Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Escolhida - P.C. Cast e Kristin Cast

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Escolhida - P.C. Cast e Kristin Cast

Mensagem por Joana Jorge em Seg 13 Jun 2011 - 11:57

Ficha de Leitura

Antes de ler o livro
1. Identificação do Livro
1.1. Título Original:Chosen
1.2. Título em Português:Escolhida
1.3. Autoras:P.C Cast e Kristin Cast
1.4. Editora:Saída de Emergência
1.5. Data da Edição: 1ª edição, Janeiro de 2009
1.6. Saga:Casa da Noite

2.Escolha do Livro

2.1 Motivos que levaram à escolha do livro

Pelo que já li desta saga, e apesar de ainda só ter lido dois livros, acho que posso afirmar que esta saga é uma das minhas preferidas. Esta é uma saga com cerca de 9 livros, e tenciono lê-los a todos, assim que todos estiverem publicados em Português.
Ficar a conhecer o desenrolar da história é o meu objectivo, que com certeza vai ser concluído com muito agrado.

Capa Original do Livro(Versão Americana)

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Phyllis Cast, conhecida pelo pseudónimo P.C. Cast nasceu em Illinois, vive em Oklahoma e é professora de Inglês na South Intermediate High School em Broken Arrow desde 1993. Os seus livros de fantasia romântica receberam numerosos prémios: Prism, Holt Medallion, Daphne du Maurier, Bookseller's Best, Affaire de Coeur Reader's Choice e o Laurel Wreath.

Em 2007 iniciou a saga da Casa da Noite com a sua filha Kristin Cast como co-autora. Kristin recebeu vários prémios de poesia e jornalismo. Também vive em Oklahoma onde estuda Biologia na Northeastern State University.

Site Oficial de P.C. Cast: http://pccast.net

3.2. Obras das Autoras
“Casa da Noite”

- Marcada
- Traída
- Escolhida
- Indomável
- Caçada
- Seduzida
- Queimada
- Desperta
- Destinada

Outras Colecções de P.C Cast:

Colecção Goddess Summoning

- “Goddess of the Sea”
- “Goddess of Spring”
- “Goddess of the Light”
- “Goddess of the Rose”
- “Goddess of Love”
- “Warrior Rising”

Colecção Partholon

- “Divine by Mistake”
-
“Elphame's Choice”
- “Brighid's Quest”
- “Divine by Choice”
- “Divine by Blood”

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Fantasia/ Romance

4.2. Assunto

Após as coisas pelas quais Zoey passou em “Traída” ela tenta remediar tudo. Zoey prometeu que iria ajudar Stevie Rae e assim o fez, com muita dificuldade, tentando humanizá-la o mais possível, juntamente com a sua antiga inimiga, Aphrodite. Zoey resolveu a sua situação pedindo à Deusa Nyx, através de um ritual, que a curasse, o que acaba por mudá-la para uma nova espécie de vampyro, e faz com que Aphrodite (presente no ritual) perca a marca dela, deixando por isso de ser vampyra.
No meio do enredo Zoey encontra-se dividida entre três rapazes: Heath, o rapaz humano ex-namorado de Zoey; Erik, o seu namorado, um aluno vampyro; e Loren, o professor vampyro Laureado. Zoey acaba por perde-los a todos, acaba com Heath; perde a virgindade com Loren, e Erik descobre, terminando a sua relação com Zoey. No final, Zoey descobre que Loren a estava apenas a usar, ficando também sem ele. Loren, juntamente com Neferet, criou um plano para poder saber o que Zoey sabe sobre Neferet, influenciar algumas decisões dela e fazer com que os amigos a abandonem, deixando-a sozinha.

Spoiler:
Logo após Zoey descobrir o plano de Loren, ele é assassinado por humanos, como já tinha acontecido a outra professora da Casa da Noite, o que indica uma Guerra entre humanos e vampyros, suspeitando que o seu padrasto está envolvido nas mortes dos seus Professores Vampyros.

Zoey vai percebendo que o que a Deusa Nyx lhe deu, além de a tornar única, também lhe coloca bastantes desafios, alguns bem dificeis de superar.

3.2. Citações Preferidas

“Não és como os outros – sussurrei para a minha imagem. Depois pigarriei, e continuei com uma voz muito espevitada. –E não faz mal não ser como os outros.”
(Primeiro Capítulo, página 10)

Zoey sabe que é diferente. Zoey tem poderes especiais que mais nenhum iniciado nem vampyro tem. No princípio, quando Zoey se apercebeu disso, não conseguia lidar com o facto de ser diferente, ela apenas queria ser igual aos outros e integrar-se. Contudo, Zoey apercebe-se que o facto de ser diferente é uma bênção que lhe traz muitas oportunidades. Momento da História: É o dia de aniversário de Zoey, e dia de Natal. Zoey encontra-se pouco entusiasmada, porque sempre odiou que o seu dia de aniversário fosse o mesmo que o dia de Natal, e triste, porque sente a falta de Stevie Rae.

“- Pois julguei-te branca, e achei-te luminosa, mas és negra como o inferno, e como a noite tenebrosa. ”
(Sétimo Capítulo, página 74)
Citação de Shakespeare dita por Loren. Segundo a minha interpretação, parece avisar Zoey sobre Neferet, pois esta citação descreve-a perfeitamente. Momento da História: Zoey encontra-se na biblioteca quando é, mais uma vez, surpreendida por Loren que lhe recita a frase acima.

“Todos acham que você não chora porque é corajosa e forte – disse eu. – Mas eu sei que não chora porque não tem coração. Não é capaz de gostar o suficiente para chorar.” (Vigésimo Sétimo Capítulo, página 268)

Loren morreu, depois de Zoey ter descoberto que Loren a enganava com Neferet. Na discussão entre Neferet e Zoey, Neferet diz-lhe que a morte de Loren é culpa dela, pois Loren foi morto enquanto procurava por Zoey. Esta encontrando-se em lágrimas, repara que a Sumo-Sacerdotisa da Casa da Noite não chora, nem pela morte do homem que dizia amar. Momento da História: Após a morte de Loren, quando Zoey descobre o plano de Neferet e Loren, confronta-a.

4.4 Site Oficial da Saga: www.houseofnightseries.com

4.5. Opinião sobre o livro:
Mais uma vez, posso dizer que esta saga me surpreendeu não só em relação aos acontecimentos da historia, mas principalmente em relação às personagens que, em certos casos, mudaram muito, como Afrodite, Loren, Erik... No fim deste livro, Zoey encontra-se praticamente sozinha, quase todos lhe viraram as costas, muitos deles com razão, o que me faz querer saber como a historia se irá desenvolver e saber se Zoey vai conseguir resolver as coisas apesar dos obstáculos, como tem feito até agora.

Referências Bibliográficas: http://pt.wikipedia.org/wiki/P.C._Cast

Imagens :

http://1.bp.blogspot.com/-L1dAy0sLyZY/TcS_21Q6tMI/AAAAAAAAAeU/rrYwxw1QIvU/s1600/chosen+by+PC+Cast.jpg
http://pixhost.info/avaxhome/79/be/0017be79_medium.jpeg
http://2.bp.blogspot.com/_1-GLUQpN8NU/S8N7N7PNrHI/AAAAAAAAAIM/5IF5fwks-4c/s1600/Escolhida(3).jpg

Joana Jorge
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Pontos : 2247

Re: Escolhida - P.C. Cast e Kristin Cast

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:57

16

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15594