Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

No Limiar das Trevas - Scott Westerfeld

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

No Limiar das Trevas - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Dom 6 Fev 2011 - 6:59

Ficha de leitura – No limiar das Trevas







Antes de ler o livro


1. Identificação do livro





1.1 - Autor/a – Scott Westerfeld

1.2 - Título da obra – No limiar das Trevas

1.3 - Título original – Touching Darkness

1.4 - Editora – Vogais & Companhia, Edições Lda.

1.5 - Colecção – Midnighters (trilogia)

1.6 - Data da 1ª edição – Abril de 2010



2.Escolha do livro



2.1 – Motivos que levaram à escolha do livro




Este livro é a continuação da saga midnighters, eu já li o primeiro (A Hora Secreta), como a história continuava para mim não fazia sentido parar a meio, porque o meu interesse era ver como a narrativa avançava…




Após a leitura




3. Contextualização do autor


3.1 Alguns dados biográficos



Scott Westerfeld nasceu no estado norte-americano do Texas, no dia 5 de Maio de 1963. É um actor de ficção científica. Alterna a sua residência entre Nova Iorque e Sydney, na Austrália.

Os seus livros já receberam a distinção do New York Times como “Notable Books of the Year” e os seguintes prémios: Philip K. Dick Special Citation, Victorian Premier’s Award e Aurealis Award.

A Hora Secreta, é o seu primeiro livro de jovens adultos e é o primeiro volume da trilogia Midnighters.


O seu site oficial.




3.2 Outras obras do autor



· Romances - Evolutions Darling, So Yesterday.

· Séries – The Risen Empire, The Killing of Worlds

· Série Midnighters – A Hora Secreta, No Limiar das Trevas, Meio-dia Azul

· Série Uglies – Uglies, Pretties, Specials, Extras, Bogus to Bubbly: An Insider’s Guide to the World of Uglies

· Série Peeps – Peeps, The Last Days

· Série Leviathan – Leviathan, Behemoth, Goliath.












4. Conteúdo do livro



4.1Género literário – Ficção científica/fantasia


4.2 Assunto


Jessica Day adoptou-se à sua nova vida, à descoberta do seu poder (portadora da chama na hora secreta), ao seu novo namorado e amigos. A hora secreta passou a ser parte da sua rotina. Mas certa noite, Jessica dá-se conta que alguém humano a anda a espiar, fica à porta da sua casa a tirar fotografias dela.

Melissa, Dess, Rex e Jonathan começam a investigar quem quer apanhar Jessica, e pensam que se calhar eles não são os únicos que conhecem a hora secreta.

Dess é levada para uma casa, com um aspecto anti-drakling, e acaba por descobrir uma senhora (Madeleine) que é uma Leitora de Mentes. Esta conta como eles conseguem andar na hora secreta e o que aconteceu à 50 anos atrás. Sabendo disto, Dess esconde os seus pensamentos de Melissa, para que esta não descubra que não é a única com aquele poder e acabe por revelar, sem querer, aos draklings a localização da Madeleine.

Jessica e os seus amigos encontram uma família que é seguidora dos darklings, mas para que uma criatura do tempo azul compreenda os humanos é porque teve de “absorver” um midnighter para dentro dele (Halfling). Com as pistas, Melissa e Rex concluem que esta família anda à procura de alguma coisa, e que tem a ver com todos os midnighters que existem em Bixby.



Spoiler:
A família seguidora de darklings raptou Rex para as criaturas da hora secreta o “absorverem”.

Dess, Melissa, Jonathan e Jessica vão directos para o deserto onde os darklings pretendem fazer a cerimónia com Rex. Quando chegam lá, encontram uma rapariga chamada Anathea, os seguidores de darklings tinham-na raptado às 50 anos atrás, apesar de ela permanecer com um corpo de 12 anos. Ela acaba por morrer sem que ninguém consiga salvá-la.

Mas os midnighters conseguem salvar Rex a tempo, impedindo que as criaturas criassem um novo halfling. Mas Rex nunca vai esquecer o que aconteceu com ele, e esta experiência vai mudar a sua perspectiva em relação ao mundo normal.




4.1Citações favoritas:





Com a evolução da tecnologia (ar condicionado e televisão, referido no texto) foram-se perdendo as tradições, as brincadeiras que antigamente se faziam. Mudando a mentalidade das pessoas, hoje em dia quase ninguém vive sem a televisão. Ficamos dependentes da tecnologia, já não somos capazes de resolver um problema sem a envolver.
Momento da história – Dess estava em casa de Madeleine a ouvir a história do que aconteceu à 50 anos atrás. Diálogo retirado do capítulo dezassete.





Eu concordo com Melissa, o que não nos mata pode deixar-nos aleijados (algo que nos transtornou e ficou para sempre na memória, e mesmo assim continuamos vivos). Mas é através dessas situações que iremos atingir os nossos objectivos. Por cada situação que passamos tornamo-nos mais fortes (ou não), capazes de vencer.

Momento da história – Os cinco amigos encontravam-se no refeitório do Liceu de Bixby a falar sobre as suas investigações. Texto retirado do capítulo vinte e dois.






Para mim não é errado guardar segredos. Todos temos o direito de ter privacidade, por vezes não contamos algo porque simplesmente achamos que é demasiado pessoal para partilhar com alguém. Quem nos obriga a contá-los não é um verdadeiro amigo, devemos respeitar os segredos dos outros para que estes respeitem os nossos.

Momento da história – Melissa, Dess e Jessica foram à procura de Rex, que tinha desaparecido. Diálogo retirado do capítulo vinte e oito.



4.1 Opinião sobre o livro



Pude explorar o modo como os personagens lidaram com o desaparecimento do seu amigo. Umas sentiram-se calmas, outras a desesperar e a entrar em pânico. Perante uma emergência, devemos manter-nos calmos porque o pânico pode perturbar o raciocínio, o que não ajuda nada nem ninguém.

Aprendemos consoante as experiências que passamos. Na minha opinião, cada situação que temos serve para ensinarmos como devemos lidar e comportar, e isso poderá ser útil no futuro, são “lições da vida”. Nunca se sabe se iremos ter a mesma experiência.

Nesta segunda parte da história, reparei que o autor utilizou calão, mas raramente. Quando o fazia era simplesmente para mostrar a frustração e a irritação do personagem.





5. Referências bibliográficas



Imagem do livro No limiar das Trevas - http://www.voga.is/livros/no-limiar-das-trevas - 21/01/2011 - 19:00

Biografia de Scott Westerfeld - http://en.wikipedia.org/wiki/Scott_Westerfeld - 21/01/2011 - 17:15

Imagem de Scott Westerfeld – http://comelivros.blogspot.com/2011/01/imperfeitos-scott-westerfeld.html - 21/01/2011 - 17:30

Imagem dos livros midnighters – http://esmiucaolivro.blog.com/2010/07/15/conhece-scott-westerfeld/ - 21/01/2011 – 17:45

Imagem dos livros uglies - http://likeawhisper.wordpress.com/2009/12/22/last-minute-gift-guide-for-the-social-justice-set/ - 21/01/2011 – 18:00







Very Happy

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2470

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: No Limiar das Trevas - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 16 Mar 2011 - 6:49

19 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum