Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Crescendo - Becca Fitzpatrick

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crescendo - Becca Fitzpatrick

Mensagem por sara francisco em Sab 23 Abr 2011 - 5:51

Ficha de leitura – Crescendo









Antes de ler o livro


1. Identificação do livro



1.1 - Autor/a – Beca Fitzpatrick

1.2 - Título da obra – Crescendo


1.3 - Editora – Porto Editora

1.4 - Data da 1ª edição – Fevereiro de 2011





2. Escolha do livro



2.1 – Motivos que levaram à escolha do livro



Eu já li a primeira obra desta autora (Hush, Hush), e foi um livro que ultrapassou as minhas expectativas. Andei a pesquisar se a história continuaria, e acabei por descobrir que Crescendo era a continuação.

Fiquei à espera que saísse a versão portuguesa para o poder comprar, e assim o fiz. Espero que esta narração seja tão interessante como foi a primeira.





Após a leitura




3. Contextualização do autor


3.1 Alguns dados biográficos

Becca Fitzpatrick tem três irmãos, Heather, Christian e Michael.

Em Dezembro de 2000, casou-se com Justin em Filadélfia nativa. Em Abril de 2001, formou-se na Universidade Brigham Young com um diploma em Saúde Comunitária e foi trabalhar como secretária-professora numa escola alternativa de alta, em Provo, Utah.

Trocou a área da saúde pelas histórias. Vive no Colorado com o marido e o seu filho.

O seu site oficial.






3.2 - Outras obras da autora

· Hush, Hush

· Silence (em construção)








4. Conteúdo do livro




4.1 Género literário - Romance/fantasia/terror

4.2 - Assunto



Nora Grey continua a viver a sua vida amorosa com Patch, tudo corre bem até ao dia em que ela decide declarar-se a ele. A partir deste dia, Patch começa a afastar-se de Nora, sem nenhuma explicação. Nora pensa que ele fugiu dela por ter expressado os seus sentimentos por ele. À conta disto, ela acaba a relação.

Nora volta a ver um rapaz com que brincava quando era pequena, o Scott Parnell, ele é Nefilim. Ela aproxima-se dele para fazer ciúmes ao Patch, já que ele decidiu sair com a sua maior inimiga, a Marcie Millar.

Ao longo dos dias, a vida de Nora vai-se complicar, começa a ver o seu pai e investiga o que realmente aconteceu no dia em ele morreu, e todas as pistas vão dar ao Patch.

Nora vai ter de enfrentar novos desafios e descobrir a verdade sobre a sua família.


Spoiler:
Rixon, o melhor amigo de Patch, foi quem matou o pai de Nora, e fez de tudo para que o culpado fosse Patch.Nora descobre que o seu que o seu pai biológico é Hank Millar, um Nefilim. Este entregou Nora a Harrison Grey para que nenhum anjo caído a encontrasse. Contudo, Rixon quer matar Nora (o Hank Millar é o vassalo de Rixon e este para se tornar humano necessita matar a sua descendente do sexo feminino).

Patch consegue salvar Nora e eles voltam a ficar juntos, mas quando vão para casa dele encontram o Mão Negra, líder da sociedade de Nefilim e que é o Hank Millar. Ele quer encontrar o assassino do seu amigo Chauncey Langeais (e quem o matou foi a Nora).



4.1 - Citações favoritas:






Quando algo está mal entre duas pessoas, o orgulho fala mais alto. Ambas dizem que têm razão e que a culpa é do outro, nunca chegam a um acordo, mas se falarem e explicarem cada motivo e argumento, podem resolver os seus problemas. Se deixarmos o orgulho dominar-nos, arrependeremos, porque queríamos que tudo ficasse bem e não aconteceu devido à nossa opinião sobre quem é que tem razão.

Momento da história – Nora estava no quarto dela a pensar sobre o que acabara de acontecer com ela e com o Patch. Texto retirado do capítulo três.










Toda a gente tem direito a ter os seus segredos. Mesmo que seja alguém que não gostamos, devemos respeitar os seus segredos. Chamam-se segredos por algum motivo, certo? Temos assuntos que nos são importantes demais para expressá-los a alguém, é algo nosso que queremos que fique para nós.

Momento da história – As aulas tinham acabado, e a Vee foi buscar a Nora de carro, onde puseram a conversa em dia. Diálogo retirado do capítulo douze.









Devemos ver em quem confiamos porque nunca sabemos se essa pessoa nos irá desrespeitar. Todas as pessoas têm algo bom e algo mau, têm defeitos que caracterizam a sua pessoa. É isso que faz de nós, humanos. Não devemos tirar conclusões só pelo aspecto, as aparências enganam. Se nos estão sempre a mentir necessitamos de mudar isso. Há pessoas, como o Patch, que agem de uma determinada maneira porque já sabem o que pode acontecer, e outras que precisam de aprender, como a Nora (e só o conseguem depois das experiências que têm durante a vida).

Momento da história – Depois de receber a horrível notícia sobre a sua família, Nora vai-se embora e senta-se num banco de uma rua e relembra as suas memórias antigas. Texto retirado do capítulo dezassete.





4.1 - Opinião sobre o livro

Nesta história, Nora passa momentos muito difíceis: acaba a relação com o Patch, há alguém que quer matá-la, descobre que o seu pai biológico não morreu, que tem uma irmã e que a sua mãe mentiu durante dezasseis anos. Ela sofre muito neste livro mas consegue ultrapassar tudo com a ajuda da sua grande amiga Vee que esteve lá sempre a apoiá-la.

Nora acabou com Patch para o poder salvar. Em certas circunstâncias, para se ajudar alguém precisamos de abdicar os nossos interesses, mas devemos lembrar que o fizemos para auxiliar um amigo. Nora demonstrou uma verdadeira coragem para desistir da sua grande paixão. Mas a relação também acabou porque ela tinha dúvidas sobre os sentimentos de Patch, do que vale ter uma relação se as pessoas envolvidas não confiam uma na outra?

Para mim foi uma narrativa muito interessante, cheia de emoções e conflitos entre as personagens principais, já que ambas queriam ficar juntas mas havia sempre algo que impedia.





5. Referências bibliográficas



Imagem da capa - http://mandybookworm.blogspot.com/2010/07/arc-de-crescendo.html - 23/04/2011 - 12:45

Biografia de Becca Fitzpatrick - http://www.beccafitzpatrick.com/bio.html - 23/04/2011 - 13:15

Imagem de Becca Fitzpatrick - http://br.murphyslibrary.com/?p=3713 - 23/04/2011 - 13:30

Imagem do livro Hush, Hush - http://etcemari.blogspot.com/2010/07/o-que-eu-faco-sem-crepusculo-serie_09.html - 23/04/2011 - 13:45

Imagem do livro Silence - http://thisandthat-cait045.blogspot.com/2011/02/becca-fitzpatricks-silence.html - 23/04/2011 - 14:00



Trailer do livro crescendo




Entrevista a Becca Fitzapatrick


Very Happy

sara francisco
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 42
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos : 2465

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crescendo - Becca Fitzpatrick

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:50

20

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crescendo - Becca Fitzpatrick

Mensagem por Wanda de Souza Carvalho em Qui 19 Set 2013 - 8:56

Nossa... 
esse livro chama muito atenção pelo conteudo...
parece ser realmente um livro muito bom....

Wanda de Souza Carvalho
Letra
Letra

Número de Mensagens : 8
Idade : 21
Localização : Mogi Das Cruzes
Data de inscrição : 13/03/2013
Pontos : 1383

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crescendo - Becca Fitzpatrick

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:53


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum