Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Marcada de P.C. Cast e Kristin Cast

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Marcada de P.C. Cast e Kristin Cast

Mensagem por Joana Jorge em Sab 19 Fev 2011 - 7:27

Ficha de Leitura



Antes de ler o livro
1. Identificação do Livro


1.1. Título Original:Marked
1.2. Título em Português:Marcada
1.3. Autoras:P.C Cast e Kristin Cast
1.4. Editora:Saída de Emergência
1.5. Data da Edição: Julho de 2009, 4ª edição
1.6. Saga:Casa da Noite


2.Escolha do Livro


2.1 Motivos que levaram à escolha do livro

Houve vários motivos que me levaram a ler este livro. Um deles foi o facto de ser sobre vampiros. Depois de ter lido a saga “Luz e Escuridão” esse foi um tema que me começou a interessar e ler uma Saga diferente, sobre o mesmo tema permite ficar a conhecer perspectivas diferentes sobre o mesmo tipo de assunto. Além disso, este livro foi-me recomendado por umas amigas que já o leram há algum tempo e que me falaram muito bem da sua história e de como o livro era envolvente.




Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor


3.1. Alguns dados biográficos


Phyllis Cast, conhecida pelo pseudónimo P.C. Cast nasceu em Illinois, vive em Oklahoma e é professora de Inglês na South Intermediate High School em Broken Arrow desde 1993. Os seus livros de fantasia romântica receberam numerosos prémios: Prism, Holt Medallion, Daphne du Maurier, Bookseller's Best, Affaire de Coeur Reader's Choice e o Laurel Wreath.

Em 2007 iniciou a saga da Casa da Noite com a sua filha Kristin Cast como co-autora. Kristin recebeu vários prémios de poesia e jornalismo. Também vive em Oklahoma onde estuda Biologia na Northeastern State University.

Site Oficial de P.C. Cast: http://pccast.net/





3.2. Obras das Autoras
“Casa da Noite”

- Marcada
- Traída
- Escolhida
- Indomável
- Caçada
- Seduzida
- Queimada
- Desperta
- Destinada




4. Conteúdo do Livro


4.1. Género Literário: Fantasia/ Romance

4.2. Assunto

Zoey Montgomery tem a oportunidade de começar uma nova vida quando é Marcada. Imagine-se um mundo igual ao nosso, mas onde os vampyros existem, e não só se sabe da sua existência como são tolerados. Os vampyros tem o poder de marcar humanos. Quando um humano é Marcado tem de ir para uma escola de vampyros, a Casa da Noite, onde aprende tudo o que precisa de saber e se torna vampyro, ou morre, porque o corpo lhe rejeita a Mudança.


Zoey vive com a sua mãe e o seu padrasto, John, e a sua relação entre eles e Zoey não é nada boa. O seu padrasto não aceita a sua Mudança e não percebe que se ela não for para a Casa da Noite acabará por morrer. De certa forma, Zoey acha um alívio poder sair daquela casa, e conta com o apoio da sua avó.


No primeiro dia na Casa da Noite Zoey conhece Neferet, a sua orientadora, uma vampyra adulta, que é também a Sumo-Sacerdotista da Casa da Noite. Zoey conhece também Stevie Rae, a sua companheira de quarto, e depressa se tornam amigas.


Na Casa da Noite existe um grupo, As Filhas das Trevas, cuja líder é Afrodite, uma rapariga mimada e egoísta que desde o início provoca Zoey, mas que a convida para o grupo, na tentativa de fazer Zoey sentir-se de parte.


Spoiler:
Mas Zoey é diferente. A sua Marca na testa é diferente das dos outros. Zoey tem poderes especiais, tem afinidade com os cinco elementos, algo que nenhum vampyro alguma vez teve. Zoey é especial para Nyx, a deusa vampyra. Quando Zoey se apercebe disso, percebe que pode derrubar Afrodite e torna-se líder das Filhas das Trevas, após remediar um ritual de Afrodite que correra mal.


4.3. Citações favoritas:

“– Zoey Montgomery! A noite escolheu-te; a morte será o teu nascimento. A noite chama-te; ouve a sua doce voz. O teu destino espera-te na Casa da Noite” (Primeiro Capítulo, página 13)

Para Zoey, ter sido Marcada, dá-lhe a oportunidade de começar uma nova vida na Casa da Noite. Momento da História: Zoey encontra-se na sua Escola Secundária quando é Marcada pelo vampyro Caça. Após ter sido Marcada Zoey começa a sentir-se incrivelmente doente, o que obriga a ir para a Casa da Noite, porque se não o fizer acabará por morrer.

“ – (…) Achas que sou a filha má porque não finjo – sou sincera. Sabes que mais? Estou tão farta da minha vida que até estou contente por ter sido Marcada pelo Caça! Chamam àquela escola de vampyros a Casa da Noite, mas não pode ser mais tenebrosa do que esta casa perfeita!” (Segundo Capítulo, página 27)

Zoey vive numa casa que parece “perfeita”, em que o que mais importa são as aparências, mas no fundo Zoey não se sente lá bem, é como se estivesse aprisionada, pois aquela casa, apesar de parecer perfeita, é tenebrosa, aos olhos de Zoey. Momento da História: Durante a conversa com a sua mãe sobre ter sido Marcada, Zoey mostra a sua revolta em relação às atitudes da sua mãe e de Jonh.


“Mas lembra-te, as trevas nem sempre equivalem ao mal, assim como a luz nem sempre traz o bem.” (Quinto Capitulo, página 48)

Para Zoey, a noite, que passará a ser o seu dia, cheia de escuridão não lhe trará mal, porque ela é especial. Momento da História: Zoey tenta pedir ajuda à avó para a levar para a Casa da Noite, mas acaba por desmaiar perto da casa da sua avó, sozinha. Durante o desmaio, Zoey tem um sonho com Nyx, a deusa vampyra, personificação da Noite, em que esta a considera especial e a encoraja a procurar o bem.


4.4 Site Oficial da Saga: www.houseofnightseries.com



4.5. Opinião sobre o livro:

Desde a primeira página que este livro me cativou. Gostei do tema, gostei da abordagem e da variedade de personagens que aparecem ao longo do livro e de como as descrições nos permitem imaginá-las na nossa cabeça. É uma história de vampiros diferente, num contexto mais relacionado com os adolescentes que conta com drama, romance, o valor da amizade, vingança e fantasia.
Este foi o único livro que li destas duas autoras, mas gostei da forma como dão vida à história, tornando o livro interessante, e sempre com algo de novo a acontecer.
Esta saga continua com “Traída” e é um dos próximos livros que irei ler.


Referências Bibliográficas: http://pt.wikipedia.org/wiki/P.C._Cast

Imagens :

http://4.bp.blogspot.com/_-zjO1na5rOc/SnmHrteGP1I/AAAAAAAAAIM/kOMUF5EsEYA/s1600/marcada-capa.JPG

http://4.bp.blogspot.com/_OYM8LRIiReY/TAjOj3J6g9I/AAAAAAAAADc/1fgAzdtQu4A/s1600/traida2.JPG

http://2.bp.blogspot.com/_1-GLUQpN8NU/S8N7N7PNrHI/AAAAAAAAAIM/5IF5fwks-4c/s1600/Escolhida(3).jpg

http://www.sitiodolivro.pt/fotos/livros/9789896372156_1272967562.jpg

http://4.bp.blogspot.com/-1cWz9hsGKuE/TVcNS55QvLI/AAAAAAAAAKY/IhWwai1_Sb0/s320/Seduzida.jpg

http://www.folusa.org/images/pic_2007_aasl_cast.jpg

Joana Jorge
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 04/12/2010
Pontos : 2247

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Marcada de P.C. Cast e Kristin Cast

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 8:02

17 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15594

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum