Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Tomás e Bianca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tomás e Bianca

Mensagem por Cassandra Veiga em Qua 23 Mar 2011 - 14:13

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título. Tomás e Bianca

1.2. Autor(a)- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora- DIFEL
1.4. Data da Edição-Julho de 2007



2. Escolha do livro

2.1. Por mais íncrivel que pareça eu escolhi ler este livro, pois este faz parte duma coleção, a qual se designa "Profissão Adolescente". E como já tinha lido uma grande parte dessa coleção decidi ler este. Apesar de o livro ser pequenoé muito interessante.



Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1.
[size=12]Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958, ou seja tem 52 anos. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.[/size]

Autora do Livro

Capa do Livro



3.2." O Tiago está a pensar"; "A viagem do Bruno"; "Alguém sabe do João"; "Estrela á chuva"

4. Conteúdo do Livro

4.1.Tragédia.


4.2. Tomás é um adolescentede 16 anos que sempretirou boas notas, era bom filho e acima de tudo ele e a família eram muito próximos.

Mas certo dia, na passagem de Ano Novo ocorre a triste tragédia. A sua família (mãe, pai e irmã) estavam a caminho de casa quando um rapaz que estava bêbado ia a alta velocidade provocou um grande acidente, em que o único sobrevivente foi a irmão do rapaz que ia em excesso de velocidade. Após este terrível acontecimento, Tomás fica tão revoltado que acaba por se afastar de todos principalmente do seu melhor amigo Pedro.
Avó paterna de Tomás apesar de nunca ter tido relações com o neto decide que este deve ir morar com ela. Tomás recusa pois diz que esta nunca o procurou e que não tinha uma relação saudável com o seu único filho (Pai do Tomás),sabe se lá porquê e que ela não merece ter a sua amizade. Mas como a avó não é facilmente vencida caba por insistir tanto que Tomás finalmente sede e vai morar com a Avó, que vivia numa casa que parecia uma mansão, só a casa-de-banho eram dois quartos normais juntos.
Para completar a alegria de Tomás, este arranja uma nova amiga colorida, Bárbara. Era irmã do rapaz que tirou a vida aos pais de Tomás. Como o Mundo é pequeno!!


4.3."Meia hora mais tarde, estavana rua da Junqueira, tocandoá porta do pai do energúmeno. Então, ainda à porta, mal viu o dono da casa, atirou-lhe à cara todas as verdades que nunca lhe podera dizer: que o filho destruíra a vida da família dele e a dele próprio; que ele, como pai,era responsável por tudo o que acontecera; que era ele quem deveria ter morrido, juntamente com o psicopata do filho e não os seus pais e irmãe, que eram inocentes e nunca tinham feito mal a ninguém".



"Ainda zonzo por causa da estalada e do beijo inesperado que se lhe segiu, o Tomás saiu para a rua e teve vontade de falar ao Pedro que tinha sido beijado pela rapariga mais gira que conhecia, mas lembrou-se que já não dava com o amigo....
Decidido a sair de casa da avó para não mais voltar, o rapaz apanhou um autocarro para o Restelo".


4.4. Este livro é um pouco triste, pois relata a história de um adolescente que ficou sem a sua família num trágico acidente. Este livro fez-me pensar de como a vida por vezes consegue ser injusta e maldosa,deixando este rapaz na solidão e orfão com apenas de 16 anos. A única crítica que tenho a fazer a este livro é que a história embora seja interessante é muito pequena, porque na parte em que começa a maior agitação na vida dele é que a história acaba. Emgeral gostei muito do livro e aconselho às pessoas da minha idade a ler.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Teresa_Maia_Gonzalez
http://www.wook.pt/ficha/tomas-e-bianca/a/id/62807

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/01/2011
Pontos : 2331

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tomás e Bianca

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 13:27

13 valores

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum