Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Guarda da Praia -

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guarda da Praia -

Mensagem por Sónia em Seg 13 Jun 2011 - 14:21


Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Guarda da Praia
1.2. Maria Teresa Maia Gonzalez
1.3. Verbo
1.4. 1ª edição: Fevereiro de 1996



2. Escolha do livro

2.1. Quando acabei de ler a ‘Lua de Joana’ no final aparece uma lista de livros da autora, e este titulo suscitou-me curiosidade, acabei por comprá-lo e lê-lo.



Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1. Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas tendo sido professora e Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular. É uma das mais prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes.

3.2. Outras obras da autora:
• Gaspar & Mariana,
• A Fonte dos Segredos,
• O Guarda da Praia,
• O Incendiário Misterioso,
• A Lua de Joana
• Histórias com Jesus,
• A Cruz Vazia


4. Conteúdo do Livro

4.1. Narrativo/Romance

4.2. Uma escritora decidiu ir escrever o seu livro para um sitio mais sossegado, foi então para uma praia que uma amiga lhe tinha indicado. Numa tarde, quando começou a escrever o seu livro, apareceu um rapaz, chamado Dunas, conhecia o mar, as rochas, os pescadores e toda a sua vida. Era um rapaz muito energético, não gostava muito de ficar na escola, preferia estar nas ‘suas’ dunas. Vivia com os seus avós, pois o seus pais já tinham morrido.
O rapaz interessara-se em saber, se ela ficaria por ali durante muito tempo, ela achou-o inconveniente e não entendeu o porquê da sua curiosidade. Com o decorrer do tempo, ela foi começando a gostar dele.
Dunas, o rapaz, disse-lhe para não escrever sobre uma mulher sozinha que vivia num prédio alto de uma cidade escura, mas sim sobre o mar, pois era a sua paixão (do rapaz).
Ela considerava-o um rapaz estranho, aparecia quando queria, desaparecia inesperadamente e nunca sabia quando e a que horas vinhas, tudo vindo dele era inesperado. A escritora tinha várias questões sobre o rapaz, não sabia nada sobre ele mas com o passar do tempo, o rapaz foi-lhe contando a sua história de vida.
Tornaram-se muito amigos, e quando a jovem escritora acabou de escrever o seu livro, custou-lhe ter que voltar para a cidade, que era totalmente o oposto do lugar onde se encontrava, Dunas tinha-lhe dito que a morte que doía, era quando pessoas que gostávamos se iam embora, e ela entendeu-o. Decidiu então voltar, no verão seguinte, para que pudessem continuar a sua amizade, contar as coisas novas e reviverem os bons tempo que passaram juntos. Mas Dunas, também se tinha ido embora, para muito longe, mas prometera-lhe que voltava, para que lhe pudesse contar tudo, mas não sabia ao certo quando ele voltava …

4.3. – “Não, não sabe, mas não faz mal, porque, um dia, vou viver sozinho numa casa que eu vou construir ao pé da duna grande. É um sitio muito bom para ter uma casa. Quando calhar levo-te lá”

- “O mar chamou-me bem perto dos pés. Olhei em frente até me perder na linha azul ao fundo, à procura do Sol que se escondera. Definitivamente.”

4.4. A história deste livro é muito bonita, mostra-nos que a vida não tem apenas momentos maus mas também muito bons, mas como todas as coisas da vida, eles têm um fim. Este livro deixa-nos curiosos, logo com o inicio, querendo chegar depressa ao fim. E é um livro que dá que pensar e reflectir sobre tudo o que acontece à nossa volta.



Referências bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Teresa_Maia_Gonzalez


Sónia
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Idade : 21
Localização : setúbal
Data de inscrição : 05/12/2010
Pontos : 2230

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Guarda da Praia -

Mensagem por Filipe Azevedo em Ter 14 Jun 2011 - 9:58

14

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum