Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A cabana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A cabana

Mensagem por Raquel Rodrigues em Qua 23 Mar 2011 - 16:05

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: A Cabana
1.2. Autor(a): Wn. Paul Young
1.3. Editora: Porto Editora
1.4. Data da Edição: Outubro de 2009

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Uma amiga já tinha lido a “Cabana”, gostou imenso e recomendou-me. No entanto, li um breve resumo e fiquei bastante interessada, o que levou à minha escolha.

Após a leitura do livro

3.Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Wm Paul Young nasceu no Canadá e foi criado pelos pais missionários numa tribo nas montanhas do que era a Nova Guiné. Anos depois, as mortes do irmão mais novo e de uma jovem sobrinha deixá-lo-iam completamente destroçado.
Há um ano e meio atrás, Wm. Paul Young tinha três empregos. Desde essa altura até agora, a vida do autor deu uma enorme reviravolta.
Actualmente, Paul Young vive com a família, no estado de Oregon, nos EUA.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Drama

4.2. Assunto (breve síntese)

Durante uma viagem que deveria ser repleta de diversão e alegria, uma tragédia marca para sempre a vida da família de Mack Allens: a sua filha mais nova, Missy, desaparece misteriosamente. Depois de exaustivas investigações, indícios de que ela teria sido assassinada são encontrados numa velha cabana. Imerso numa dor profunda e paralisante, Mack entrega-se à grande tristeza, um estado de torpor, ausência e raiva que, mesmo após quatro anos do desaparecimento da menina, insiste em não diminuir. Um dia, porém, ele recebe um estranho bilhete, assinado por Deus, convidando-o para um encontro na cabana abandonada. Cheio de dúvidas, mas procurando um meio de aplacar seu sofrimento, Mack atende ao chamado e volta ao cenário do seu pesadelo. Chegando lá, a sua vida dá uma nova reviravolta. Deus, Jesus e o Espírito Santo estão à sua espera para um "acerto de contas" e, com uma imensa benevolência, travam com Mack surpreendentes conversas sobre vida, morte, dor, perdão, fé, amor e redenção, fazendo-o compreender alguns dos episódios mais tristes de sua história.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“ O amor deixa sempre uma marca significativa” Página 96.

“ Os seres humanos estão tão perdidos e degradados ” Página 122.

“ A confiança é fruto de um relacionamento em que sabes que és amado. Como não sabes que te amo, não podes confiar em mim” Página 125.

4.4. Opinião sobre o livro

Acho que o livro é bastante bom, pois faz com que o leitor interaja e vivencie as situações descritas, daí a ser muito emocionante. Está espelhado o que muitos de nós gostávamos que acontecesse e o que não acontecesse. È também um livro que cativa e que deixa uma pessoa pensativa.

Raquel Rodrigues
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 2
Pontos : 2245

Re: A cabana

Mensagem por Filipe Azevedo em Seg 4 Abr 2011 - 13:29

13 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15588