Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Um Momento Inesquecível - Nicholas Sparks

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um Momento Inesquecível - Nicholas Sparks

Mensagem por Inês15 em Sex 10 Jun 2011 - 16:26

Um momento Inesquecível

Identificação do Livro

Autor – Nicholas Sparks
Título da obra – Um Momento Inesquecível
Título original - A Walk to remember
Tradução – Jaime Araújo
Editora – Editorial Presença
Data de edição – 38ªedição, Lisboa, Junho de 2010

Escolha do livro

Motivos que levaram à escolha do livro
Escolhi um livro de Nicholas Sparks pela primeira vez, por ser um autor muito divulgado ultimamente. Por o que percebi de outras pessoas que já conheciam a sua obra, ele escreve de uma forma simples e capaz de chegar aos corações de todos.

Contextualização do autor

Referências biográficas
Nicholas Sparks, romancista norte-americano, nasceu a 31 de Dezembro de 1965 em Omaha, Nebraska.
Viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia. Frequentou a Universidade de Notre Dame, na qual foi premiado com uma bolsa de estudos pelos seus excelentes resultados.
Em 1988 licenciou-se em Economia, no entanto o seu verdadeiro sonha era ser atleta de alta competição, sonho do qual teve que abdicar devido a um grave acidente.
Começou a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica, e mais tarde vendeu os direitos do seu primeiro romance, «O Diário de uma Paixão», à Warner Books.
Actualmente vive na Carolina do Norte, com a sua mulher, Cathy, e os seus cinco filhos.

Outras obras do autor
•A Bend In The Road - Uma Promessa Para Toda a Vida, Editorial Presença
•At First Sight
•Dear John - Querido John, Editora Novo Conceito
Juntos ao Luar, Editorial Presença
•Massage In A Bottle - As palavras que nunca te direi, Editora Objetiva
•Nights In Rodanthe - Noites de Tormenta, Editora Novo Conceito
•Safe Heaven - Um Refúgio para a Vida, Editorial Presença
•Three Weeks With My Brother
•The Choice
•The Guardian
•The Last Song - A Última Música, Editora Novo Conceito
A Melodia do Adeus, Editorial Presença
•The Lucky One - Um Homem com Sorte, Editora Novo Conceito
•The Notebook - Diário de uma Paixão, Editora Novo Conceito
•The Rescue
•The Wedding - A Alquimia do Amor
•True Believer - O Milagre, Editora Agir
•Wokini

Conteúdo do livro

Género literário – Género narrativo, romance

Assunto (resumo)
Em ”Um Momento Inesquecível”, Nicholas Sparks conta-nos a história de Landon, um rapaz da classe média-alta, que vivia a sua adolescência na década de 50.
Landon, já no último ano de liceu, só desejava que fosse um ano sem muitas preocupações e trabalhos, já que seria o último antes de ingressar na faculdade.
No entanto, quando se inscreve na disciplina de teatro, os seus planos mudam radicalmente.
Landon conhece Jamie, a filha do reverendo da cidade, órfã de mãe, e por si só, uma rapariga muito diferente de todos.
Inesperadamente, Landon apaixona-se por Jamie, e quando superados os problemas com a família e amigos, surge um problema ainda maior. Jamie tem leucemia e restam-lhe apenas alguns meses de vida.
O amor e a dor dos jovens acabam por unir as famílias e os amigos, onde a prioridade é o bem-estar de Jamie.

Algumas citações

Capítulo 1
“Passei a hora seguinte à procura de alguém de aspecto minimamente decente, mas, lentamente, cheguei à conclusão de que já não restava mais ninguém.”
Quando Landon não consegue arranjar par para o baile de regresso às aulas, é então que decide procurar no anuário do ano anterior. Depara-se então com um terrível cenário, Landon terá de levar Jamie ao baile, ou então a sua mãe, isto claro, para não ser o rapaz que não tem par e que passa a noite a lavar as casas de banho vomitadas.
Capítulo 7

“Ao passarmos por uma porta, carregando uma das coisas mais pesadas, o seu corpo à Hooville atrapalhava-o. Em todos os momentos críticos em que realmente precisava da sua ajuda para equilibrar a carga, ele tropeçava num bocado de pó ou num insecto no chão, e o peso do adereço caía-me nas mãos, entalando-as contra o umbral da porta da maneira mais dolorosa possível.
- D-d-desculpa – dizia ele. – M-m-magoaste-te?"

Na véspera da peça de teatro de Natal, Landon tem que carregar os adereços com o único colega da turma de teatro, Eddie.

Capítulo 9
“Ela sorriu para mim, e eu sorri para ela, e tudo o que conseguia fazer era perguntar a mim mesmo como é que me havia apaixonado por uma rapariga como Jamie Sullivan.”
Depois da festa de Natal, no orfanato, em que Landon acompanha Jamie.

Capítulo 11
“Um sorriso triste atravessou-lhe o rosto e soube imediatamente o que ela estava a tentar dizer-me. Os seus olhos nunca deixaram os meus quando, finalmente, disse as palavras que me entorpeceram a alma.
- Estou a morrer, Landon”

Quando Jamie conta a Landon que tem leucemia e que lhe resta apenas alguns meses de vida.

Capítulo 13
“ Respiro fundo, inalando o ar fresco da Primavera. Apesar de Beaufort ter mudado e de eu ter mudado, o ar não mudou. É ainda o mesmo ar da minha infância, o ar dos meus dezassete anos e quando o expiro, volto a ter cinquenta e sete anos. Mas isso não tem importância. Sorrio ligeiramente, olhando para o céu, sabendo que existe uma coisa que ainda não vos disse: acredito agora que os milagres podem acontecer.”
É o último parágrafo do livro, que termina com a incerteza do final de Jamie.

Opinião sobre o livro
As minhas expectativas em relação ao autor confirmaram-se, é realmente um excelente escritor, talvez com obras mais direccionadas para o mundo feminino, sabe como cativar e comover.
Se por um lado, o escritor não aprofunda pormenores desnecessário, por outro trabalha muito determinados aspectos mais importantes, talvez por essa razão a história não se dispersa muito e mantém-se sempre muito focada nas personagens principais e na sua evolução. Esta é uma característica do livro que nos prende sem dúvida alguma.
Por não apresentar um final concreto, dá largas à nossa imaginação, e deixa-nos a pensar o que poderá ter acontecido às personagens.

Webgrafia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Sparks [10-6-2011]
http://nicholassparks4.tripod.com/ [10-6-2011]
http://vertentes.realbb.net/t1433-um-refugio-para-a-vida-nicholas-sparks [10-6-2011]
http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2011/03/um-momento-inesquecivel.html [10-6-2011]

Inês15
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 32
Pontos : 2412

Re: Um Momento Inesquecível - Nicholas Sparks

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:36

18

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15588