Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Os Herdeiros da Lua de Joana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os Herdeiros da Lua de Joana

Mensagem por Cassandra Veiga em Seg 7 Fev 2011 - 7:39

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título- Os Herdeiros da Lua de Joana
1.2. Autora- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora-Verbo
1.4. Data da Edição- Maio 2004


2. Escolha do livro

2.1.

Escolhi este Livro pois queria saber como acabava a história, tinha curiosidades em como se ia sair a Joana. Li este livro devido á influência que “A Lua de Joana” me deu. Provavelmente se não tivesse gostado não teria lido a continuação.



Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1.
Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritoraportuguesa nascida em Coimbra, em 1958, ou seja tem 52 anos. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.

A autora Capa do livro

3.2. "O ombro de Cláudia"; "O incêndiário misterioso"; "Parabéns Rita"

4. Conteúdo do Livro

4.1- Drama

4.2.

Este livro tem uma história muito interessante tal como “A Lua de Joana”, aliás é a continuação.

A verdade é que nesta história estão todas as personagens de “Lua de Joana”, menos a Joana, faleceu do mesmo problema que Marta.

Isabel normalmente tratada por Bé (mãe de Joana), já tinha empacotado as coisas do quarto de Joana e deu um destino, já que aquilo não lhe servia para nada. A família de Joana andava muito triste e em baixo, mas o pior era o pai, pois tinha encontrado as cartas que a sua filha escrevia a Marta (melhor amiga de Joana), e através de essas cartas, o Dr. Brito (pai de Joana) ficou a conhecer melhor a sua filha. Muito triste e desiludido porque nunca tinha dado a atenção que ela necessitava, ele sempre pensava que estaria tudo bem. Devido á perda a família andava a frequentar um psicólogo familiar para ver se as coisas progrediam. Mas o que impedia tal coisa de acontecer era a Lua de Joana, era uma espécie de baloiço, mas em forma de meia-lua. A Lua de Joana dava a sensação de que ela continuava lá em casa, e isso deixava Jorge, irmão de Joana, muito revoltado e triste. Até que um dia resolveu colocar a Lua de Joana no chão da sala para chamar tenção dos pais, porque sempre que saía do quarto dava com aquilo de caras no corredor. Mas Bé não ficou satisfeita com o acto e não sabia o que fazer, mas o Dr.Brito após uma conversa com o psicólogo decidiu que iria oferecer a Lua de Joana á escola que ela tinha frequentado! E deixou bem claro que agora era melhor esposo e pai…
4.3.

“Já rapaz, já…Eu sei que parece estranho, mas a Joana sentia-se desamparada, percebes? Não tinha com quem falar, depois que a tua irmã faleceu. Assim foi a maneira que ela encontrou de se sentir menos só…”

4.4.

Este livro é muito triste, pois mostra como e tão fácil uma pessoa destruir-se sem se perceber de tal coisa e quem está ao nosso redor muito menos. Mostra como é importante sermos próximos dos nossos entes queridos. Só acho que este livro é um bocado deprimente e sensível.



Referências Bibliográficas



http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Teresa_Maia_Gonzalez

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&q=livros%20de%20maria%20teresa%20maia%20gonzalez&revid=1242659814&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1259&bih=859

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&biw=1259&bih=859&tbs=isch:1&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&oq=&q=livros%20de%20maria%20teresa%20maia%20gonzalez%20os%20herdeiros%20da%20lua%20de%20joana


Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/01/2011
Pontos : 2331

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Os Herdeiros da Lua de Joana

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 16 Mar 2011 - 6:45

16 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum