era apenas humano.”

“Se a encontraste, então, já sabes e espero que já não me odeies. Agi mal e peço-te desculpa. No entanto, aprendi que a vida é curta, demasiado curta parra guardar ressentimento. Demasiado curta para excluir as pessoas sem antes ouvir o que elas têm a dizer.”
Esta citação faz parte de uma carta que Adele deixou a Kam, no início refere-se a uma outra carta na qual explica o que se passou entre ela e Nate.

4.4. Opinião sobre o livro
Gostei muito deste livro. Fácil de entender, a história mantém-se cativante até ao fim, li o livro sem dar por isso, parece enorme mas li-o num instante, perdi o “medo” dos livros grandes.
O livro é realmente muito bom, outras das razões para esta minha opinião é o facto de o livro abordar diversos temas, morte, amizade, amor, amor entre pais e filhos, perdão. Aborda todos estes temas de uma forma real, podendo assim prepara-nos se um dia nos acontecer algo parecido, pois dá-nos discretos conselhos.

Referencias Biográficas:

3.1.

http://www.wook.pt/authors/detail/id/39108

http://www.dorothykoomson.co.uk/?page_id=205

3.2.

http://www.wook.pt/authors/detail/id/39108

http://www.estantedelivros.com/autores/dorothy-koomson

neide
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 12
Pontos : 2983