Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Raimundo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Raimundo

Mensagem por Cassandra Veiga em Ter 22 Fev 2011 - 14:37

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título- Raimundo
1.2. Autor(a)- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora-Difel
1.4. Data da Edição-Setembro de 2005


2. Escolha do livro

2.1. Estava na biblioteca da escola e agarrei neste livro e comecei a ler o pequeno resumo que tinha atrás e devo confessar que fiquei interessada pela história. E então decidi ler o livro, porque a vida deste rapaz é um bocado dramática e queria saber como reagiu aos vários acontecimentos da sua vida.


Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1.
[size=12]Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.[/size]
Capa do livro A autora


3.2."Pedro,olhos de água";"O Tiago está a pensar"; A Viagem do Bruno"; Em casa do Vasco".

4. Conteúdo do Livro

4.1.Drama & Arte


4.2.Raimundo é um adolescente de 16 anos que adora desenhar e gostaria de uma dia vir a ser arquitecto. Mas infelizmente o seu pai não concorda pois preferia que o filho seguisse Engenharia como ele. Como se não bastasse Raimundo tem uns quilinhos a mais o que é razão de troça pela partes dos colegas e do irmão desde que se lembra. E o seu pai está constantemente a chateá-lo por ele não fazer dieta e exercício físico, o que é uma excelente altura para o seu irmão mandar bocas e isso deixa-lhe prefundamente irritado e magoado. Mas Raimundo tem uma amiga especial peloqual ele considera ser a sua segunda mãe. A mãe de Raimundo morreu uns momentos após ao parto. A sua amiga é uma idosa de 65 (era cega), que foi sua ama quando ele era pequeno. Ester,a sua "segunda mãe", era a única pessoa que alegrava a vida de Raimundo, era a única pessoa que lhe dava auto-estima. Esta estava a ajudar Raimundo a conquistar uma rapariga da turma de raimundo, pelo qual ele sentia um sentimento um pouco mais que a amizade. O seu nome era Judite, era uma rapariga muito inteligente (tal como Raimundo), ruiva, baixinha e usava óculos. Um dia Raimundo convidou Judite para ir com ele a casa de Ester, a rapariga não pôde evitar de ver como Raimundo era tão atencioso para a sua amiga, até inventava histórias que se passavam na rua só para fazer esta feliz.Era mesmo um rapaz diferente, pensou ela.




Certo dia o irmão de Raimundo sofre um acidente de carro,o que deixa o pai destesdois irmão mais em pânico doq ue já estava devido ao stress. Felizmente Sérgio (irmão de Raimundo), sobreviveu,deixando esta pobre família mais alíviada. Na verdade este foi o momento certo para a relação entre Raimundo e o seu pai melhorasse e melhorou mesmo, pois o seu pai percebeu que estava a fazer muita pressão sobre este pobre e coitado adolescente que nem teve a oportunidade de conhecer a sua mãe. Para melhorar a felicidade de Raimundo, ele e Judite estavam finalmente a ter uma química, o que o deixou todo babado.



4.3. "Raimundo estava de tal forma esfomeado que se pôs a comer um pouco depressa de mais. Indisposto, o pai não se coibiu de o criticar:
- Nem com o teu irmão no Hospital perdes o apetite! Tss...é incrível...
Foi então que uma peça se soltou no fundo do peito do rapaz e a raiva tomou conta de todos os seus nervos, de todos os seus músculos, especialmente do coração. Corando e prestes a explodir, levantou-se de rompante,desejoso de sair dali. Porém, o pai ordenou-lhe:
- Volta a sentar-te?! Vá! Senta-te! Estás surdo?...que estás à espera?! Vá! Empaturra-te à vontade...
Absolutamente fora de si, ainda em pé, o Raimundo fez desabafara sua ira:

- TU QUERIAS ERA QUE ESTIVESSE NO LUGAR DO SÉRGIO! LAMENTO! MAIS UM AZAR TEU, SÓ QUE, DESTA VEZ, NEM SEQUER ME PODES CULPAR!!!---E saiu imediatamente em direcção à porta de casa".
4.4. Achei este livro um pouco dramático, pois este rapaz sofria muito a meu ver. Já bastava não ter mãe e era gozado por todos pelo seu estado físico. É preciso ter um espiríto forte para aguentar este tipo de Bullying. Mas felizmente tudo acaba beme este adolescente pode viver a sua vida em paz e feliz.
Não pensava que o livro fosse assim tão triste, apesar de antes de ler o livro ter uma pequena ideia sobre o que era. E devo admitir que estou surpreendida, mas pela positiva, pois esta autora mais uma vez conseguiu deixar-me satisfeita.



Referências Bibliográficas


http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Teresa_Maia_Gonzalez

http://chaodeareia.agcolares.org/2011/02/vale-a-pena-ler-raimundo-de-maria-teresa-maia-gonzalez/
http://evo_star.blogs.sapo.pt/


lol!

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/01/2011
Pontos : 2336

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Raimundo

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 13:03

14 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum