Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Código Da Vinci - Dan Brown

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Santyar em Qua 9 Fev 2011 - 4:11

Antes de ler o livro
1. Identificação do Livro

1.1. Título
Título - O Código Da Vinci
Título original - The Da Vinci Code

1.2. Autor(a)
Dan Brown

1.3. Editora
Bertrand Editora

1.4. Data da Edição
Primeira edição - 18 de Março de 2003

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Eu já tinha vista o filme e quando existe um filme baseado num livro , pela minha experiência, os livros costumam ser melhores. Por isso tive curiosidade de ler e ver se também gostava como gostei do filme, ou mais, e quais são as suas diferenças.
Outro motivo e que o autor nos seus livros costuma envolver sociedades secretas reais e muitos factos sobre elas e este e um tema que me atraí especialmente.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Nasceu a 22 de Junho de 1964 em Exter, Nova Hampshire nos Estados Unidos da América.

.Em 1993 em Nova Hampshire onde dava aulas de Inglês os serviços secretos foram a sua escola buscar um aluno que tinha escrito que era capaz de matar Bill Clinton. Ban Brown ficou interessado e começou a fazer pesquisas sobre a Agência Nacional de Segurança e dai originou o seu primeiro Romance “A Fortaleza Digital”.
Ele casado com a pintora e historiadora de arte Blythe. Ele mora em New England nos Estados Unidos da América.
http://www.danbrown.com/

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

A personagem mais conhecida do autor, Robert Langond, aparece em Anjos e Demónios, O Código Da Vinci e O Símbolo Perdido.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Romance

4.2. Assunto (breve síntese)
Robert Langdon esta em Paris para fazer uma palestra quando e chamado pela policia e recebe a noticia que o curador do Louvre, Jacques Sauniére, foi assasinado e antes de morrer deixou um código junto ao seu corpo.
Robert e uma criptologa francesa, Sophie Neveu, enquanto têm de fugir da polícia que cosidera Robert culpado pela morte Jacques Sauniére, seguem as pistas escondidas nas obras de Leonardo Da Vinci que os levam a um grande segredo a tantos anos escondido: O Santo Graal.
Entretanto o verdadeiro assasino de Jacques Sauniére persegue Langdon e Sophie, para também quer descobrir o O Santo Graal, e puder destrui-lo e destruir a verdades que este revela.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
“Os primeiros cientistas chamavam a um-ponto-seis-um-oito a Proporção Divina”
O número Phi (1,689) e encontra-se em muitos proporções da natureza, incluindo no nosso próprio corpo.
Momento: Quando Langdon e Sophie estão a fugir do Louvre e este se lembra de uma palestra que deu em Harvard sobre o número Phi.

“Codificou a Chave de Abóbada do Priorado com o meu nome”
O avô de Shopie coficou um elemento muito importante para descoberta do Graal com o nome. Isto deixou comovida e trite pois ele nao falava com o seu avô a vários anos e agora este tinha morrido.
Momento: Quando Langdon Shopie e Teabing estão no avião e descifram a Chave de Abóbada.

“Jacques Saunière, o mestre dos duplos sentidos,provara mais uma vez ser um homem assustadoramente inteligente”
Jacques Saunière nas suas pistas, todo ao longo da história, arranja incriveis palavras frases e poemas de duplo significado.
Momento:Quando Robert e Shopie estão no Departamente de Teologia e Estudos Religiosos e descifram o significado do poema.

“Pareceu-lhe, por um instante, ouvir uma voz de uma mulher...a sabedoria da idades... quando murmurar-lhe das profudenzas da terra”.
Uma citação que, na minha opinião fez um fecho sublime a história.
Momento: Fim da historia, quando Langdon descobre o graal.

4.4. Opinião sobre o livro
Já existe um filme deste livro mas, na minha opinião, o livro é muito diferente e mais interessante.
No filme, a historia até está bastante parecida a do livro exepto alguns raros promenores (existem dois criptex e no filme so um e referido, Leight Teabing sofre de uma doença grave enquanto no filme ele é perfeitamente saúdavel, etc)
Mas o que simplesmente não existe no filme é a componente histórica, que e uma das partes mais interessantes do livro. Ao longo do livro aprende muito sobre história, cultura e outras coisas sobre o tema do livro. Essa parte no filme é simplesmente inexistente.
Outra coisa que me desiludiu muito foi a forma como no filme mostraram a Opus Dei com uma sieta perigosa e agressiva, enquanto no livro mostram como eles estão apenas a tentar proteger-se e mostram o lado bom e menos radical seita.

Imagem do Livro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:DaVinciCode.jpg

Informação sobre o livro:
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_C%C3%B3digo_Da_Vinci

Imagem do Autor:
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_C%C3%B3digo_Da_Vinci

Iformação sobre o Autor:
http://www.wook.pt/authors/detail/id/16087

Santyar
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 2173

Re: O Código Da Vinci - Dan Brown

Mensagem por Santyar em Qua 9 Fev 2011 - 4:14

Eu pus imagens mas, não sei porque, ela a mim nao aparecem Neutral

Santyar
Rabisco
Rabisco

Mensagem por Renato Trajano em Dom 13 Fev 2011 - 11:52

Santyar,

Particulamente acho Dan Brown uns do melhores escritores, digamos atual, suas obras mostram um universo totalemente diferente do qual estamos acostumados a conhecer.

Assim como voce disse o escritor costuma usar sociedades secretas, eu me impressiono muito com esse tipo de realidade, quando vejo algo dessa natureza fico horas e horas na frente do PC procurando até sanar minha curiosidade. Enfim gostei muito do trabalho e me identifiquei com o motivo que te levou a leitura do livro em questão.

Renato Trajano
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 48
Pontos : 2295

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Santyar em Sab 19 Fev 2011 - 13:27

Obrigado Renato,

Fico muito contente por saber que gostou do meu trabalho.

Também aprecio muito as obras de Dan Brown, comecei a lê-las a pouco tempo, mas apreciei muito todas a que li. Para além do Código Da Vinci li o Símbolo Misterioso e A Conspiração sobre o quais também estou a pensar fazer um trabalho. Espero que goste do que vou escrever sobre estes dois.

Gil

Santyar
Rabisco
Rabisco

Mensagem por Renato Trajano em Ter 22 Fev 2011 - 6:22

Olá Santyar,

Então fico a espera dos proximos trabalhos.

Renato Trajano
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 48
Pontos : 2295

Folha de personagem
Guardião secular:

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 13:15

18 valores

Filipe Azevedo
Professor