Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

As Feras do Futebol Clube- Raban, o Herói

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As Feras do Futebol Clube- Raban, o Herói

Mensagem por ana seleiro em Sex 13 Maio 2011 - 12:15

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título- As Feras Futebol Clube- Raban, o Herói
1.2. Título Original- Die Wilden Fussball Kerle- Raban der Held
1.2. Autor- Joachim Masannek
1.3. Editora- Dom Quixote
1.4. Data da Edição- 1ª Edição, Junho 2007; 2ª Edição, Março 2008

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro-
tinha visto os filmes (Os Rebeldes da Bola) e adorei os filmes, como os
livros são muito diferentes dos filmes achei que seria interessante ler
a colecção.


Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos- Nasceu a 1 de Setembro de 1960 em Bockum-Hövel. Estudou Filologia Germânica, Filosofia e Ciências Audiovisuais.
Foi argumentista em diversas produções para cinema, televisão e estúdios de gravação. A sua experiência como treinador de futebol da equipa dos seus filhos
(Marlon e Leon) serviu de inspiração para a colecção As Feras do
Futebol.


3.2. Outras Obras do Autor- As Feras Futebol Clube- Leon, o rei das fintas; Félix, o pé-de-vento; Vanessa, a sem medo; Juli, o superdefesa; Deniz, a locomotiva
4.
Conteúdo do Livro


4.1. Género Literário- infantil mas misturado com realidade e ficção

4.2. Assunto (breve síntese)- Este livro fala sobre um rapaz chamado Raban, que faz parte de uma equipa de futebol chamada As Feras que é composta por ele e pelos seus amigos.
Quando estavam prestes a ganhar o Campeonato de Outono e a proclamarem-se campeões de Outono, Raban apoderou-se da bola e rematou com o seu pé esquerdo, o seu pior pé, ele enviou a bola uns metros acima da trave. Depois queria passar a Juli mas foi muito alto e o jogador da equipa adversária tomou conta da situação e marcou, ficou três a quatro quando soou o apito final da partida e perderam na sua própria casa.
Depois de Raban ter sido o culpado de perderem os seus colegas de equipa mal lhe falavam, e cada vez que ele perguntava se queriam ir fazer qualquer coisa depois da escola eles diziam-lhe sempre a mesma coisa, diziam-lhe que não.
Faltava um dia para a véspera de Natal e ainda não se falavam, Raban disse que não podiam continuar assim, mas eles ainda ficaram mais chateados com ele. Um dia Raban chegou a casa e encostado a uma jarra esta uma carta, negra como o breu decorado com o emblema de As Feras. Tinha sido Willi (treinador de As Feras) que tinha desenhado. No envelope estava uma folha dobrada de papel negro, Raban desdobro-a e tinha lá escrito: "Aparece! A descida de trenó de Natal será mesmo feroz UUUUU!". Raban foi ao Caldeirão do Diabo (Campo onde As Feras treinavam) ter com Willi e com os outros, mas os outros não apareceram, Raban e Willi falaram e Willi disse-lhe que se ele queria saber se tinha material para ser jogador profissional de futebol ou não, de vinte e quatro em vinte e quatro anos, se por sorte, reluzirem pirilampos na véspera de Natal, aparecerá o oráculo do futebol. Na noite de São Silvestre, no velho estádio da Rua Gr
ünwald, pouco depois da meia-noite, acendem-se as luzes e aparecem os espíritos das grandes lendas do futebol alemão.
Depois de Willi lhe ter dito isto ele foi contar aos outros mas eles não acreditaram. Quando chegou a véspera de Natal Raban foi para o velho estádio. Ele estava à espera que chegasse a mei-noite quando ouviu a voz de Deniz, os outros tinham vindo. Quando chegou a meia-noite não havia pirilampos nenhuns nem oráculo e os outros foram-se embora achando que Raban tinha mentido.
Depois de se terem ido embora o oráculo tinha aparecido com as grandes lendas do futebol alemão (Gerad M
üller,Paul Breitner, Wolfgang Overath, Gunther Netzer, Step Maier, Grabowski, Uli Hoeness e Kaiser: Franz Beckenbauer). Raban jogou com eles, no final do jogo disseram-lhe que não tinha estofo para ser jogador profissional.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)- [Passavam-me a bola constantemente. Ao fim e ao cabo, era eu que estava à prova. Mas, ou tropeçava com o esférico ou dominava-o tão mal, tão mal, que até parecia a minha avó a jogar à bola.] [Mas já sabes que As Feras não são uma equipa como as outras. Leon já o deixou bem claro desde o primeiro livro: As Feras não são apenas uma equipa de futebol nem o seu cão Sock é um fofo peluche. Não, As Feras são um bando de loucos por futebol, vivem-no ao limite e jogam sem complexos.]

4.4. Opinião sobre o livro- Gostei de ler o livro, porque foi muito diferente dos filmes. O livro fala melhor de como são as personagens do que nos filmes. Apesar de gostar mais dos filmes, gostei de ler o livro e com certeza que vou gostar de ler o resto da colecção.


ana seleiro
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 4
Idade : 21
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 13/04/2011
Pontos : 2106

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Feras do Futebol Clube- Raban, o Herói

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:30

14

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum