Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Castigo-Anne Holt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Castigo-Anne Holt

Mensagem por Pâmela Souza em Ter 14 Jun 2011 - 18:00




Nome do Autor: Anne Holt
Titulo: Castigo
Editor: Contraponto
Local e data: Lisboa, Outubro de 2009 (2º edição)

Resumo
:Numa tarde no caminho até casa Emilie, uma menina de nove anos,desaparece.
Alvhild Sofienberg,uma velha advogada, pediu a Johanne Vik que investigasse um antigo caso. Alvhild pensava que a pessoa que foi condenada, Askel Seier, era inocente
Passado uma semana, volta a acontecer o mesmo a um menino de cinco anos. Este passado algum tempo é entregue a sua mãe morto dentro de uma caixa, com um bilhete, onde se lia "agora tens quem mereces". O caso é entregue ao inspector Adam Stub, que como toda a Noruega estava horrorizado com estes desaparecimentos.
Adam como não tinha nenhuma pista, pede ajuda a Johanne Vik.
Com intervalos de tempo diferentes, mais duas crianças despareceram. Mais tarde também são entregues às suas mães, no mesmo estado e com o mesmo bilhete. Adam encontrava –se desesperado, pois não conseguia encontrar nada em comum entre as famílias e os locais frequentados pelas crianças.
Um homem,Laffen, é encontrado mais tarde no mesmo sítio onde Emilie foi raptada, esse homem foi detido e levado para o interrogatório, sendo no mesmo dia libertado. Passado algum tempo ele rapta uma criança. Todos pensavam que estavam perante o raptor das outras crianças, mens Adam. Ele pensava que este não era o verdadeiro raptor, pois tinha deixado muitas provas para trás, enquanto o outro tinha sido mais cauteloso. Mias tarde, consegue se se descobrir como as crianças foram mortas, ou seja, o assassínio usou potássio, conseguindo- se também encontrar algo comum entre as famílias das crianças, uma vez que conheciam um animador de jovens,chamado Karsten Asli. Laffen consegue fugir da polícia escondendo-se na floresta.
Johanne Vik prova inocência deAskel, reencontrando o verdadeiro culpado pelo crime o que fora condenado
Algum tempo depois, Laffen rouba um carro tentando fugir,mas este fica fora de controlo e embate noutro, o de Karsten- Laffen não resiste ao acidente e morre,Karsten fica em coma.
Como Adam desconfiava de Karsten aproveitou o facto de ele não estar em casa e pediu ajuda a Johanne para revistar a casa dele. Lá encontraram Emilie numa parte escondida da casa. Ela muito magra, pois já não comia a uma semana, perguntando só pelo seu pai. Johanne ficou muito abalado ao ver Emilie naquele estado.
Johanne descobriu que Askel era o pai de Karsten, apesar de Karsten não saber disso, pois sua mãe e sua avó nunca lhe contaram quem era seu verdadeiro pai.

Comentário
: Eu escolhi este livro devido ao seu nome e ao resumo da contracapa que me chamaram à atenção, ficando curiosa para saber o que se tinha passado.
Este livro é cativante e empolgante, pois os narradores matem-nos na "escuridão" quase até ao desenlace, pois apenas revela a relação entre os vários crimes perto do final do livro. Por isso, podemos considerar que este romance é uma narrativa de "suspense", visto que a chave para desvendar a acção é mantida em segredo e as razões que levam ao crime (bem como a ligação entre elas) permanecem, quase até ao desfecho como um enigma do leitor.
O que foi mais difícil para mim foi ter de fazer resumos, visto que o livro menciona vários casos em simultâneo que no fim acabam por se interligarem. Penso que o facto de Karsten ter morto estas crianças é a forma de se vingar da sua mulher, por ela ter fugido como seu filho.
 

Pâmela Souza
Rabisco
Rabisco

Número de Mensagens : 3
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 27/04/2011
Pontos : 2082

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Castigo-Anne Holt

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 19 Jun 2011 - 14:43

11

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum