Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro

Mensagem por mariataquelim em Seg 31 Jan 2011 - 12:07

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. O Fim da Inocência – Diário Secreto de Uma Adolescente Portuguesa
1.2. Francisco Salgueiro
1.3. Oficina do livro
1.4. 1ª edição: Outubro de 2010 ; 3ª edição: Novembro de 2010

2. Escolha do livro

2.1. Gosto bastante de ler, sempre gostei… E ando sempre à procura de novos livros que me chamem a atenção.

Neste caso, não foi por minha iniciativa, mas sim da minha melhor amiga. Veio, por acaso, à conversa, ela ter lido um livro no mínimo, diferente. Pedi-lhe que me contasse um pouco da história e às primeiras informações dadas por ela, fiquei cheia de curiosidade. Acabei por levar o livro para casa nessa mesma noite de sábado. Eu já tinha reparado neste livro no Jumbo, mas como nem conhecia o autor, não liguei muito. Uma coisa era certa: pelo 1º parágrafo – na altura, lido por ela – sabia que ia gostar.

mariataquelim
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 2220

Re: O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro

Mensagem por mariataquelim em Sab 5 Fev 2011 - 12:14

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Francisco Salgueiro nasceu em Lisboa a 29 de Junho de 1972.
Depois de ter tirado o Curso de Comunicação Empresarial, participou na criação da Direcção de Comunicação da TV Cabo, dedicou-se à autoria e escrita de programas de televisão, na SIC, e à escrita de artigos de opinião para as revistas Notícias Magazine, Máxima, Telecabo e o jornal O Independente.
É um dos fundadores da primeira empresa em Portugal a dedicar-se à produção de conteúdos escritos para TV, Internet e Televisão Interactiva.

3.2. Viva o Amor ; Splaaash! ; Os Homens das Cavernas também oferecem Toblerones ; A Praia da Saudade ; Amei-te em Copacabana ; Homens há muitos.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Drama e outros

4.2. A Inês é daquelas meninas que tem tudo na vida. Uma casa boa, dinheiro, anda num dos melhores colégios de Lisboa… Tem um grupo de amigos que estão no início da adolescência, ou seja, começam a descobrir novos interesses. Sexo, drogas e festas são as palavras-chave destes adolescentes. Acabam por querer fazer tudo de seguida. Querem experimentar tudo e mais alguma coisa. Criam modas e hábitos que não são os mais desejados para pessoas com aquela idade. O que pensavam estar controlado, acaba por se virar contra eles. Encontram-se dependentes da droga. Enquanto isso, Inês é violada, dependente e vendedora de droga, e acaba por se apaixonar por um homem mais velho. Mal sabe ela que este homem que diz amor, é um chefe de família, e que se desculpava com o trabalho para não poder estar com ela.

4.3. – “Hoje em dia os pais têm pouca ideia daquilo que realmente se passa com os filhos.

Julgam que as suas adolescências são iguais às que tiveram, e deixam-nos à solta. Acontece que a realidade actual é muitíssimo diferente daquilo que eu oiço dizer que era nos anos setenta, oitenta e noventa.” Eu adorei esta citação porque retrata muito aquilo que se passa na actualidade. Os meus pais e avós estão sempre a dizer que sabem o que sinto, ou pelo que estou a passar, mas não sabem. Dizem que já tiveram a minha idade, mas isso não quer dizer que me percebam, porque a realidade mudou, e, hoje em dia, nada é igual ao antigamente.

- “ Imagino o que os meus pais dirão se souberem o que realmente se tem passado na minha vida. Para eles, eu ainda sou a menina perfeita, pura e virgem.” Como disse anteriormente, os pais não têm controlo sobre o que se passa. Acham que têm, mas não têm. Nós, adolescentes, temos uma forma descontraída de esconder as coisas, a tal ponto de ninguém perceber o que se passa.

4.4. Gostei bastante do livro e cedeu as minhas expectativas. Talvez ache que tenha uma linguagem um pouco forte, mas, na realidade, nós (adolescentes) lidamos com essa linguagem todos os dias.

Adorei a abordagem do autor e a forma como escreve. Fala muito clara e directamente do que nos rodeia nos dias de hoje. Acho que toda a gente o devia ler.

mariataquelim
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 2220

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 21 Mar 2011 - 8:41

Fico contente que tenha excedido as tuas expetativas.

15 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 0:46

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo