Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Terra Sombria - Alyson Noël

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Terra Sombria - Alyson Noël

Mensagem por sara francisco em Qua 9 Mar 2011 - 6:38


Ficha de leitura – Terra Sombria







Antes de ler o livro



1. Identificação do livro



1.1 - Autor/a – Alyson Noël

1.2 - Título da obra – Terra Sombria

1.3 - Título original – Shadowland

1.4 - Editora – Gailivro

1.5 - Colecção – Os Imortais

1.6 - Data da 1ª edição – Janeiro de 2011





2. Escolha do livro



2.1Motivos que levaram à escolha do livro



Terra Sombria é a continuação da saga os imortais.

Lua azul foi o anterior, o que eu li. Nesta leitura fiquei desiludida com a história, e as minhas expectativas em relação esta autora diminuíram. Decidi ler outra obra sua para ver se mudava a minha opinião, e assim dar uma “segunda oportunidade”.

O que também me motivou foi o facto de a narração do livro anterior não acabar bem, então a história deveria continuar e mudar.




Após a leitura



3. Contextualização do autor

3.1 Alguns dados biográficos



Alyson Noël nasceu dia 3 de Dezembro em Orange County, Califórnia. Estudou na escola primaria Richard Nixon. Tem duas irmãs, é casada mas não tem filhos.

Durante o seu tempo livre viajou e foi numas dessas viagens que escreveu a ficção jovem-adulto Faking 19, que explora o estilo de vida dos adolescentes de hoje. Também escreveu os romances Saving Zoe, Kiss & Blog, Art Geeks e Prom Queens, Cruel Summer, Laguna Cove e Fly Me to the Moon.

Eternidade é o primeiro livro da trilogia Os Imortais. Seguido pelo Lua Azul e Terra Sombria.

O seu site oficial.





3.2 Outras obras da autora

· Série Os Imortais – Eternidade, Lua Azul, Terra Sombria Dark Flame

· Faking 19

· Art Geeks and Prom Queens

· Laguna Cove

· Fly Me to the Moon

· Kiss & Blog

· Saving Zoe

· Cruel Summer











4. Conteúdo do livro

4.1Género literário – Romance/fantasia

4.2Assunto



Ever e Damen continuam com as suas vidas sem puderem trocar quaisquer contactos físicos entre eles. Ever tenta resolver o seu grande erro, o facto de ter introduzido o seu ADN no antídoto para curar o seu parceiro. Mas para conseguir isso vai ter descobrir qual e a verdadeira intenção de Roman com isto tudo.

Para conseguir o antídoto para o antídoto e por as coisas como eram antigamente, ela vai ter de conhecer o seu passado e compreender que todas as pessoas se encontram, nas várias vidas que tiveram, por alguma razão.

Ever conhece Jude, um rapaz surfista que trabalha numa loja. Ele parece-lhe muito familiar, apesar de nunca se terem visto. Mas acaba por descobrir que este é alguém que anda atrás dela à muito tempo, ele quer conquistá-la. Com isto, Damen põe em causa a verdadeira alma gémea de Ever.

Ever tem a vida numa confusão e vai ter de decidir qual o seu verdadeiro amor e qual o plano de Roman.


Spoiler:
Ever decide que a sua alma gémea é Damen. E acaba por descobrir que Jules tem uma tatuagem de Ouroboros (a mesma que Roman tem por ser um imortal renegado) e torna-se uma confusão quando Damen lhe diz que poderá ser uma falsa tatuagem.

Roman levou a amiga de Ever, a Haven para uma casa. Esta está a morrer e Ever vai ter de tomar uma decisão: deixar que a sua amiga morra e ficar com o antídoto curar Damen ou transformá-la numa imortal dando-lhe o destino de ir para a terra sombria (a terra das almas perdidas). Apesar de tudo Ever não quer perder a sua amiga e dá-lhe a bebida da imortalidade.



4.1Citações favoritas:






Por vezes arrependemo-nos de certas decisões ou de situações que ocorreram que não nos satisfizeram e tudo o que queremos é voltar atrás no tempo a remediar para que tudo volte a ser como era de antes. Não controlamos o destino, nós próprios é que construímos o nosso destino. Há quem diga que não devemos contrariar o destino. Às vezes perdemos o controlo do destino devido as decisões que tomamos que poderão provocar consequências no nosso futuro.

Momento da história – Ever e Damen estavam a conversar sobre o que lhes tinha acontecido. Texto retirado do capítulo dois.










O verdadeiro amor corresponde àquele que ultrapassa todos os obstáculos que poderá ter. Numa relação irá sempre existir altos e baixos, e em certas alturas haverá pessoas que irão impedir que continue. Por isso quando se deseja alguém não importa o que os outros dizem, o que importa mesmo é como se sente e comporta na relação (se ambas as pessoas confiam uma na outra, e não vão atrás do que os outros falam sobre eles).

Momento da história – Ever encontrava-se no seu quarto a falar com a sua tia sobre uma proposta de trabalho. Texto retirado do capítulo dez.










Existem pessoas que podem ter tudo, basta pedirem que têm logo, e outras que necessitam de vários recursos que obter uma determinada coisa. Para mim, estas últimas têm objectivos porque se querem algo lutam para a terem. Já as primeiras apesar de terem tudo podem sentir-se infelizes. Só damos valor as coisas quando as perdemos. Nunca estamos satisfeitos com aquilo que temos, queremos sempre mais.

Momento da história – Ever estava em casa de Roman a discutir sobre o plano dele. Diálogo retirado do capítulo onze.










Tudo é finito, tudo tem um fim por isso devemos aproveitar cada momento que passamos, por exemplo, com uma pessoa que nos é querida. Deve começar senão nunca nos lembraríamos dos momentos que mais nos marcaram. Nós ligamo-nos a uma coisa porque nos é importante, e mesmo que dure pouco e acabe, iremos sempre recordar no nosso coração, ela sempre viverá na nossa mente. Sofrermos pela perda não significa que é mau, mas representa as saudades que teremos, devemos relembrar das ocasiões que nos fizeram felizes, desta forma aprendemos a ultrapassar e a controlar a dor.

Momento da história – Haven foi para casa de Ever com a sua gata que estava a morrer. Diálogo retirado do capítulo dezassete.










Fazemos determinadas acções porque desejamos obter algo que consideramos bom para nós, deste modo somos motivados pelo nosso interesse pessoal. E também somos capazes de realizar acções de modo a obter algo que é bom para os outros. E se, em determinadas circunstâncias, o melhor para todos é magoar alguém? Logo eu não acredito que nunca fazemos nada que possa magoar alguém. Ever quer matar Roman por que ele destruiu várias vidas, e apesar do que ele fez, ele continua a ser uma pessoa, para Ever salvar as pessoas e tornar tudo mais feliz tem de matar Roman, ou seja irá magoar alguém para promover a felicidade de todos.

Momento da história – Ever estava no seu quarto com Damen e discutiam sobre uma forma de resolver os seus problemas. Diálogo retirado do capítulo vinte e dois.







4.1Opinião sobre o livro



O título deste livro é um modo da autora demonstrar que, se quisermos ter uma vida eterna é-nos destinado um abismo, a terra sombria, a terra das almas perdidas. Mas em relação a Ever, foi um modo de a salvar, e agora por que lhe é destinado algo tão mau?

Por vezes encontramos alguém que já nos é conhecido, mas que nunca o vimos, eu acredito que cada pessoa entra na nossa vida para nos ensinar algo, deixar-nos alguma lembrança que nos vai ajudar no nosso futuro.

Terra sombria foi uma história que mostrou o que devemos fazer quando temos de decidir coisas que poderão ser irreversíveis, ao escolher uma perdemos a outra, por isso devemos pensar cuidadosamente. E que, por vezes, fazemos algo que é bom para todos mas que irá prejudicar alguém que nos é muito íntimo.

No início, pensei que o problema de Ever em relação a Damen (de não poderem tocar-se) iria resolver-se neste livro, mas pelo visto as coisas tornaram-se mais complicadas do que já eram, espero que no próximo livro tudo se resolva.





5. Referências bibliográficas



Imagem terra sombria - http://pedacinho-literario.blogspot.com/2011/01/novidade-gailivro-terra-sombria.html - 09/03/2011 - 13:00

Imagem dos livros - http://paixaoporlivros-vick.blogspot.com/2010/12/terra-de-sombras-os-imortais-vol-3.html - 18/01/2011 - 17:30

Imagem dos livros 2 - http://keytothesecretworld.blogspot.com/2011/03/e-books-serie-os-imortais-alyson-noel.html - 18/01/2011 - 17:45

Biografia de Alyson Noel - http://theimmortalsbrasil.webs.com/alysonnoel.htm - 18/01/2011 - 17:00

Imagem de Alyson Noel - http://booksonthehouse.com/kids/letter-to-readers-from -alyson-noel/- 18/01/2011 - 18:00







Última edição por sara francisco em Dom 24 Abr 2011 - 17:26, editado 2 vez(es)

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Terra Sombria - Alyson Noël

Mensagem por sara francisco em Qui 21 Abr 2011 - 8:42

Está terminado!!!
Já pode avaliar stor!! Very Happy

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Terra Sombria - Alyson Noël

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:46

20

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Terra Sombria - Alyson Noël

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:53


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum