Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O rapaz do Pijama ás Riscas-John Boyne

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O rapaz do Pijama ás Riscas-John Boyne

Mensagem por Pâmela Souza em Seg 13 Jun 2011 - 5:35





“ O rapaz de pijamas ás riscas”

Autor-John Boyne



Data da Edição:Fevereiro de 2009

Nº 176

Prémios da obra: 2007”o rapaz do pijama às riscas ”-Vencedor de três prémios: “Selecção Popular do Livro do ano”, “Livro Infantil do ano” e “Romance do ano”



Autor: Jonh Boyne (nascido em 30 de Abril de 1971) é um romancista Irlandês.

Já escreveu seis romances, assim como uma quantidade de contos. Os seus romances foram publicados em 29 idiomas. O rapaz do pijama ás riscas é um dos mais vendidos e já está disponível em filme.

Outras Obras do autor: (obras)

Motivos que levara má escolha do livro:

Eu escolhi este livro porque cinco há pouco tempo uma amiga falou me dele e gostei bastante da história em geral, da maneira como foi passada a mensagem.

Captou me principalmente a atenção, pois falo-nos dos horrores da 2ªGuerra Mundial e do Holocausto, segundo os olhos inocentes de uma criança, evidenciando o valor da amizade.

Resumo da Historia

A família o Bruno resume-se aos seus pais e à sua irmã Gretel, que o Bruno acha um “caso perdido”. Ao regressar da escola, um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai, soldado alemão, tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde cidade onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar em nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho da sua idade, e que se chama Shmuel, vestido com o pijama às riscas que ele tinha observado de longe da sua casa, e que ao longo do tempo se torna o seu melhor amigo para toda a vida. Um dia, quando a mãe de Bruno se fartou de estar em Acho Vil, disse ao pai que ele ficava sozinho e que ia embora para Berlim com o Bruno e a Gretel. No último dia em Acho Vil, o Bruno, quando estava com o Shmuel, teve uma ideia: passar a vedação e explorar com Shmuel o campo à procura do seu pai desaparecido. O final é simplesmente chocante… o Bruno, vestido com o pijama às riscas, morre juntamente com Shmuel numa câmara de gás.



A minha opinião sobre a obra

O modo como é contada tocou-me bastante. Gostei bastante de ler este livro.

Depois de tanto se ter escrito sobre a 2ª guerra mundial e os seus horrores esta obra destaca-se claramente pelo facto de ter como protagonista uma criança judaica indefesa, vítima da crueldade dos Homens que, por se considerarem superiores, se achavam no direito de tirar a vida a seres humanos só por serem de uma religião diferente. Aconselho vivamente a todos a sua leitura e espero que compreendam a lição, história e significado que ele apresenta.



Citações favoritas:

(…) “Baixando os olhos, fez uma coisa que não costumava fazer: pegou na mão de Shmuel e apertou-a com muita força. – Agora és tu o meu melhor amigo, Shmuel”

(…) “Claro que tudo isto aconteceu há muito tempo e nada parecido poderá voltar a acontecer. Não nos dias de hoje, mas na época em que vivemos.”

Pâmela Souza
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 27/04/2011
Pontos : 2083

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O rapaz do Pijama ás Riscas-John Boyne

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:56

12

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15594

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum