Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Mª Teresa Maia Gonzalez - Os herdeiros da Lua de Joana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mª Teresa Maia Gonzalez - Os herdeiros da Lua de Joana

Mensagem por rbaptista em Ter 26 Abr 2011 - 15:15

1. Identificação do Livro

1.1. Titulo- Os herdeiros da Lua de Joana
1.2. Autor(a)- Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Editora- Verbo
1.4. Data da Edição- 2004

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro:
Por ser a continuação do livro "Lua de Joana" da mesma autora e por gostar muito da escrita desta autora.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos:Mª Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra em 1958 .
Licenciou-se em línguas e literaturas modernas, cambiante de estudos Franceses e Ingleses pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Foi professora de Língua Portuguesa.
Iniciou a sua carreira com escritora de literatura juvenil em 1989.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a):
-A Lua de Joana
-Recados da mãe
-O guarda da praia
-Gaspar & Mariana
-Anti Bonsai
-Pai no tecto (Teatro)
-Herdeiros da Lua de Joana (Teatro)
-Colecção um palco na escola
-Colecção profissão : Adolescente
-Colecção o clube das chaves
-…

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Drama
4.2. Assunto (breve síntese):Tudo se baseia no sofrimento das personagens com a perda de Joana.
Baseia-se também na sua “Lua”, que era um baloiço que Joana tinha no quarto onde se sentava a pensar nos seus problemas e a escrever cartas para Marta, o mesmo também vai causar sofrimento á sua família e amigos.
Sentem-se transtornados por não saber o destino a dar á “Lua”. Mas depois de darem muitas voltas á cabeça decidem doa-la á escola que Joana frequentou, pois era lá o sitio onde ela passava mais tempo e onde estavam os seus amigos.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto): "JORGE (Indignado) Porquê?! Porque é a verdade. (Elevando o tom de voz) A verdade! Não é disso que se trata? Não me pediu que dissesse a verdade? Pois aí a tem, a verdade nua e crua. Não gosta, paciência. Não posso fazer nada... (Com ironia) A não ser que me queira receitar umas pastilhas para ver tudo de outra maneira, tudo cor-de-rosa; cor-de-rosa não, que não é o meu género; pra ver tudo menos... negro. E isso! Arranje-me aí uns comprimidos fixes! Pode ser, quem sabe?, que possa voltar a ver o mundo às cores... E que, pra ser sincero, há muito tempo que não vejo uma cor na minha casa, na minha vida... (Pausa breve) Lembro-me de que, quando éramos pequenos, a Joana e eu íamos à janela ver o arco-íris, nos dias cinzentos... (Sorri tristemente) A Joana... era tão apanhada, a minha irmã... A Joana dizia que o arco-íris nascia sempre no quarto da avó Ju e que era dali que crescia e se estendia até ao outro lado do mundo... E dizia que a avó era a fada das cores; que era ela quem as tinha inventado.." - Jorge o irmão de Joana encontra-se no consultório do psicólogo explicando-lhe o que á de errado na sua casa e como está a sua vida depois da morte de Joana.
4.4. Opinião sobre o livro:Eu gostei da peça pois retrata uma realidade actualizada dos problemas jovens de hoje. Encaro também esta obra como um alerta para os mesmos.

Moral da história: a droga vicia, a droga mata!

rbaptista
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 2
Pontos : 2201

Re: Mª Teresa Maia Gonzalez - Os herdeiros da Lua de Joana

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:52

14

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15588