Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"A Lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"A Lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez

Mensagem por Joana Jorge em Dom 30 Jan 2011 - 14:58

Ficha de Leitura


Antes de ler o livro
1. Identificação do Livro

1.1. Título: A Lua de Joana
1.2. Autora: Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora: Verbo
1.4. Data da Edição: Outubro de 1994, 20º reimpressão a Dezembro de 2007


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Este livro, A Lua de Joana, é um livro bastante popular e muito conhecido. Quase toda a gente já ouviu falar deste livro, incluindo eu. Mas apesar disso nunca o tinha lido. Posso dizer que antes de ler o livro já tinha uma ideia da história que ele contava, mas resolvi lê-lo para ficar a saber a história completa.


Após a leitura do livro
3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa.Maria Gonzalez nasceu em 1958, em Coimbra, estudou na faculdade de Letras da Universidade Clássica, em Lisboa, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, tendo sido professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997. Na sua carreira de autora conta já com inúmeros livros editados dos quais se destaca A Lua de Joana, sendo o seu maior sucesso editorial. Foi publicado em Lisboa, Outubro de 1994, conta já com cerca de 20 edições e 300 000 exemplares vendidos (editados em 6 línguas).

É também autora da colecção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300 000 exemplares. É ainda, com Maria do Rosário Pedreira, co-autora da Colecção O Clube das Chaves, de que se publicaram 21 volumes, a maioria dos quais com várias edições.

Recentemente também começou a escrever uma colecção de peças de teatro, chamada "Um Palco na Escola", que já vai em cinco títulos, para serem representadas nas escolas que já começam a ser levadas a cena em várias escolas do país. Os seus livros são um sucesso entre os mais jovens e já ganhou prémios de literatura.

3.2. Obras da Autora
A Lua de Joana
Recados da mãe
O guarda da praia
Quase Adolescente
Ser Invulgar
Bicho em perigo
Voa comigo
A História dos brincos de penas
Boas férias, Miguel!
Histórias do céu
O Incendiário Misterioso
A Fonte dos Segredos
Os pés que anunciam a paz
Gaspar & Mariana
Adivinhas com bichos
Pedro e o papa
Anti – Bonsai
Retratos Imperfeitos
Histórias com Jesus
A Contemplação da Coroa
O Pai no Tecto (teatro)

Colecção “Um Palco na Escola”
Colecção “Profissão: Adolescente”
Colecção “O Clube das Chaves”

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Drama
4.2. Assunto: O livro “A Lua de Joana” conta a história de uma rapariga chamada Joana que perdeu a sua melhor amiga Marta. Marta morreu com uma overdose, pouco depois de ter entrado no mundo das drogas. Após a morte de Marta, Joana decide arranjar uma maneira de meter no papel o que lhe vai na alma, mas achava que se escrevesse um diário estaria a escrever para si própria, por isso, decide escrever cartas destinadas a Marta.
Nessas cartas Joana conta tudo o que lhe acontece no dia-a-dia.

Após a morte de Marta, Joana mostrava muita dificuldade em perceber como é que teria sido possível Marta ter acabado assim, tentava encontrar explicação para o que se tinha passado, mas Joana não era capaz de a perdoar Marta. Joana era uma rapariga com boas notas, era exemplar, na escola e em casa, mas contudo, sentia a falta dos pais, principalmente do pai, que passava muito pouco tempo com ela. Marta tinha um irmão, de quem Joana é amiga, o Diogo, e preocupa-se bastante com ele, tenta apoiá-lo, pois ele mostra-se muito revoltado com a morte da irmã, recusando-se a falar no assunto com Joana.
Passado um tempo, Joana volta a perder outra pessoa muito importante na sua vida, a avó Ju. Esta é mais uma das coisas que contriubuiu para a mudança de Joana. Joana deixa de se interessar pelos estudos, pelo basquete, o desporto que praticava, muda completamente o seu estilo e a maneira de ser. Joana começa a aproximar-se mais de Diogo, e de uma amiga dele e de Marta chamada Rita.
Mais tarde a relação de Joana e Diogo passa a ser mais do que uma amizade e quando ela descobre que Diogo e Rita também se drogam decide experimentar, apenas para saber como é. Mas quando deu por si, já estava viciada, já tinha vendido quase tudo o que tinha para arranjar drogas, já se tinha tornado naquilo que não queria.
Quando os seus pais descobriram, tentaram resolver a situação de Joana, levando-a a fazer tratamentos.

Curiosidade: O livro chama-se “Lua de Joana” porque no quarto de Joana existe um baloiço em forma de lua, onde Joana se senta para escrever as cartas ou apenas para pensar.


4.3. Citações favoritas:

“Para quem não gostava da palavra desistir, agora até a escrevi com a maior das facilidades! Tanta coisa está a mudar, Marta!”(página 93) Joana escreve isto quando conta que decidiu desistir do basquete.

“Vou parar de escrever. Dói-me a mão, dói-me o corpo, dói-me o pensamento. Dói-me a coragem que não tenho.” (página 143) Este é o momento em que Joana começa a vender coisas que tinham valor sentimental para ela, como prendas do pai ou da avó, para poder ter dinheiro para comprar droga. Joana sente-se sem coragem, não consegue voltar atrás.

“Fui ter com um amigo da Rita e mandei fazer uma tatuagem no pulso: um relógio... Agora tenho um relógio eternamente parado nas zero horas.” (página 144) Todos os anos o pai de Joana lhe oferecia um relógio, era sempre a mesma prenda, e Joana tinha uma gaveta cheia de relógios. Depois de os ter vendido a todos, Joana tatua um relógio no pulso.

“Como não havia outro caminho, comecei a subir as escadas e, quando cheguei quase ao cimo, vi que estava alguém à minha espera. Era uma espécie de anjo, com um manto escuro, mas não tinha cara, só um capuz, parecia o homem invisível” (página 156) Esta citação faz parte da última carta que a Joana escreve, em que conta um pesadelo que teve na noite anterior.


4.4. Opinião sobre o livro:

Eu gostei deste livro, não só pelo assunto que por ele é tratado mas por apresentar também uma escrita diferente, através de cartas informais. O modo como é escrito facilita a leitura, tornando o livro mais cativante e deixa o leitor mais interessado. É um livro muito interessante, porque presenciamos a mudança pela qual a Joana passa. Confesso que apesar de já conhecer o modo como a história ia acabar a personagem da Joana desiludiu-me imenso, ela era uma rapariga contra as drogas que nem era capaz de perdoar a sua melhor amiga por ter entrado nesse mundo e de um momento para outro acabou por se tornar naquilo que mais odiava.

O final do livro é deixado um bocado em aberto, porque na última carta que a Joana escreve parece estar tudo normal, ela parecia estar a recuperar, mas o livro termina com o pai de Joana a ler-lhe as cartas, dando a entender que algo aconteceu com Joana.


Referências Bibliográficas:

http://quarto-crescente.blogs.sapo.pt/448.html, página consultada no dia 28 de Janeiro de 2011.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Teresa_Maia_Gonzalez, página consultada no dia 28 de Janeiro de 2011.

http://bibliotecacantinhodoconhecimento.blogspot.com/2010/04/maria-teresa-maia-gonzalez.html, página consultada no dia 28 de Janeiro de 2011.



Imagens :

http://3.bp.blogspot.com/_jrAq-A5A-B0/TNikCTcz70I/AAAAAAAAAJo/6wW_kfDKe5I/s1600/joana.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_oC4plvr27S4/TOUGBjg33VI/AAAAAAAAASo/6KvQzPkSZgI/s1600/lua%2Bde%2Bjoana%255B1%255D.jpg
http://images.miau.pt/images/Offers/3/6/3/4/33634_1292033819013_0.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_5orSYB9Yd7A/SWXLYYISUGI/AAAAAAAAAvo/fnYclJIQtMs/s1600-h/Digitalizar0003.jpg

https://www.sitiodolivro.pt/fotos/livros/9789892701288p.jpg

http://images.portoeditora.pt/getresourcesservlet/image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp/033q5Xpv56y8baM41EeJWHNBSo8UyU8LtmwQQ&width=320
http://lerparacrer.files.wordpress.com/2008/06/teresa.jpg

Joana Jorge
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 04/12/2010
Pontos : 2246

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "A Lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 7 Fev 2011 - 2:59

14 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum