Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A melodia do Adeus - Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A melodia do Adeus - Nicholas Sparks

Mensagem por Crstiana Costa em Seg 7 Fev 2011 - 7:25

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Titulo- A Melodia do Adeus/the last song (titulo original)
1.2. Autor(a)- Nicholas Sparks
1.3. Editora- Editoral Presença
1.4. Data da Edição- Novembro de 2009 (1ª edição)

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Há um filme, que foi inspirado neste livro, o qual eu já vi. Tinha andado com a ideia de ler o livro, visto que já vi o filme há mais ou menos um ano já não me lembro muito bem, embora saiba do que se trata. Tive oportunidade de o requisitar na biblioteca da minha escola e não hesitei em querer reaver (na minha memoria) toda a história. Contudo, sei que vou ter oportunidade de saber a história original e não a que deu origem ao filme, visto que há sempre diferenças significativas.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «O Diário de uma Paixão» (eu já li este romance do autor, e achei fantástico. Mas isso devesse também à minha preferência dos romances), à Warner Books.
Sparks está casado com Cathy a cerca de vinte anos e tem cinco filhos, chamados Miles, Ryan, Landon, Lexie e Savannah.

Curiosidade
Os nomes de alguns dos protagonistas de seus livros foram dados em homenagem aos filhos, como Landon em “Um amor para recordar”, Savannah em “Querido John”, Lexie em “O Milagre” e Miles em “A Bend on the Road” (Uma Curva na Estrada).

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Save Haver.

The last song

The lucky one

Dear John

A escolha

À primeira vista

True Believer

Três semanas com o meu irmão

The guardian

O casamento

Noites de tormenta

Uma curva na estrada

The rescue

Um amor para recordar

The notebook

(entre outros)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário- romance

4.2. Assunto (breve síntese)

Ronnie, dezassete anos. Uma jovem rebelde e perturbada pela separação dos pais. Estava de relações cortadas com o pai há três anos quando foi passar o Verão em sua casa, contra a sua vontade. Ia na companhia do irmão. As primeiras semanas foram muito complicadas. Ronnie não se conformava em ter de passar o verão num local ao qual não pertencia, e não companhia de quem ‘odiava’. Quando conheceu Will, um rapaz daquela zona, começaram a dar-se bem, até que pouco tempo depois começaram a namorar. A relação de Ronnie com o pai estava a melhorar dia para dia. O pai era pianista e quando Ronnie era mais nova tocavam e compunham juntos, até à separação dos pais, em que ela prometeu nunca mais tocar nem compor.

O pai, Steve, passara a maior parte do Verão na companhia do filho, mas estava feliz por também ter a filha por perto e por se tarem a dar melhor.

No final do Verão quando Ronnie e o irmão descobriram que o pai estava a morrer devido a um cancro no estômago que se estava a alastrar nos pulmões e no pâncreas, a vida dos dois jovens quase desmoronou. O pequeno Jonah estava muito assustado mas teve de se despedir do pai e ir de volta para casa pois as aulas iriam começar em poucos dias.

Ronnie via o pai morrer pouco a pouco mas nunca desistiu, e tratou dele melhor que ninguém, para compensar o tempo perdido. Entretanto a jovem e Will tinham tido uma discussão na véspera dele ir estudar para uma faculdade longe dali e pouco mais falaram, mas Ronnie sempre pensava nele, e no sofrimento que estava a passar. Só queria estar perto de Will para que este lhe desse forças. Para que o pai desfrutasse de pelos menos pela ultima vez ver a filha a tocar piano, Ronnie acabou de compor a musica que Steve tinha começado e não tinha terminado devido ao seu estado de saúde. Ronnie tocou para ele. Antes do natal, o pai faleceu. Will esteve presente no funeral, e os dois trocaram méis dúzia de palavras. Ronnie estava triste por a sua relação em Will estar tão distante, mas ele prometeu-lhe ligar depois do natal.

Ronnie voltara para Nova Iorque e recomeçara na Juilliard (escola de piano, em que em tempos o pai tinha dado aulas). Quando Ronnie deu por si, estava Will ali, mesmo atrás dela, dando-lhe a notícia de que tinha pedido transferência para uma escola em Nova Iorque.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“(…) Steve nunca deixava de se lembrar do facto de que, não obstante as suas boas intenções, nada correra de acordo com os seus desejos.” (Capitulo 2)

Por vezes tentamos fazer algo com boas intenções e o resultado não ser o desejável.

4.4. Opinião sobre o livro

Enquanto lia o livro relembrava-me do filme. Não sei se o filme é fiel ao livro porque já não me lembro muito bem. Agora só tenho na memória a história do livro, mas verei o filme muito em breve.

Acho uma história fantástica de reaproximação da filha com o pai. De como as coisas nem sempre são o que parecem e que por vezes tratamos mal que nos ama verdadeiramente. Mas podemos sempre remendar a situação se estivermos realmente arrependidos, como foi o caso. Resumindo a minha opinião, acho que se trata duma história onde há coisas que não são o que parecem, onde há amor, onde há sensibilidade e solidariedade. Por vezes ajudar os outros numa situação complicada é sinonimo de nos ajudarem a nos quando estivermos numa situação complicada.

O livro trata de muitos assuntos, por isso recomendo a ler, a quem ainda não viu o filme ou até mesmo a alguém que estivesse na minha situação, que já tenha visto a muito tempo e não se lembre muito bem.

extras

trailer do filme

http://www.youtube.com/watch?v=jR_veCcwTLU

algumas imagens do filme

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Sparks

Crstiana Costa
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Pontos : 2246

Re: A melodia do Adeus - Nicholas Sparks

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 16 Mar 2011 - 6:40