Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Anjo Caído - Lauren Kate

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Anjo Caído - Lauren Kate

Mensagem por sara francisco em Ter 1 Fev 2011 - 15:12

Ficha de leitura – Anjo caído


Antes de ler o livro



1. Identificação do livro


1.1 - Autor/a – Lauren Kate

1.2 - Título da obra – Anjo caído

1.3 - Título original – Fallen

1.4 - Editora – Planeta Manuscrito

1.5 - Data da 1ª edição – Outubro de 2010







2. Escolha do livro



2.1 – Motivos que levaram à escolha do livro

O título desta obra, Anjo caído, chamou-me a atenção pelo facto de ter lido um outro livro (Hush, hush de Becca Fitzpatrick) em que uma dos personagens principais era um anjo caído. Fiquei interessada qual era a perspectiva desta nova autora (Lauren Kate) em relação aos anjos caídos.

Outro facto foi a sua capa, pode-se ver que se encontra uma rapariga, com um ar desesperado e triste, num bosque que considero das trevas (por ser preto e sombrio). Ela está vestida de preto como se estivesse de luto, porque será?



Após a leitura


2. Contextualização do autor



3.1 - Alguns dados biográficos

Nasceu a 21/03/1981 em Dallas, no estado americano do Texas, é uma escritora americana de ficção científica adulta/jovem. Frequentou a faculdade em Atlanta, Geórgia. É casada e vive actualmente em Los Angeles.

As suas maiores obras incluem The Betrayal of Natalie Hargrove e a saga Fallen (anjo caído), que chegou à terceira posição na lista de best-sellers do jornal The New York Times a 8 de janeiro de 2010.





3.2 - Outras obras da autora


· Saga Fallen
Anjo caído, Torment, Passion, Rapture (em construção, (acho eu), esta informação encontra-se na wikipédia *)

· The Betrayal of Natalie Hagrove

* Para quem quiser ver, o site.







3. Conteúdo do livro



4.1 – Género literário – Ficção científica/Terror



4.2 – Assunto


Lucinda Price foi obrigada a mudar-se da sua escola para um reformatório, chamado Sword & Cross (antes fora uma academia militar na época da Guerra Civil).

Luce passa a conhecer a novas regras deste reformatório, um sítio sombrio onde todos os alunos são vigiados e qualquer tentativa de sair dali tem consequências negativas.

No seu primeiro dia, ela conhece dois rapazes: Cameron Briel (Cam), que é sempre amigável e simpático com ela, e Daniel Grigori que não lhe liga nenhuma mas Luce sente que já o viu, como se estivessem ligados há muito tempo.

Apesar de saber que Cam gosta dela, não pára de pensar em Daniel e o que este esconde verdadeiramente. Mas sempre que tenta aproximar-se de Daniel, ocorrem acontecimentos estranhos que não sabe explicar. Ela encontra-se entre um dilema: ficar com Cam ou continuar a investigar o que esconde Daniel?

A medida que os dias passam, Luce começa a ter sonhos que parecem ser realidade, como se já tivessem acontecido no passado. Uma coisa que ela não contava era que as sombras, que via quando criança, estão a voltar em maior quantidade e mais fortes. Lucinda conclui que algo de muito mau e grande está prestes a acontecer e ela poderá morrer.


Spoiler:
Lucinda descobre que Gabriel e Cam (e outros alunos: Arriane, Gabbe, Ronald e Moly) são anjos caídos, mas Daniel está do lado bem ao contrário de Cam.

Ela, nas suas vidas passadas, apaixonou-se sempre por Daniel e encontra-se com ele de dezassete em dezassete anos, mas sempre acaba por morrer e Daniel não sabe como parar isso.

Começa uma batalha para impedir que o mal avance sobre a Terra, e Luce e Penn são levadas para um edifício do reformatório pela Dona Sophia (uma professora). Só que Luce não sabe é que as intenções da Dona Sophia não são boas, e à conta disso a sua amiga é morta e ela também. Mas acaba por ser salva por Daniel e vai ter de viajar para longe dali, porque agora todo o mundo sobrenatural a quer, e isso não é nada bom.


4.1 – Citações favoritas:



Existem crianças que tem a capacidade de ver, como costumam chamar, de “amigos imaginários”. Mas isso não quer dizer que sejam “malucas”. Se calhar precisam de mais atenção dos pais. Estes não devem agir como aqueles que se encontram nesta citação, não acho certo pelo facto de não acreditarem em Luce, levarem-na a que ficasse sujeita a diversos tratamentos que poderão perturbar o seu desenvolvimento. Mesmo que achamos que o que estão a contar-nos seja fora do normal, devemos apoiar essa pessoa, porque poderá precisar de alguém que lhe compreenda, devemos respeitá-la.
Momento da história – Luce acabara de entrar na Sword & Cross e estava a falar com a sua nova colega Arriane. Texto retirado do capítulo um.




Devemos seguir os nossos próprios caminhos, ou seja devemos ter uma opinião própria numa determinada situação. Quando queremos dizer algo a alguém, mas dissermos o contrário do que pensamos poderemos ter de enfrentar uma consequência mais tarde. Ou se pensarmos muito e o tempo escassear para responder, sentiremos que devíamos ter dito “aquilo” e arrependemo-nos de não o ter feito. Se queremos dizer alguma coisa, é melhor dizer nesse preciso momento do que deixar para mais tarde.
Momento da história – Lucinda estava na sala pronta para a sua primeira aula. Onde os seus novos amigos conversavam com ela. Texto retirado do capítulo dois.




Para obtermos algo, eu acho que é importante transmitir confiança. Ao traí-la, teremos mais dificuldades em conseguir adquirir o que pretendíamos.
Momento da história – Luce tinha levado com um prato de comida e foi à casa de banho para se limpar, quando conheceu a sua amiga Penn. Diálogo retirado do capítulo dois.





4.1 – Opinião sobre o livro


Lucinda, apesar de ter tido uma infância muito dura e triste, conseguiu ir em frente, ultrapassando todas as dificuldades. Muitas pessoas não são capazes de fazer isso, submetem-se à tristeza e solidão e nunca mais conseguem contornar isso de modo a serem mais felizes.

Pude ver que Luce teve de enfrentar um mundo que não tinha nada a ver com ela. Conhecer pessoas que não eram como ela. É como se estivesse sozinha naquele mundo em que todos os seus verdadeiros amigos tinham ficado para trás. Uma forma de mudar isso é começar a socializar, e foi o que Lucinda fez. Conseguiu fazer amigos e ultrapassar cada dia que passava longe da sua família.

A amizade é muito poderosa, pode mudar completamente as coisas, mas deve-se respeitá-la. Uma amizade falsa não terá futuro, porque não existe confiança, partilha, etc. Lucinda conseguiu vencer os obstáculos porque tinha amigos no reformatório que estavam sempre quando ela precisava, sozinha se calhar era difícil.

A escrita desta autora é apresentada na terceira pessoa mas numa só perspectiva, a acção desenvolve-se entorno de um só personagem. Foi o primeiro livro que li em que se utiliza calão.



4. Referências bibliográficas



Imagem da capa - http://www.fnac.pt/Anjo-Caido-Lauren-Kate/a326613 - 31/01/2011 - 18:00

Biografia de Lauren Kate - http://sentaerespira.blogspot.com/2011/01/biografia-kate-lauren.html - 31/01/2011 - 18:30

Imagem da autorahttp://nomundodoslivros.blogspot.com/2011/01/lauren-kate-no-brasil.html - 31/01/2011 - 18:45

Imagens dos livros - http://www.frasesdelivro.com/2011/01/lauren-kate-vem-com-tudo-em-2011.html - 31/01/2011 - 19:00

Imagem do livro The Betrayal - http://onceuponabookcase.blogspot.com/2010/11/news-covers-for-betrayal-of-natalie.html - 31/01/2011 - 19:15



Very Happy


Última edição por sara francisco em Sex 11 Fev 2011 - 8:57, editado 21 vez(es)
avatar
sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 22
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2820

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anjo Caído - Lauren Kate

Mensagem por sara francisco em Ter 1 Fev 2011 - 15:14

Não pude pôr o site oficial da autora, porque não o encontrei!!!
avatar
sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 22
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2820

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anjo Caído - Lauren Kate

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 16 Mar 2011 - 6:54

Há autores que não têm página própria. Ainda há... Shocked

Razz

19 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu
avatar
Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 56
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15943

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Anjo Caído - Lauren Kate

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum