Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Triste Fim de Policarpo Quaresma - de Lima Barreto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Triste Fim de Policarpo Quaresma - de Lima Barreto

Mensagem por Bruna em Sab 23 Abr 2011 - 12:05

Antes de ler o livro.....
.

Identificação do livro:

Imagem do livro.



• Título: O Triste Fim de Policarpo Quaresma
• Autor: Lima Barreto
• Editora: Base Editora
• Data de edição:1ºedição 1915

Escolha do livro:

• Escolhemos este livro pelo autor retratar na história o preconceito em que ele mesmo sofreu em sua vida real por ser mulato e pobre.

Após ler o livro........

Contextualização do autor:

Lima Barreto nasceu em 1881 e morreu em 1922, no Rio de
Janeiro ( este dado de sua biografia é importante pois é no Rio de Janeiro que ocorre suas obras).
Estudou em Niterói, no antigo Colégio Pedro II onde cursou Engenharia, teve que abandonar o curso para cuidar de seu pai que enlouqueceu.
Lima foi vitima de muitos preconceitos por ser mestiço, pobre e lutava para a implantação de idéias socialistas. É um escritor típico brasileiro pois seus romances falm da vida no subúrbio, de gente humilde e dos marginalizados ( mulatos, loucos, alcoólatras e pobres).
Gostava muito de ler literatura de ficção européia do século XIX e escreveu também romances, contos, crônicas sátiras literários e escreveu apenas um livro de memórias.


Outras obras do autor:

• Recordações do Escrivão Isaias Caminha (1909)
• Numa e a Ninfa (1915)
• Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá (1919)
• Clara dos Anjos (1948-póstumo)
• O Cemitério dos Vivos (1953-póstumo)


Conteúdo do livro:

• Gênero literário: Romance
• Assunto:

"Policarpo Quaresma é um homem 'apaixonado pelo Brasil', ou melhor, um grande patriota. Ele mora com sua irmã Adelaide e tem um grande amigo chamado Ricardo Coração dos Outros que é um grande tocador de violão.
Este livro retrata o preconceito que Quaresma sofreu em seu trabalho e vida social, foi a acusado de louco por ter dito em uma reunião que a língua oficial do Brasil deveria ser o Tupi Guarani todos riram dele descaradamente, escreveu um bilhete em tupi guarani que por acaso foi mandado para seu chefe, com isso foi suspenso do trabalho devido a essa distração. Conforme o tempo Quaresma foi internado em um hospício onde ficou lá por um tempo de aproximadamente 5 meses, só recebendo visitas de Ricardo, Coleoni e Olga, sua afilhada.
Quando saiu do hospício largou a vida na cidade e foi morar no sítio, que deu o nome de “O Sossego”, lá trabalhou junto a Anastácio, que tentou ensinar Quaresma a manusear uma enxada (o que foi em vão), mesmo assim Quaresma trabalhava do seu jeito. Lá recebeu a visita de um coronel que pede para que Quaresma o ajude a coordenar a festa da padroeira da cidade, recebe também a visita de Ricardo seu amigo.
Enquanto Quaresma está em seu sítio, Ricardo é convidado para tocar na festa de noivado da filha do Coronel Albenos que se chama Quinota, ele aceita.
Após o passar do tempo, Ismênia outra filha de do General continua em depressão devido seu noivo, Cavalcanti, ter viajado e nunca ter mandado notícias de onde e como está por isso deduziu que ele tinha desistido de seu casamento com ela, assim adoeceu rapidamente, então sua mãe Dona Maricota percebeu que sua filha não melhorava e perguntou se sua filha deseja-se algo e ela disse que queria se enterrada com seu vestido de noiva e foi isso que aconteceu quando morreu, após muito tempo de sofrimento.
Nesta mesma época Quaresma foi preso em uma ilha, seus amigos e familiares foram a este lugar para socorrer ele porém quando chegaram lá descobriram que Quaresma era um traidor e que estava morto."


Citação favorita:

1. “Quaresma ouviu uma bulha esquisita, como se alguém esmagasse as folhas mortas das árvores... Um estalido.... E era perto... Acendeu um fósforo e o que viu, Meu Deus! Quase todas as laranjeiras estavam negras de saúvas.”

Opinião sobre o livro:

Este é um livro que seu começo é um tanto monótono, porém à medida que você vai lendo a história vai se agitando mais, e assim atrai a atenção da pessoa que está lendo. Para pessoas que se interessarem mais pelo livro, saibam que foi lançado filme deste livro.


Imagem do filme.





Nome dos componentes:
• Bruna Maria
• Fernanda
• Luana
• Luciana


3ºA




Última edição por Bruna em Seg 25 Abr 2011 - 16:33, editado 1 vez(es)

Bruna
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 10
Idade : 22
Localização : Brazil
Data de inscrição : 14/02/2011
Pontos : 2159

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Triste Fim de Policarpo Quaresma - de Lima Barreto

Mensagem por alexandre(hiro) em Seg 25 Abr 2011 - 14:52

é um livro realmente interessante, e foi uma boa escolha de leitura. Este é um dos livros, também, muito solicitado em provas e vestibulares. Por ser uma obra bastante conhecida, talvez, faltou um diferencial no trabalho, mas de forma geral, uma boa apresentação!
Nota 13 (6.5)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5202

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum