Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Khady Mutilada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Khady Mutilada

Mensagem por Cassandra Veiga em Ter 22 Mar 2011 - 9:07

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título- Khady Mutilada
1.2. Autor(a)- Khady Koita
1.3. Editora- Asa
1.4. Data da Edição- Setembro de 2006

2. Escolha do livro

2.1.

Escolhi o livro apenas pelo título que a capa possuía, que era :" Khady Mutilada". Pensei para mim mesma o que significaria aquela palavra : "Mutilada", por isso decidi ler o livro. Agora já sei o significado, mas preferia não saber

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1.

Khady nasceu no Senegal em 1959. Foi excisada aos 7 anos, e aos 13 casou com um primo, que vivia em França, por imposição da família. É Presidente da Rede Europeia de Luta Contra a Mutilação Genital .

A autora do livro

Capa do Livro

3.2. Não possuí.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Documento.

4.2. Khady é uma mulher de forças cuja a sua infância não foi fácil. Aos 7 anos foi excisada para que se conserva-se até ao casamento. Uns anos após tal acontecimento Khady ficou noiva de um primo seu que era muito mais velho que ela. Uns meses depois encontrava-se na sua nova casa em França com o seu esposo. Esta engravidou 5 anos seguidos, foi mãe aos 16, 17, 18, 19 e 20 anos. Mas por muita infelicidade perdeu a sua segunda filha que tinha 10 anos (Kiné)

Muitas da vezes Khady recusava ter relações sexuais com o marido e este agredia-lhe, mas o pior foi depois que casou pela segunda vez (voltando para África), a rapariga tinha cerca de 15 anos e não gostava de Khady. Esta sentiu-se aliviada pois assim não teria de partilhar a cama com o marido todos os dias já tinha com quem partilhar. Ficando um pouco frustada daquela vida e de não ter liberdade, Khady arrendou um T4 e mudou-se para lá com os seus filhos sem dizer nada ao marido. Passado 6 meses o marido de Khady foi ter com ela à sua nova casa peidndo que volta-se ou então que ele e a sua segunda mulher iriam viver com ela e esta achou tal coisa uma tremenda falta de respeito e recusou. Fez de tudo para se divorciar do marido, fez várias viagens a África e da última vez que lá foi conseguiu. Khady estava finalmente livre desde os seus 13 anos, agora sim podia mandar na sua vida e respirar sem receio!!

4.3."O meu pai teve 16 filhos. Nunca cheguei a conhecer a poligamia tal como ela é praticada em França. Felizmente para mim, a minha mãe viveu sempre sozinha connosco. Ou seja, só conhecemos a poligamia de longe. Costumávamos ir de vez em quando fazer uma visita às outras mulheres e aos seus filhos, mas nunca chegámos a viver juntos verdadeiramente. Por vezes, nem sequer chegava a haver afecto entre irmãos e irmãs de mães diferentes. E tudo porque as mães, inconscientemente, transferiam para s seus filhos os seus temores e a sua desconfiança. Entre nós, cada filho é um faba rémé ( em soninké " filho do pai"), o que por si só já serve de justificação para o facto de que apenas o pai tem importância".

" O que eu considero intelorável na poligamia aceite na Europa é o facto de serem só os maridos a tirarem partido dela. Mesmo que eles não se entendam com a primeira mulher, isso não devia de ser razão para que lhe imponham uma outra, normalmente uma miúda quase com a idade da filha mais velha".

4.4. Gostei do livro apesar de nas primeiras páginas fazer grandes caretas com o que ela contava. Mas de resto achei que este livro poderia mudar a mentalidade de muitas pessoas em ralação à muitlação e a poligamia, pois é uma grande injustiça para as mulheres, sofrem muitos e como se não bastasse sofrem de violência doméstica.

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Pontos : 2337

Re: Khady Mutilada

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 12:31

15 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15594