Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Eu, Carolina" - Carolina Salgado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Eu, Carolina" - Carolina Salgado

Mensagem por Daniela Sofia em Dom 8 Maio 2011 - 12:40

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título – Eu, Carolina
1.2. Autor(a) – Carolina Salgado (ex-mulher de Jorge Nuno Pinto da Costa)
1.3. Editora – Dom Quixote
1.4. Data da Edição – Dezembro de 2006 (5ª edição)

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro – Interessei-me inicialmente pela leitura deste livro, por ser uma autobiografia, e sendo Carolina Salgado a ex-mulher de Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente do FC porto, seria um livro promissor, com segredos e verdades nunca antes reveladas.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos - Carolina Salgado, proveniente de Vila Nova de Gaia, nascida a 14 de Março de 1977, ficou conhecida pela relação que manteve com o Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, entre 2003 e 2006.
O livro “Eu, carolina”, foi o único que Carolina publicou, livro este controverso, record de vendas, apresentando alguns segredos do futebol português e revelando detalhes do seu relacionamento com o presidente.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a) – O livro “Eu, Carolina” foi a primeira e única obra que a autora publicou.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário - Autobiografia
4.2. Assunto - Carolina Salgado, uma mulher com trinta anos, relata a longa história da sua dura vida, antes do casamento com o conhecido Presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, apesar da vida de luxo que viveu ao seu lado, Carolina conta todas as verdades acerca daquilo que o Presidente fazia, todas as corrupções do processo “apito dourado” em que Jorge Nuno Pinto da Costa estava envolvido, o livro veio trazer muita polémica em Portugal, pois ninguém esperava ler tudo aquilo que leu.
carolina relatou pormenorizadamente a sua vida em conjugue com o presidente, algo que não o deixou muito feliz…
Foi alegado por Carolina Salgado e relatado de forma intensa nos meios noticiosos essa faceta de Pinto da Costa (que foi acusado formalmente no escândalo de corrupção do Apito Dourado em Junho 2007). A polícia conduziu assim uma investigação.
Outras acusações sérias foram feitas por Carolina, incluindo subornos, rixas com prostitutas e o espancamento de Ricardo Bexiga, então vereador da Câmara Municipal de Gondomar.
Carolina Salgado reivindica que o seu livro é um testemunho verídico de factos reais e que o publicou para chamar a atenção sobre a corrupção no caso Apito Dourado.
Pinto da Costa negou todas as alegações nos meios noticiosos.
A sua irmã gêmea, Ana Maria, veio desmentir Carolina, numa entrevista à emissora portuguesa SIC, onde disse serem inverdades muitas das declarações da irmã e ter o original de Eu, Carolina consigo.
Baseado no livro que Carolina escreveu foi feito o filme Corrupção, que conta com Margarida Vila-Nova no papel de Carolina, e Nicolau Breyner, num papel semelhante ao presidente do Futebol Clube do Porto.

4.3. Citações favoritas – “O meu arrependimento é sentido e julgo que o doutor Ricardo Bexiga o entendeu como tal. Eu jamais iria ter com ele se não sentisse o que senti. De contrário, não seria tão hipócrita como aquelas pessoas que vão a Fátima e não sentem, nem nunca sentirão, o apelo para uma vida de paz, de justiça e de fraternidade. (16º capítulo, página 137)
- Carolina explica que tudo aquilo que sentiu pelo presidente Jorge Nuno foi real e verdadeiro, que nunca se aproveitou dele para estabelecer uma vida de luxúria, ao contrário do que muitos pensavam.

4.4. Opinião sobre o livro - Gostei do facto de Carolina ter tido coragem pra publicar tantas verdades (ou não), e intimidades acerca do seu ex-marido, sendo ele um homem com grande poder tanto a nível económico como social, publicou-o sem qualquer medo das críticas, arcando com todas as responsabilidades daquilo que escreveu, mulher corajosa.

Referencias Bibliográficas - http://pt.wikipedia.org/wiki/Carolina_Salgado (08-05-2011)

Daniela Sofia
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Pontos : 2069

http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=1478261787&sk=info

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: