Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Gaspar e Mariana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gaspar e Mariana

Mensagem por Cassandra Veiga em Seg 7 Fev 2011 - 8:05

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título- Gaspar e Mariana
1.2. Autora- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora- Editorial Verbo
1.4. Data da Edição- 1991


2. Escolha do livro

2.1.

Não escolhi este livro por me chamar a atenção, apenas tirei-o da estante ao calhas e comecei a ler e cada página que passava ficava mais satisfeita com a minha escolha!



Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1.

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas. Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, Pela faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Capa do livro A autora

3.2.

“A Fonte dos segredos”; “O Incendiário Misterioso”; “Os campistas”; Histórias do Céu”

4. Conteúdo do Livro

4.1. Drama


4.2.

Gaspar é um menino que vive numa aldeia de Pescadores rodeada pelo Mar. Este rapaz vive tão fascinado pelo Mar que um dia quando for “grande” sonha vira ser Pescador e viver no meio do Mar que fica tão perto do Céu. Gaspar tem uma amiga muito especial que se chama Mariana. Todos os dois quando Gaspar sai da escola ele vai passar a tarde à casa da sua amiga, para que ela não se sinta sozinha enquanto a mãe está no trabalho. Antes, Mariana tinha a companhia da sua Avó Bia, mas esta acabou por falecer, o que deixou Mariana muito triste. Gaspar passava a vida e ensinar coisas do Mundo a Mariana, já que esta não podia ver com os seus olhos sentia com o coração. Esta menina sentia uma tremenda curiosidade em ver como era o Céu e fez Gaspar prometer que uma dia iria a levar ate lá para ver a sua Avó Bia, de quem sentia tantas saudades.

Certo dia Mariana insistiu tanto com Gaspar para que fossem ao Céu ver a Avó Bia, embora este não tivesse coragem de dizer que não, aceitou o pedido da amiga. Gaspar pensava que quando alguém morria iria para o Céu e ficaria por cima da sua casa. Conforme o seu pensamento Gaspar levou Mariana até ao telhado e deixou esta agarrada ao chaminé para ir espreitar ao outro lado e ver se a Avó Bia não estava atrás de uma nuvem muito cinzenta que ali estava. Mas de repente Mariana houve um grande estrondo e ficou muito assustada pois Gaspar não parava de lhe chamar, embora pouco tempo depois deixou de o ouvir e começou a chorar muito baixinho.

A mãe de Mariana chegou a casa e não encontrou lá os meninos, ouvindo o ladrar de camisola (Cão de Mariana e Gaspar), nas traseiras da casa foi para lá acorrer, agarrou a Mariana ao colo e levou-a para dentro de casa e disse-lhe que não saísse de casa que iria voltar rapidamente.

Alguns dias depois foi o funeral do pequeno Gaspar, o único e melhor amigo que Mariana alguma vez tivera. Lúcia (mãe de Gaspar), chorava loucamente pela sua perda. De agora em diante, Mariana passava as tardes sozinha, apenas na companhia de Camisola. Um dia Mariana foi até à praia guiada pelo seu cão Camisola, descalçou os sapatos e entrou na água, na esperança de encontrar Gaspar!


4.3.

“Se não fosse Mariana havia de ir ter com ele e perguntar-lhe o que fazia ali ao pé da mãe, se queria fazê-la chorar mais uma vez! Mas Lúcia permanecia impassível, passando entre os dedos as contas do rosário preto. O cabelo louro, apanhado ao alto numa grossa trança, realçava-lhe a beleza do rosto emoldurado pelo véu negro que lhe caía sobre os ombros “.



*****************************************

“ O mar enrola na areia, ninguém sabe o que ele diz; bate na areia e desmaia, porque se sente feliz…”



*****************************************



“O meu menino é d’oiro; d’oiro é oo meu meniino. Hei-de levá-lo aos aanjos, enquanto for pequeniino; hei-de levá-lo aos aanjos, enquanto for pequeniinoo…”

4.4.

Fiquei muito impressionada com as personagens do livro, Gaspar e Mariana terem tanta imaginação. Este dois são muito aventureiros tentam provar a si próprios que nada é impossível. É um livro muito interessante e achei a história invulgar, o que é bom! Este livro era diferente dos outros livros da autora Maria Gonzalez, porque continha ilustrações e a escrita era mais superficial.



Referências Bibliográficas



http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&biw=1259&bih=859&tbs=isch%3A1&sa=1&q=livros+de+maria+teresa+maia+gonzalez+gaspar+e+mariana&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/01/2011
Pontos : 2336

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Gaspar e Mariana

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 7:49

15 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum