Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O caso do martelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O caso do martelo

Mensagem por Marielli Pereira em Ter 26 Abr 2011 - 18:29

Ficha de leitura





Antes de ler o livro
1. Identificação do Livro

1.1. Título: O caso do martelo

1.2. Autor(a): José Clemente Pozenato

1.3. Editora: Mercado livre
1.4. Data da Edição: 2002


2. Escolha do livro2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Escolhi o livro por indicaçao de um amigo, pois ele falou que era uma historia de misterios.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor3.1. Alguns dados biográficos

José Clemente Pozenato, nasceu em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, 1938. Fez os estudos secundários em Caxias do Sul. É bacharel em Filosofia, com pós-graduação em Literatura Brasileira e mestrado em Educação. É professor de literatura na Universidade de Caxias do Sul, onde desempenhou as funções de Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional



3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)



Vária Figura (1971),

Carta de Viagem (1982)

Meridiano (1983)

Cánti Rústeghi (1993)

O Quatrilho (1985)
O Caso do Loteamento Clandestino (1989)


O Jacaré da Lagoa (1990)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: novela policial

4.2. sintese (breve síntese)

Tudo começa em uma linda manhã quando o delegado Passubio senta em sua mesa masca uma bala de alcaçuz para esquecer-se do cigarro, e de repente bate à porta era um rapaz desesperado dizendo que havia acontecido um crime Camilo Gambá o informa que seu tio havia morrido o Mansueto Gambá, no começo Passubio não deu muita importância, mais soube que o prefeito da Cidade queria respostas sobre o caso com isso o delegado teve que dar certa importância ao caso.

O Dr. Carbelli deu os resultados da autópsia, mas não ajudou em nada, pois só disse que Mansueto Gambá morreu com três marteladas na cabeça dadas com muita força. O delegado foi ao velório para ver se descobria algo sobre o caso, começou a conversar com Jacinto Fascina porque Camilo Gambá disse que o filho de Jacinto era suspeito, mas jacinto esclareceu e disse que Camilo não valia nada e era mimado, pois era sobrinho de Mansueto que era Dona da Indústria que praticamente movia a cidade. Apos Jacinto esclarecer que seu filho estava na casa de um amigo no dia do crime o delegado foi perguntar para esse tal amigo que trabalhava na colheita de uva da empresa. Chagando lá encontrou Aldérico e seu irmão gêmeo Uldérico, mais eles disseram a mesma coisa que o filho de Jacinto Fascina foi só para resolver coisas de futebol com os amigos da empresa.

Passubio descobriu que Mansueto Gambá gostava de dona Julieta que era mãe da Nora de Mansueto e Passubio já desconfiava de Camilo dês de o início, mas não tinha imaginado que sua esposa filha de Dona Julieta teria matado Mansueto por sua herança, Camilo ficou com medo por sua esposa de ela ser presa, mas ele foi embora com sua família.

Delegado Passubio ficou mais calmo por ter revolucionado o caso por causa da pressão que o prefeito havia colocado sobre o caso e se sentiu de férias e todos da cidade de santa Juliana terminaram o caso com uma festa já que a família dos Gambás foi embora.


4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)
Qualquer que fosse a hipótese, uma coisa era certa, O crime não tinha sido obra de algum banal assaltante em trânsito...” (aqui o delegado esta chegando perto do verdadeiro autor do crime e pode se considera um tese pré clímax, pois com esse idéia é que ele chega até a assassina de Mansueto gambá)



4.4. Opinião sobre o livro
O caso de Martelo tem em seu roteiro uma história cansativa, pois até antes do descobrimento do verdadeiro autor do crime José Clemente Pozenato relata varias suspeitas que se prolonga ao livro mas que no final de cada suspeita se tem um resultado cada vez mais distante do real criminoso.





Realizado por: Diego Geraldo de Souza, Marielli Pereira Marques e Priscila Aparecida Souza do 3ºB do Ensino Médio


Última edição por nilse martinez em Sab 30 Abr 2011 - 8:43, editado 3 vez(es) (Razão : Errei quando fui colocar o titulo)

Marielli Pereira
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 17
Idade : 22
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 05/03/2011
Pontos : 2160

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O caso do martelo

Mensagem por alexandre(hiro) em Ter 26 Abr 2011 - 19:29

Uma escolha interessante. Foge da tradicionalidade e dos clássicos, uma atitude bem ousada.Seria interessante, se vocês ao comentarem sobre os diversos suspeitos, citassem a Agatha Christie, que apresenta em suas obras, características muito semelhantes.Enfim, gostei da apresentação.Nota 15 (7.5)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5208

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum