Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Meio-Dia Azul - Scott Westerfeld

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Meio-Dia Azul - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qui 17 Fev 2011 - 14:26


Ficha de leitura – Meio-dia Azul






Antes de ler o livro




1. Identificação do livro



1.1 - Autor/a – Scott Westerfeld

1.2 - Título da obra – Meio-Dia Azul

1.3 - Título original – Blue Moon

1.4 - Editora – Vogais & Companhia, Edições Lda.

1.5 - Colecção – Midnighters (trilogia)

1.6 - Data da 1ª edição – Maio de 2010





2. Escolha do livro




2.1 – Motivos que levaram à escolha do livro



Esta obra é a terceira parte da trilogia Midnighters, a mim interessava-me conhecer o desenrolar do fim desta história. Com o conhecimento dos livros anteriores, o título deste, Meio-Dia Azul, chamou-me a atenção porque supostamente o mundo normal deveria congelar à meia-noite, e não ao meio-dia…




Após a leitura



3. Contextualização do autor



3.1 Alguns dados biográficos



Scott Westerfeld nasceu no estado norte-americano do Texas, no dia 5 de Maio de 1963. É um actor de ficção científica. Alterna a sua residência entre Nova Iorque e Sydney, na Austrália.

Os seus livros já receberam a distinção do New York Times como “Notable Books of the Year” e os seguintes prémios: Philip K. Dick Special Citation, Victorian Premier’s Award e Aurealis Award.

A Hora Secreta, é o seu primeiro livro de jovens adultos e é o primeiro volume da trilogia Midnighters.

O seu site oficial.






3.2 - Outras obras do autor



· Romances - Evolutions Darling, So Yesterday.

· Séries – The Risen Empire, The Killing of Worlds

· Série Midnighters – A Hora Secreta, No Limiar das Trevas, Meio-dia Azul

· Série Uglies – Uglies, Pretties, Specials, Extras, Bogus to Bubbly: An Insider’s Guide to the World of Uglies

· Série Peeps – Peeps, The Last Days

· Série Leviathan – Leviathan, Behemoth, Goliath.










4. Conteúdo do livro

4.1 – Género literário – Ficção científica/fantasia



4.2 – Assunto




Todos os midnigthers continuam a ir para a escola como pessoas normais, até algo de muito estranho ter acontecido em Bixby. O mundo congelou de manhã, a lua azul pôs-se no lugar do sol, tudo a volta tornou-se azul e sombrio e os darklings estão a festejar.

Melissa, Dess, Rex, Jonathan e Jessica investigam qual a causa do tempo azul ter ocorrido de manhã. Ao longo das pesquisas, acabam por descobrir que afinal o que sabiam sobre a doutrina não é verdade. O que aconteceu a 50 anos atrás, dito por Madeleine, está longe da verdade.

Rex tenta tirar informações aos darkings, Dess faz cálculos, Melissa lê as mentes das pessoas e Jessica fala com as amigas do que está a acontecer (sem relatar nada sobre o tempo azul). Com isto tudo, eles descobrem que na hora secreta existe uma falha que se está a expandir, significa que a certa altura o tempo azul irá “engolir” o mundo normal, todas as pessoas estão em risco de se tornarem a refeição dos darkings e de poderem caminhar no tempo azul. O grupo de amigos está a fazer de tudo para impedir que isso aconteça, mas não sabem como.



Spoiler:
Rex descobre que a único modo de impedir que o tempo azul caia sobre o mundo normal, é a portadora da chama (Jessica) tocar no relâmpago que se encontra imóvel no centro da cidade. Isto vai fazer com que a falha pare de se expandir e combater os darklings que se aproximam das pessoas.

Jessica quando toca no relâmpago, diversas faíscas (uma atinge a falha, bloqueando os darklings) libertam-se em várias direcções. O que vai tornar possível o aparecimento de novos midnighters no mundo inteiro. Mas ao mesmo tempo que isso acontece, Jessica desaparece. Passando a viver só na hora secreta, vivendo apenas uma hora por dia.





4.1 – Citações favoritas:






Até o mais forte pode ser o mais fraco. As pessoas que fazem isso, como o Timmy, só querem sentir-se superiores. Prejudicar alguém faz com que sejam os melhores de todos. Mas se forem confrontadas não sabem como reagir porque não estão habituados a que essas situações aconteçam, e podemos derrotá-las.

Momento da história – Rex foi buscar uns livros ao cacifo, quando o Timmy Hudson apareceu. Diálogo retirado do capítulo um.









Ao longo da vida as pessoas evoluem, começam a ter outros gostos. Mas por vezes isso acontece devido a pressão a que são sujeitos. Perdemos tradições devido às opiniões das outras pessoas. Devemos ter orgulho do que fazemos, porque mais ninguém o faz como nós.

Momento da história – O pai e a irmã de Jessica foram buscá-la à escola. Durante a viagem de carro conversaram sobre o castigo de Jessica e sobre a sua irmã. Texto retirado do capítulo quatro.









Quando prometemos algo devemos cumpri-la, caso contrário os outros deixam de confiar em nós. E numa amizade deve existir confiança. Do que vale prometer algo que não se vai cumprir? Não se ganha nada com isso, apenas transmitimos desconfiança.

Momento da história – Rex, Melissa, Dess, Jonathan e Jessica estavam no deserto à procura de respostas sobre a doutrina. Diálogo retirado do capítulo dezoito.







Toda a gente erra, errar é humano. Sem isso não aprendíamos a corrigir os nossos enganos, não crescíamos. Nem sempre o que está certo pode maximizar o bem. Até o mais certo pode provocar um desastre. Fazer o que é melhor por vezes prejudica muitas pessoas, podem sofrer por nossa causa, e tudo o que se fez foi o bem.

Momento da história– Melissa e Rex encontravam-se na casa de Madeleine para ver se ela conseguia obter as informações que os darklings colocaram na mente de Rex.Diálogo retirado do capítulo vinte.







4.1 – Opinião sobre o livro



Pude reparar que após a sua experiência atroz (ser quase transformado em darkling), Rex tornou-se noutra pessoa completamente diferente. Isto para mim, significa que o que passamos pode alterar-nos como pessoas, podemos tornar-nos mais agressivos ou tímidos e com medo de tudo, depende da situação que ficamos sujeitos.

Neste livro, a acção desenvolveu no final, pelo que para desenvolver a minha opinião tenho de relatar partes do fim da história. Jessica para tentar salvar toda a gente teve de se sacrificar, passando a viver só na hora secreta. Por vezes para fazermos algo que consideramos certo, temos de sacrificar os nossos interesses, nunca sabemos se o resultado será positivo ou negativo.

Foi uma narrativa cheia de emoção e acção, só que tem um final infeliz, nem tudo acaba bem.

Com esta trilogia conheci o autor, ficando fascinada pelo modo como desenvolve a sua história, para se ser um autor de ficção científica é preciso muita imaginação. Para a compreender é necessário pensar e seguir o seu raciocínio.





5. Referências bibliográficas



Imagem do livro Meio-Dia Azul - http://corujando.net/2011/02/1069/ - 18/02/2011 - 19:30

Biografia de Scott Westerfeld - http://en.wikipedia.org/wiki/Scott_Westerfeld - 18/02/2011 - 19:45

Imagem de Scott Westerfeld – http://comelivros.blogspot.com/2011/01/imperfeitos-scott-westerfeld.html - 18/02/2011 - 20:00

Imagem dos livros midnighters – http://correiodofantastico.wordpress.com/ - 18/02/2011 – 20:15

Imagem dos livros uglies - http://vertentes.realbb.net/t1391-a-hora-secreta-scott-westerfeld - 21/01/2011 – 18:00









Very Happy


Última edição por sara francisco em Qua 9 Mar 2011 - 6:11, editado 3 vez(es)

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2471

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meio-Dia Azul - Scott Westerfeld

Mensagem por sara francisco em Qua 23 Fev 2011 - 14:44

Ao longo do trabalho deve encontrar "i" e uns cortes (nas citações). Não consegui tirar.
Crying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sadCrying or Very sad

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2471

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meio-Dia Azul - Scott Westerfeld

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 13:06

19 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15594

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meio-Dia Azul - Scott Westerfeld

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:24


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum