Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Menino de Cabul

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Menino de Cabul

Mensagem por Cassandra Veiga em Ter 7 Jun 2011 - 8:17

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título- O Menino de Cabul
1.2. Autor(a)- Khaled Hosseini
1.3. Editora - Relógio D'água

1.4. Data da Edição-Novembro de 2005

2. Escolha do livro

2.1. O único motivo que me levou à escolha deste livro foi devido ao facto de ser um livro grande. Queria perder de vez o medo de livros grandes. O máximo que já tinha lido era duzentos e tal. E devo confessar que gostei e não perdi o interesse nem uma vez!
Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos-Hosseini nasceu na capital do Afeganistão, Cabul (1965). A sua mãe era uma professora de Literartura e o pai era um diplomata. É um romancista e médico afegão.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)-
"The Kite runner" (2003);
"A thousand splendid suns"
4. Conteúdo do Livro

4.1.- Drama/Romance.
4.2. Amir é filho de um homem de destaque no Afeganistão. Perdeu a sua mãe à nascença e vive com o pai desde então. Como melhor amigo tem o seu criado Hassan, que é filho do seu criado Ali. Amir e Hassan são amigos desde que eram bebés, sendo Hassan mais velho 1 ano. Foram amamentados pela mesma senhora. A única diferença é que Hassan era um hazara, por ter um lábio Leoperino.
Hassan fazia de tudo para que Amir ficasse confortável, fosse em que situação fosse, mas Amir passava a vida a gozar com ele e quando eram crianças da sua iadade a sua casa, ele nunca chamava Hassan para brincar. Só o ligava quando não tinha ninguém. Amir mesmo depois de crescido, ( este teve de abandonar Afeganistão com o pai, pois o País entrou em guerra, após ter sido envadido pelas forças soviéticas e emigraram para América), devido a um acontecimento que aconteceu quando este tinha cerca de 12/13 anos. Em Cabul, era tipico de todos os anos ser feita a competição de papagaios. Amir participava sempre (com a ajuda de Hassan), embora nunca tenha ganho, mas este ano o pai de Amir queria de qualquer das formas que o filho ganhasse a competição, pois este nunca tinha praticado nenhum tipo de desporto porque só passava os tempos livres a ler. Após a competição dos papagaios, Amir pediu a Hassan que fosse buscar o papagaio azul que se encontrava ruas abaixos, enquanto este se dirigia para tal sitío encontrou Assef. Um rapaz alto e muito temido por todas as crianças do seu bairro. Assef era um inimigo de Hassan e Amir, nesse mesmo momento dentro de um beco, Hassan foi violado e Amir assistiu a este acto (sem ser visto) e nada fez para o evitar.
Quando Amir chegou a casa, mostrou ao pai o papagaio azul que significava vitória. O pai dele ficou tão contente que rapidamente quiz festejar.
Desde aquele dia que Amir não tinha coragem de falar com Hassan pois tinha a noção de que tinha sido um cobarde ao não salvar o seu tão fiel amigo.
Agora, Amir tinha vinte e tal anos e vivia na América e já era casado com uma bela rapariga afegã que se chamava Soraya. Eram muito felizes.
Amir decidiu voltar a Cabul influenciado por um velho amigo. Após a chegada á sua cidade natal, descobriu que Hassan era seu meio irmão e para além disso Hassan estava morto e a sua mulher também, apenas deixaram um filho que tinha 10 anos e que se chamava Sohrab. Estava á guarda de Assef o velho inimigo de Amir e Hassan.
Embora a notícia tenha sido um choque Amir tinha de conseguir a guarda de Sohrab.
No mesmo dia Amir consegui, com algumas consequências, como ter ficado com sete costelas partidas e muito mais.
Após ter regressado á América, Amir adoptou o seu sobrinho como seu filho e fez de tudo para que este fosse feliz, emora Sohrab não facilitasse as coisas.
4.3. " Estávamos a viver um momento maravilhoso e raro, não era habitual Baba conversar comigo, muito menos sentar-me ao seu colo, e eu tinha sido um idiota ao desperdiçar esse momento. - Óptimo - disse Baba, mas os seus olhos estava noutro sitío. - Ora bem, seja o que for que o mulá te ensine, existe apenas um pecado, só um. E esse pecado é o roubo. Todos os outros pecados são variantes do roubo. Percebes?
- Não, Baba Jan - respondi, desejando desesperadamente ter percebido. Não queria voltar a decepcioná-lo. Baba respirou fundo, um sinal de impaciência. Lembrei-me de todas as vezes que ele não voltou para casa, depois de escurecer, de todas vezes que eu tinha jantado sozinho. Perguntava a Ali onde é que ele estava, quando é que ele vinha para casa, embora soubesse perfeitamente que estava na obra, a dirigir isto, a supervisionar aquilo. Isso não exigia muita paciência? Eu já odiava todos os miúdos para quem ele estava a construir o orfanato; Ás vezes desejava que morressem todos, que fossem ter com os pais deles."

4.4. Impressionante. Sabia eu tão pouco sobre o Afeganistão e julgava aquelas pessoas pois julgava que eles eram a causa da guerra que existia no mundo. Arrependi-me profundamente. Agora sei como são e eram as coisas.
Esta história embora um pouco cruel é muito bonita, pois relata a vida de um rapaz e da familía que não eram muito próximas e os obstáculos da vida fez com que eles se aproximassem. Adorei.

Referências bibliográficas

http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.pt&u=http://www.khaledhosseini.com/hosseini-books-kiterunner.html&usg=ALkJrhhbtNJRiJmmpJTbS9TF-3ZQyXARmg

Cassandra Veiga
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Pontos : 2648

Re: O Menino de Cabul

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:35

17

Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15905

Folha de personagem