Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Sorriso das estrelas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Sorriso das estrelas

Mensagem por Cassandra Veiga em Qua 11 Maio 2011 - 14:22

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título- O Sorriso das estrelas
1.2. Autor(a)- Nicholas Sparks
1.3. Editora- Editorial presença
1.4. Data da Edição- Dezembro de 2004 ( 16ª Edição)

2. Escolha do livro

2.1.- Uma vez mais este livro foi me recomendado por uma colega de turma. Apesar de nunca o ter lido, disse-me que aparentava ser interessaante e arrisquei, pois nunca gostei de Romances. E devo dizer que estou contente por ter seguido o seu conselho.
Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1.
Alguns dados biográficos- Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Começou a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica.


O autor do Livro

Capa do Livro

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)- "O Diário da Nossa Paixão"; "As Palavras Que nunca Te Direi"; "Um Momento Inesquecível"; "Corações em silêncio"; Uma Viagem Espiritual"; "Uma Promessa para Toda a Vida
".
4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário- Romance.

4.2. Assunto- Adrienne Wilis é uma mulher linda, forte e corajosa que conseguiu educar e criar os três filhos (Matt, Amanda e Dan) sozinha, depois do divórcio com o seu marido, Jack, que atrocou por uma jovem e bonita mulher que se chamava Linda e era colega de trabalho de Jack. Mas agora, passado 15 anos, Adrienne sente a necessidade de contar o seu mais intímo segredo, nunca antes divulgado, para poder retirar a filha daquele sofrimento profundo. Amanda não consegue esquecer a morte de seu marido e Adrienne como mãe tem o dever de ajudar a filha a seguir em frente e a olhar pelos seus dois filhos ainda pequenos.
Tudo acontecera há cerca de 14 anos, três após o divórcio, Adrienne já com 45 anos ainda não reconstruira a sua vida. Até que durante um fim-de-semana prolongado fica a tomar conta de uma estalagem que pertence à sua amiga Jean, que viajou para fora para ir a um casamento. Durante todos esses dias, Adrienne recebe apenas um hóspede, Paul Flanner. Um cirurgião muito bem sucedido de 54 anos. Que por coincidência também era divorciado só que apenas 6 meses. Este homem não tinha uma boa relação com o seu único filho, Mark. Pual, cheio de dúvidas e problemas de consciência, encontra em Adrienne, o que em toda a suav ida procurava e não encontrava. Finalmente, consegiu preencher o vazio que sempre sentira. Após aqueles belos dias de Amor, Paul tinha de partir para o Equador, para poder resolver assuntos pendentes com o seu filho, Mark. Prometendo a Adrienne que regressariadentro de um ano. Entretanto tal nunca contece, mas durante esse ano trocarm cartas amorosas. Infelizmente, Paul falecera e mais uma vez Adrienne voltou a sentir a dor da mágoa, mas desta vez era bem pior, pois tinha encontrado o amor da sua Vida. Embora, tenha tocado no passado, o que lhe provocou algum derrame de lágrimas, Adrienne ajudou a filha a voltar a ser o que era, deu-lhe forças para continuar.




4.3. Citações favoritas- "A mãe morrera quando o trouxe ao mundo e, sendo único filho de um pai que tinha de trabalhar a terra para comer, a sua vida não fora fácil. Em vez de ir jogar basebol ou ir à pesca, passava os dias a mondar ervas daninhas e a tirar parasitas das folhas de tabaco, doze horas por dia, sob o calor inclemente do sol dos Verões sulistas que lhe mantinha as costas com um castanho-dourado permanente. Como todas as crianças, por vezes queixava-se; mas na maior parte dos dias conformava-se com o trabalho. Sabia que o pai precisava da sua ajuda e o pai era bom homem. Era paciente e simpático mas, mantendo a tradição do seu próprio pai, raramente falava, a menos que tivesse alguma coisa importante para dizer. Na maioria dos dias, a casa oferecia aquele tipo de sossego que normalmente só se encontra nas igrejas. Para além das perguntas superficiais acerca do que se passava na escola ou do que estava a acontecer aos campos, ao jantar apenas se ouvia o som ocasional dos talheres a bater nos pratos. Lavada a Louça, o pai emigrava para a sala para folhear artigos e relatórios sobre a agricultura, enquanto Paul mergulhava na leitura dos seus livros. Não tinham televisor e o rádio quase só era ligado para ouvir o boletim metereológico.
Eram pobres, não lhes faltava comida nem uma cama quente para dormirem, mas era frequente que Paul se sentisse envergonhado com as roupas que tinha de usar ou pelo facto de nunca ter dinheiro suficiente para ir à pastelaria comprar um bolo ou uma cola, como faziam os seus amigos. Ouvia uma vez por outra, alguns comentários maldoso sobre o assunto, mas em vez de lhes responder dedicou-se ao estudo, como se tentasse provar que a pobreza não o preocupava. Obteve notas excelentes, ano após ano; o pai, por muito que os resultados do Paul o enchessem de orgulho, mal escondia uma certa melancolia que o assaltava ao olhar os relatórios, como se não tivesse dúvidas de que aquelas notas significavam que o filho um dia sairia da herdade, para nunca mais voltar".

**********

"Toda a minha vida quis ser bonita para ti".




4.4. Opinião sobre o livro- Era uma história de amor muito bonita, embora não tenha tido o melhor dos finais. E devo fazer um elogio grandiodo a Nicholas Sparks, pois o Livro está fantástico e para já ter um filme e tudo é porque não sou a única a pensar assim. O livro mostra-nos dois lados do amor, seguimos em frente e seremos felizes (com o tempo) ou vivemos para sempre na mágoa. GOSTEI MUITOO!!




Referências bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Sparks
http://www.livrosfilmesemusicas.com.br/2010/04/nicholas-sparks-filmes-e-livros.html


  • Livro ( O Sorriso das Estrelas)



Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/01/2011
Pontos : 2331

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Sorriso das estrelas

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:29

15

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum