Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Noivas de Guerra, de Anthony Capella

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Noivas de Guerra, de Anthony Capella

Mensagem por Ana Rita Carpinteiro em Dom 5 Jun 2011 - 4:05

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: Noivas de Guerra

1.2. Autor: Anthony Capella

1.3. Editora: Edições Asa

1.4. Data da Edição: Setembro de 2007

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Escolhi o livro porque o título me cativou logo de início, assim como a capa, que é apaixonante. As críticas feitas pelo The Times, InStyle, etc. e presentes na contracapa também foram um motivo importante para o começo da leitura deste romance.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos:

Anthony Capella nasceu em Uganda, Africa em 1962 e actualmente vive em Oxfordshire, Inglaterra. Estudou no St Peter’s College, Oxford, graduando-se com distinção Literatura inglesa. É também um investigador da gastronomia italiana e por essa razão os seus romances contêm muita informação sobre esta, mas para além dos romances, escreve regularmente sobre gastronomia e viagens para o The Sunday Time.

Os seus livros têm tanto sucesso que para além de ser traduzidos para imensas línguas também foram comprados os seus direitos cinematográficos, para serem adaptados para o cinema.

3.2. Outras Obras do Autor:

Escreveu livros de sucesso como:

· Receitas de Amor, comédia de equívocos, cheia de romance, magia gastronómica e da erótica atmosfera de Itália.

· Os vários sabores da vida, Uma surpreendente e sensual história de amor que cruza duas décadas e três continentes.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance

4.2. Assunto (breve síntese):

A história passa-se em 1944 em Nápoles, ou seja, durante a Segunda Guerra Mundial. James Gould, capitão britânico com vinte e dois anos, é a personagem principal do enredo que tem como função desencorajar os seus soldados a apaixonarem-se pelas belíssimas mulheres italianas de forma a não existir namoros e mais tarde casamentos entre as diferentes nacionalidades.

Gould é um homem competente e demonstra imenso sucesso no seu cargo, por isso as belas jovens locais, na esperança de o distraírem e assim conseguirem galantear os soldados britânicos, fomentam James a empregar uma rapariga de uma povoação do Vesúvio, como cozinheira.

Livia Pertini é a jovem cozinheira e outra personagem principal que apresenta maravilhosas qualidades para a cozinha, sendo dotada também de uma beleza descomunal. A atracção entre James e Livia (os dois protagonistas) é evidente e a influência que esta, a cozinheira, tem no capitão é tal que as raparigas de Nápoles alcançam o seu objectivo.

James deixa então de efectuar o seu trabalho com o empenho habitual e problemas como: os casamentos entre os soldados e as italianas; a corrupção da mafia e o mercado negro, deixam de ter a importância merecida, visto que o capitão passa o seu tempo na companhia de Livia, divertindo-se na cozinha.

A vida de Gould vai bem até que o vulcão Vesúvio entra em erupção, destruindo as aldeias próximas, sendo uma delas Fiscino, a de Livia. James depara-se com um problema: acatar as ordens impostas pelo seu cargo ou seguir o seu coração. Claro que os sentimentos falam sempre mais alto!

4.3. Citações favoritas:

· (Uma das minhas partes favoritas):

Numa das muitas livrarias na via Maddaloni, James descobriu um velho livro de receitas e levou-o para lho mostrar.

- Estás a ver?- disse ele, triunfante. – Receitas. Sempre existem.

Livia folheou algumas páginas, de sobrolho franzido. – Estas receitas são péssimas. – Anunciou.

- Como é que sabes se não experimentaste?

- As quantidades estão erradas. E às vezes na ordem errada.

- Mas como é que sabes se tu não és capaz de dizer, a mim, as quantidades certas?

Ela encolheu os ombros. – Sei simplesmente.

Ele suspirou. – Tenho uma ideia. Da próxima vez que cozinharmos, importas-te de fazer como no livro e pesar na balança os ingredientes que usares? Assim, já posso imitar-te.

- Se tem de ser.

Depois de ela ter confeccionado melanzane farcite, ele encontrou uma nota escrita no verso de um boletim militar do Serviço. Estava cheio de nódoas de azeite e cebola e dizia:

Beringelas – umas quantas

Tomates – o dobro das beringelas

Azeite – q.b.

Cebolas – 1 ou mais dependendo do tamanho

Amêndoas – q.b.

Pão ralado – q.b.”

(Conversa entre James e Livia sobre as famosas receitas de Livia)

· “… São precisos quatro homens para fazer uma salada: um louco, um sábio, um avaro e um pródigo. (…) um louco para a mexer… assim- disse ela, mexendo vigorosamente os ingredientes com os dedos -, mas um sábio para calcular o sal… uma pitada. Depois um avaro para o vinagre. – Adicionou umas gotinhas de vinagre. – Mas com o azeite, é preciso um pródigo porque, claro, nunca é demais deitar o azeite do bom.”

(Livia partilha com James as frases culinárias favoritas da mãe, explicando-lhe como estas agem para obter um salada maravilhosa)

4.4. Opinião sobre o livro:

Noivas de Guerra é, de facto, um excelente livro que combina a diversão da cozinha italiana com uma bela história de amor.

Este romance transportou-me para o seu mundo, eu consegui ver Livia e James a cozinhar, cheirei e provei os deliciosos cozinhados escritos e senti o belo pôr-do-sol de Nápoles. Posso, então, dizer que fui a Nápoles, Roma, a todas aquelas pequenas aldeias descritas no livro e que ri, chorei, fiquei completamente envolvida na história e apaixonei-me pela autenticidade das personagens, em particular Livia, pela sua forma intuitiva de cozinhar, pela sua teimosia e pela sua beleza.

Finalmente, considero que os amantes da gastronomia, da belíssima Itália e de paixões arrebatadoras vão descobrir neste livro a combinação perfeita para uma excelente leitura.

Ana Rita Carpinteiro
Letra
Letra

Número de Mensagens : 9
Pontos : 3041

Re: Noivas de Guerra, de Anthony Capella

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 12 Jun 2011 - 11:44

15 valores

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593