Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

" Diário de Beatriz" - Maria Dinis Mineiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

" Diário de Beatriz" - Maria Dinis Mineiro

Mensagem por Carina Geraldo em Ter 8 Fev 2011 - 10:45

Diário de Beatriz

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título:
Diário de Beatriz
1.2. Autor(a): Maria Dinis Mineiro
1.3. Editora: Presença
1.4. Data da Edição: Fevereiro de 2009

2. Escolha do livro
2.1. Escolhi este livro, pois foi me recomendado pela minha amiga Cassandra, que me disse que era uma boa colecção, e também porque a capa do livro chamou-me logo à atençaõ.

Após a leitura do livro
3. Contextualização do Autor
3.1.Maria Dinis Mineiro nasceu na cidade da Covilhã, na freguesia de Stª Maria, a 16 de Abril de 1992.
Actualmente frequenta o 11º ano, do curso de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, Covilhã.

3.2. Maria Mineiro, como ainda é muito nova, só escreveu este livro.

4. Conteúdo do Livro
4.1. Romance

4.2.Beatriz era uma rapariga muito tímida e insegura, era baixa, usa óculos e aparelho. A Beatriz tinha uma amiga, a Clara, que ao contrário da Beatriz, era bonita, alta, muito segura de si própria e muito extrovertida. A Clara nunca tinha tido problemas em arranjar namorados, já a Beatriz, nunca teve muita sorte em relações amorosas. A história começa quando Beatriz inicia o 9ºano. Bia andava praticamente sempre sozinha, pois Clara apenas queria ver rapazes, mas Bia não gostava muito de o fazer. Até que um dia conhece Rodrigo, um rapaz moreno, de cabelo descaído e olhos negros e brilhantes. Depois de se conhecerem tornaram-se inseparáveis, os meses foram passando, e ao longo destes Bia teve muitas surpresas, tais como: o seu pai, que se tinha separado da mãe de Bia, começou a namorar com a Marta, que tinha dois filhos Hugo e Rita; Rodrigo e Bia começarem a namorar; Clara e Hugo também começaram a namorar; Bia ganhou duas novas amigas, a Luísa e a Laura, que eram gémeas; a sua mãe que se mudou para a Covilhã, e muitas mais revelações. Bia era, no princípio do ano, uma rapariga infeliz, insegura, muito tímida e sentia-se muito sozinha. No final do seu ano lectivo, já era mais segura de si, a vida corria lhe muito melhor e como tinham entrado novas pessoas na sua vida, nunca mais se sentiu sozinha, pois essas pessoas deram-lhe o apoio que ela precisava e que não tinha à muito tempo.

4.3. " Pelo menos não trago a bainha de um cortinado enrolada às pernas e uns saltos de um metro de altura"; "Então, estivestes na escola? Não, estive a plantar tomates"; " Errado, esteve com a sua amiguinha dos sabonetes";

4.4. Na minha opinião, achei o livro bastante bom, pois foi o 1º livro que li até ao fim, e que me interessou muito. A autora, para escrever um livro com estes factos, já os deve ter vivido, e acho que ela sabe captar a atenção de um leitor. Adorei o livro por uma razão, pois identifiquei-me em algumas partes com a história, e que muitas vezes parecia que era a personagem, e que sentia todas as suas emoções.

- Autora

- Capa do livro

Referências Bibliográficas

http://www.presenca.pt/autor/maria-dinis-mineiro/?fz=P%E1gina+Autores
http://www.presenca.pt/images//authors/Aut010419_f.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_vQoVMQ2jvm0/SbE-dxruKFI/AAAAAAAAAG8/UzSVI9a0XrM/s320/diario.bmp

Carina Geraldo
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 2
Pontos : 2145

Re: " Diário de Beatriz" - Maria Dinis Mineiro

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 21 Mar 2011 - 9:02

É comum que as capas dos livros nos chamem a atenção, tal como a ti esta te chamou a atenção.
Também é interessante que te tenhas sentido muito próxima da personagem principal. Espero que isso te motive a procurar outras narrativas interessantes, para que depois nos possas contá-las.

15 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: