Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Escrito nas Estrelas - Bárbara Norton De Matos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escrito nas Estrelas - Bárbara Norton De Matos

Mensagem por Crstiana Costa em Qui 27 Jan 2011 - 14:47

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título – Escrito nas Estrelas
1.2. Autor(a) – Bárbara Norton De Matos
1.3. Editora - Caderno
1.4. Data da Edição – 1ª edição, Outubro de 2010

´

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Desde a primeira vez que vi este livro no mercado que a capa e o titulo me chamaram muito a atenção, porque gosto de estrelas. Estou sempre a desenha-las (até tenho 2 tatuadas).

Também me interessou o facto de ser a actriz Bárbara Norton De Matos a escreve esta obra, porque era a primeira vez que tinha conhecimento de um livro escrito por ela, aliás, era mesmo o primeiro livro que esta autora escreveu.

Mas não o comprei logo visto que ainda tinha alguns para ler. Mas assim que tive oportunidade foi logo compra-lo.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Bárbara Norton De Matos nasceu em Lisboa a 7 de Julho de 1979. É uma actriz portuguesa que se dedicou á representação desde muito cedo.
Licenciada em Comunicação Empresarial recebeu formação de João D'Ávila e Patrícia Vasconcelos na área de vídeo e casting. Tem integrado o elenco de diversas novelas e séries de ficção nacional, como “Nunca digas adeus”, “ Amanhecer”, “Baía das mulheres”, “ Deixa-me amar”, “Inspector Max”, “Sentimentos”, e actualmente em “Sedução”. É filha do treinador de futebol, Luís Norton de Matos.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

A autora que desde criança criou o hábito de manter uma série de diários, estreia-se agora na literatura com “Escrito nas Estrelas”.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário – Romance

4.2. Assunto (breve síntese)

Carminho estava quase nos seus 30 anos e era actriz.

Namorava com Santiago que era repórter de guerra e estava no Iraque.

A sua relação com Santiago para ela era perfeita mas havia algo de errado, e ela sabia disso. A sua prima Luizinha também lhe tento avisar em relação a esse aspecto, mas Carmo tentou sempre acreditar no contrário, e que só Santiago a amava.

Numa conferência de imprensa, onde ia começar a gravar uma nova serie, Carminho foi confrontada por um tal jornalista, a quem ela pôs o nome de ‘Espeto’, que lhe disse que ela sempre que mudava de personagem, mudava de namorado, e se o mesmo ia acontecer agora que ia representar uma nova personagem.

Incomodada com a situação, Carminho recorreu ao apoio da prima, onde ambas recordaram os antigos namorados, e Carmo concluiu que o ‘Espeto’ tinha mesmo razão. Mas se assim fosse, significava que agora também ia acabar com o Santiago, mas ela não queria.

Quando este chegou, Carmo foi espera-lo no aeroporto. Na viagem para casa, no carro, discutiram e o namorado pôs a rapariga fora do carro em plena Marginal.

Sozinha no meio da estrada foi ajudada por uma homem ruivo, muito bem estruturado, o Salvador, em que a sua cara lhe era familiar, mas rapidamente percebeu que era amigo de uma amiga sua.

Carmo tinha uma irmã, Piedade, que era mais velha do que ela.

As irmãs nunca se deram bem, porque Piedade era má e sempre maltratara a irmã. Quando viveram juntas numa casa alugada, Piedade meteu a irmã na rua para por lá um namorado.

Entretanto, Carmo perdoa o namorado depois de este muito insistir que a amava. Mas este namoro nunca fora estável, pois Santiago passara a vida a coscuvilhar os guiões de Carminho para saber quando é que ela ia fazer cenas de sexo nas gravações. Era extremamente possessivo e ciumento.

Em sua casa quando estavam juntos, tocam a campainha. Era Piedade a pedir ajuda porque o namorado a tinha deixado. Carmo deixou-a ficar na sua casa.

Passados uns dias quando chegou a casa, apanhou a sua irmã na cama com o seu namorado e ficou absolutamente destruída por dentro, humilhada e traída. Pôs ambos na rua.

Numa noite quando foi sair com as suas amigas encontrou o Salvador. Trocaram números de telemóvel e prometeram encontrarem-se.

Passados uns meses, Carmo comprara uma casa ao lado da do pai, onde foi viver com Salvador. Era uma relação mais que perfeita e normal. Tinham muito em comum e amavam-se. Ele era um homem como na havia igual.

Aos quatro meses de namoro Salvador preparou-lhe uma surpresa em casa de um amigo que na altura estava de férias. Tudo correu as mil maravilhas quando o homem lhe deu a sua prenda. Era uma fotografia. Uma fotografia de duas crianças, o rapaz era mais novo 5 anos, e ambos mandavam uma festa de uma aldeia.

Logo Salvador disse que eram eles. Ele era o rapaz ruivo que Carmo conhecera quando ainda era jovem e não tinha aceitado ter uma relação com ele porque era 5 anos mais novo.

Começou uma bruta discussão com Salvador acusando-o de lhe ter mentido este tempo todo, mas o rapaz não sabia de nada, só tinha descoberto a uns dias e pensou fazer-lhe uma surpresa, que correu mal.

Terminou todo com Salvador.

Entretanto, ‘para se vingar’ da irmã, que engravidou do ex-namorado, e do ex-namorado (Santiago), envolveu-se com ele.

Salvador todos os dias lhe mandava e-mails a contar tudo sobre o seu dia. Ate que um dia lhe mandou um a dizer que era urgente e precisava de falar com ela pessoalmente.

Mas desencontrara-se na hora marcada e quando Carminho deu por si, ele estava a caminho do Brasil. A prima incentivou-a a ir atrás e ela foi. no avião Carmo olha para dentro da mala e depara-se com um teste de gravidez que comprou antes de partir e resolveu ir imediatamente faze-lo. Deu positivo. Mas quem seria o pai? Ela envolveu-se com o Santiago, mas a três semanas esteve com Salvador. Carminho desejou que o seu filho fosse do homem que ela amava. O Salvador. Mas nada estava garantido. Quando saiu do avião deparou-se com o Brasil, e só o seu destino estava escrito nas estrelas.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“…às vezes, é perigoso fechar os olhos e ignorar o que se passa à nossa volta. É que os problemas não desaparecem quando fingimos que eles não existem.” (capitulo 11)

É verdade. Às vezes ignorar a verdade por mais difícil que seja pode tornar tudo muito pior no futuro.

“ Na quinta, tudo tinha um sabor diferente das coisas que eu comia na cidade. A fruta e os legumes não eram bonitos e não enchiam o olho, mas o sabor era do melhor. Hoje sei que é porque os alimentos eram aquilo que agora se chama ‘biológicos’.” (capitulo 4)

E não é mentira nenhuma. Eu própria sei disso, e muitas pessoas também. Principalmente aquelas que têm acesso a alguém da família que tem plantações agrícolas. Os produtos biológicos não têm muito bom aspecto mas fazem muito melhor á saúde e sabem melhor.

“… o amor é como o molho de tomate… tem de ser feito com os ingredientes certos e sabe ainda melhor no dia seguinte!”. (capitulo 7)

Não sei muito bem explicar esta afirmação, mas algo me diz que esta certa.

“O medo da gordura chegou nesse momento à minha vida e veio para ficar.

(…)

Olhava-me ao espelho e sentia-me muito mal comigo, com o meu corpo e com a minha cara.” (capitulo 16)

A adolescência é uma fase muito complicada para as raparigas. É importante que os pais estejam atentos. São muito influenciadas com aquilo que as pessoas dizem e depois criam graves problemas, que já foram fatais para um número significativo de raparigas.

“Há dias em que acordo cheia de esperança no futuro, sentindo-me capaz de domar leões (…). Mas nos outros em que acordo frágil e mal-humorada, sou capaz de embirrar com tudo e com todos.” (capitulo 22)

Isso prova que nem todos os dias são perfeitos. Há dias ‘sim’ e dias ‘não’ nas nossas vidas, e por essa razão temos de estar sempre preparados para o que vier, e nunca ter pensamentos negativos para que tudo seja mais fácil.

4.4. Opinião sobre o livro

Achei este livro com uma história bastante aceitável para a realidade. Todos os pormenores dos bastidores das gravações, dos estúdios, da vida de uma actriz, tudo.

A narradora é participante e narra no presente com algumas marcas do passado (a sua infância).

Há uma parte do livro que fala de doenças relacionadas com a adolescência como a anorexia, a bulimia, ou seja, a vontade de ter um corpo perfeito.

A maneira como a protagonista acredita mais nas palavras de um mentiroso ( quem ela ama) do que nas palavras da própria prima que sempre a ajudou, e nunca a traiu, também e uma situação que acontece muito na vida real. Por estarmos ‘cegos de amor’, a verdade esta mesmo a nossa frente e nos tapamo-la com as nossas mãos só para não a vermos.

Discordo só com a capa do livro que tem uma frase que diz ‘A história de uma mulher que só quer ser amada mas tem medo do amor’, porque antes de ler o livro e ao ler esta frase pensei que ela não iria aceitar um amor porque já foi muito magoada por outros, mas agora que o li, conclui, que ela não tem medo do amor, sempre teve muitos namorados, e mesmo depois de ter saído de uma relação complicada como a de Santiago, teve algum receio mas mesmo assim foi viver com Salvador, por isso acho que aquela frase esta mal explicada.

Por fim, fiquei triste com o final, pois devia ser mais concreto.
5- Anexos

1) Algumas informações sobre a doença que o livro fala. A anorexia.
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. Uma pessoa anoréctica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem ou dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Sintomas

• Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
  • Prática excessiva de actividades físicas, mesmo tende um peso abaixo do normal.
  • Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
  • Diminuição ou ausência da libido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção eréctil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
  • Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
  • Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
  • Depressão profunda.
  • Tendências suicidas.
  • Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
  • Obstipação grave.

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima.

2) Alguns vídeos de series/actividades em que a autora participou.

http://www.youtube.com/watch?v=oPkP_rVvsHA

http://www.youtube.com/watch?v=sUn9hECKsc4&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=IIiIZEsGiIg

6- webgrafia/bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%A1rbara_Norton_de_Matos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa

www.youtube.com

livro: Escrito nas Estrelas, Bárbara Norton De Matos

Crstiana Costa
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Pontos : 2251

Re: Escrito nas Estrelas - Bárbara Norton De Matos

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 7 Fev 2011 - 2:44

Tens de cuidar mais dos erros ortográficos. Mas gostei muito da preocupação em enriquecer a apresentação com informação extra acerca do tema do livro.
17 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: