Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Vida em mim - Nuno Lobo Antunes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vida em mim - Nuno Lobo Antunes

Mensagem por Inês15 em Sab 28 Maio 2011 - 13:01

Vida em mim

Fotografia do autor no seu primeiro dia de aulas, com 6 anos

Identificação do Livro
Autor – Nuno Lobo Antunes
Título da obra – Vida em mim
Editora – Verso de Kapa
Data de edição – 2ª edição: Outubro de 2010

Escolha do livro
Motivos que levaram à escolha do livro
Escolhi este livro não pela história, mas pelo autor, em que tinha muita curiosidade em conhecer um dos seus livros.
Vida em mim é o mais recente livro de Nuno Lobo Antunes, um conceituado neurologista pediatra, muito falado ultimamente, pelas várias intervenções sociais no âmbito de problemas neurológicos em crianças. Uma pessoa extremamente inteligente e sensata, que eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, e de confirmar que para além de um excelente médico é também uma excelente pessoa.

Contextualização do autor

Referências biográficas
Nasceu em Lisboa a 10 de Maio de 10 de Maio de 1954.
Em 1977, licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa.
Foi Assistente Hospitalar de Pediatria e Coordenador da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Foi Membro da Comissão de Neurologia do “Children Oncology Group”.
Foi consultor de Neurologia Pediátrica para o Departamento de Neurologia e Pediatria do Memorial Hospital for Cancer and Allied Diseases e para o Presbyterian Hospital em Nova Iorque.
Foi ainda Professor Auxiliar de Neurologia e Pediatria na Cornell University Joan & Sanford I. Weill Medical College.
É actualmente Director Médico e Coordenador das áreas de Neurodesenvolvimento e Neurologia do CADin, Consultor de Neurologia do Serviço de Pediatria do Hospital Fernando da Fonseca entre outros cargos na mesma área.
Publicou o seu primeiro livro, “Sinto Muito”, em 2008, que foi e ainda é um enorme sucesso. Em 2009, publicou o livro “Mal-entendidos”.

Informação do livro

Outras obras do autor

“Sinto muito”, em 2008. Neste seu primeiro livro, Nuno Lobo Antunes mostra que um médico também sofre com os seus pacientes, quando retrata história de um doente de cancro em fase terminal.
“Mal entendidos”, em 2009. Neste segundo livro, o autor procura nas suas memórias formas de diagnosticar diferentes perturbações no desenvolvimento de crianças.

Conteúdo do livro
Género literário Narrativa
Assunto (resumo)
Numa conversa cúmplice com o leitor, Nuno Lobo Antunes revela uma visão da vida “de quem se conhece bem”, numa viagem do passado ao presente.
“Vida em mim” é o espelho da alma de um médico, que intercala memórias da sua vida com a sua rotina diária durante uma semana. Histórias de diversos momentos, que com maior ou menos relevância vão modificando a pessoa que é hoje.
“Olhos que se vêem a si mesmos, e nessa peregrinação interior procuram descobrir o nexo, o sentido de uma existência em que o passado caminha ao lado do presente”.

Algumas citações
“Vida em mim” é uma “conversa” directa e sincera com o leitor. Alguns momentos desta “conversa” são bastante curiosos, ou talvez despertaram-me mais à atenção. Assim se seguem algumas citações desses momentos…

•Capítulo 1 - Segunda-feira: Monólogo a várias vozes.
“A vida é uma viagem, todos o sabemos. Navegação à vista que a rota não foi prevista e o mapa se vai revelando à medida que o tempo caminha. É desconhecido o destino, são incógnitos os portos, escassas as enseadas onde encontrar abrigo. O barqueiro tem uma venda, e cego, o barco prossegue arrastado por ventos e marés, ferido aqui e ali, por correntes e escolhos.”
São as primeiras palavras do autor, e que desde logo me fizeram acreditar que iria gostar do que se seguiria.

•Capítulo 3 – Quarta-feira: Faça-se Segundo a Arte
Tempo para o autor contar uma história dos seus tempos de estudante, no mínimo curiosa e engraçada.
“É provável que tivesse défice de atenção, ou então foi da ansiedade, não sei, mas, um dia, perante o olhar atónito de toda a turma e a perplexidade da professora, levantei-me do meu lugar na fileira de trás, caminhei ao longo da secretária da professora, abri a braguilha, e perante os olhos incrédulos de colegas e mestra, fiz chichi para dentro do cesto.
Meu caro, este seu amigo era um zero à esquerda.”

•Capítulo 5 – Sexta-feira: Tempo de acertar contas
Quando a sua mãe visita o tio Pedro de Almeida Lima, já velhinho, encontra-o sentado a ler:
“Elogiou-lhe a agudeza da inteligência, a persistência da curiosidade intelectual, a vivacidade do espírito. Por fim, com a curiosidade cortês com que se interrogam os velhos, perguntou-lhe qual seria a próxima leitura. O tio sorriu e respondeu: «Este livro, de novo, porque quando chegar ao fim, já não me lembro do princípio». Acabar a vida com um só livro faz sentido.”
A resposta é curiosa, porque bem vistas as coisas, a vida é como um livro, quando se chega ao fim já não se lembra do seu princípio.

No fim do dia, tempo para reflectir sobre tudo o que viveu.
“Sabe, amigo, andei por muito lado, vivi muita coisa. Fui médico de província e professor de Universidade. Cuidei de doentes em África e também na América. Tratei o pastor da serra, bruxas, pobres, ricos, loucos e sábios, e ainda crianças de todas as raças e de todas as cores. Ajudei a nascer e também a morrer, em várias línguas e diversas condições. Sofri e amei, não por igual, que a dor já passou, mas o encanto persiste. Bem feitas as contas, não me posso queixar que houve vida em mim.”
São as palavras que deram título ao livro, e onde o autor resume a sua vida.

Opinião sobre o livro
Antes de ler “Vida em mim” tinha imensas espectativas no que o autor poderia ter feito. Não posso dizer que o livro me desiludiu, muito pelo contrário, no entanto achei-o um pouco confuso, no sentido em que é o autor dispersa-se um pouco durante as várias histórias. Ainda assim, no seu conjunto acabou por me cativar bastante, talvez por se tratar de uma conversa informal com Lobo Antunes.

Webgrafia
blogue.sitiodolivro.pt
pontosdevista-ec.blogspot.com

Inês15
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Pontos : 2417

Re: Vida em mim - Nuno Lobo Antunes

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:33

17

Filipe Azevedo