Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Dietas e Borbulhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dietas e Borbulhas

Mensagem por Cassandra Veiga em Seg 7 Fev 2011 - 7:27

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título- Dietas e Borbulhas
1.2. Autor
a- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora- Difel
1.4. Data da Edição- Abril 2005

2. Escolha do livro

2.1.

A única coisa que me chamou a tenção no livro foi o título. Fez-me lembrar que nós, raparigas temos a mania das dietas e das borbulhas. Nesta fase da adolescência é o que passa pela cabeça da maioria das adolescentes. Tinha curiosidade em saber quem era a vítima das dietas.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1.

Maria Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciada em Linguas e Literarturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, Pela faculdade de Letras da universidade Classica de Lisboa. Foi professora de Lingua portuguesa de 1982 a 1997.

A autora Capa do livro

3.2."Herdeiros da Lua de Joana"; "A Sara mudou de Visual";" Ricardo, o Radical"

4. Conteúdo do Livro

4.1Drama.

4.2.

Este Livro conta a história de uma adolescente já á saída da puberdade, que está a passar um mau bocado, como a maioria das adolescentes nesta fase. Mas para piorar a situação Catarina (a adolescente), tem uma irmã chamada Sara. Que é totalmente o aposto de Catarina. Sara é elegante, descontraída, todos a cortejam.

A mãe de Catarina, Madalena, fica muito preocupada, pois Catarina andava a vomitar de propósito para perder os “pneus” que tinha na cintura e nas coxas. Esta frequentava um psicólogo, que lhe estava a ajudara ultrapassar a Bulimia.

Entretanto, Afonso, melhor amigo de Catarina, também tinha um problema, tinha a cara cheia de borbulhas. Mas as borbulhas deste eram em excesso e como se não bastasse, diagnosticaram-lhe um tumor maligno num dos testículos. Catarina sentiu-se mal pelo seu amigo.

A dieta de Catarina estava a ir longe demais, ela agora parecia uma anoréctica, perdeu peso a mais, até foi parar ao Hospital, devido à fraqueza.

Afonso explicou a Catarina que a quimioterapia não estava a fazer efeito e que estava a morrer. Esta apoiou-se sobre o ombro esquelético do amigos e deixou as lágrimas invadirem-lhe a cara e alma.

4.3

“NÃO TENHO FOME! QUE QUER QUE EU FAÇA? QUE QUEREM QUE EU FAÇA? NÃO CONSIGO, ENJOO SÓ DE VER COMIDA! NÃO AGUENTO MAIS!

O médico levantou-se e pegou-lhe gentilmente pelo braço para que volta-se a sentar-se.

- Estás mais calma? Podemos conversar?

-Podemos”

“Que é que te aconteceu? – Perguntou-lhe a irmã, vendo-a tão transtornada.

- Que mania! Não me aconteceu NADA! DEIXEM-ME EM PAZ!

- Fogo!... Passaste-te ou quê?!

- Pira-te, que eu tenho de fazer um telefonema, vá, desanda, ainda não assimilaste que não tenho pachorra p’ra te aturar?! É mesmo monga a miúda!”

4.4.

Gostei muito de ler o livro. Finalmente encontrei o livro em que e entende os adolescentes, e fala das fases mais complicada da adolescência. E isso faz os adolescentes perceberem que não são os únicos com problemas e que há sempre alguém pior. Esta adolescente teve sorte em ter uma boa família que a ajudou a passar este mau bocado da sua vida.

Referências Bibliográficas

http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&biw=1276&bih=859&q=maria+teresa+maia+gonzalez&wrapid=tlif129708864353111&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=gwBQTbnQFMmwhQfBgaWDDw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCkQsAQwAA

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Pontos : 2336

Re: Dietas e Borbulhas

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 16 Mar 2011 - 6:43

A adolescência é "um mau bocado"? 15 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593