Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Guarda da Praia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Guarda da Praia

Mensagem por Cassandra Veiga em Seg 7 Fev 2011 - 7:49

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título- O Guarda da Praia
1.2. Autora- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora- Verbo
1.4. Data da Edição-Feveriro 1996

2. Escolha do livro

2.1.

Eu escolhi este Livro por ter sido escrito pela minha autora preferida e mais uma vez o título convenceu-me e decidi arriscar e não estou arrependida. Foi uma boa leitura e quando cheguei ao fim ansiava por mais.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas. Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, Pela faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

A autora Capa do livro

3.2. "Poeta(às vezes)"; "Inês e o Ministro da Educação"; "O Amigo do Computador"

4. Conteúdo do Livro

4.1- Romance

4.2-

Esta história duma jovem escritora que foi para uma casa de praia, no meios do nada, para poder acabar de escrever o seu Romance. Pouco depois de se mudar para a casa de praia, conheceu um rapaz chamado Luís, cuja alcunha era Dunas. Eram um rapaz alto, loiro e espantoso. Dunas era um rapaz um pouco misterioso, pois gostava muito do mar, até demais, não comia ameixoas ou coisas desse género, porque ele passava a vida a nadar lado a lado com eles e se eles não o comem, ele também não os vai comer, pois eram amigos.

Todos os dias esta jovem escritora sentava-se no terraço com a sua máquina para se inspirar, mas como sempre, Dunas aparecia do nada e fazia-lhe companhia e quando dava conta ele desaparecia e ela nunca conseguia acabar uma frase. Impressionante.

Mas um dia estranhou porque Dunas não apareceu e como sentiu a sua falta, foi até á aldeia à sua procura e o senhor da Mercearia disse que Dunas estava na Esquadra. Por ter incomodado turistas na praia. Aflita foi rapidamente á Esquadra e pelo que percebeu ele estava danado porque os turistas estavam a espalhar lixo pela praia, o que iria proibir as gaivotas de pousar lá à noite para comer. Á medida que o tempo foi passando a jovem rapariga foi ficando a saber cada vez mais sobre Dunas, até que descobriu que Dunas vivia com a Avó e que o pai tinha emigrado para a América abalado com a morte da mulher, mãe de Dunas. A pedido desta o pai de Lucas enterrou-a na praia, mas ninguém sabe onde exactamente. Por isso, o facto de Dunas gostar tanto do mar e proteger a praia. Como a jovem escritora disse ele será sempre O Guarda da Praia. Nunca mais se voltaram a ver.

4.3.

“Fechei os olhos, respirei o mais fundo que pude, tão fundo que

senti o mar inteiro invadir-me a alma."

4.4.

Este livro ao início parece ser um bocado chato e vulgar, mas a meio da leitura mudei totalmente de ideias, comecei a achar super interessante. E com tantos mistérios pelo meio fiquei cada vez mais curiosa e entusiasmada. Aconselho este Livro a toda a gente.

Referências Bibliográficas

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&biw=1259&bih=859&tbs=isch:1&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&oq=&q=livros%20de%20maria%20teresa%20maia%20gonzalez

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Pontos : 2336

Re: O Guarda da Praia

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 16 Mar 2011 - 6:47

16 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593