Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Com o diabo no corpo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Com o diabo no corpo

Mensagem por Marielli Pereira em Ter 14 Jun 2011 - 18:09

Ficha de leitura


Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: Com o diabo no corpo

1.2. Autor(a): Raymond Radiguet

1.3. Editora: Contraponto Editora


1.4. Data da Edição: 1995

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Indicação da professora Tânia Aparecida Fernades rocha

Após a leitura do livro



3. Contextualização do Autor


3.1. Alguns dados biográficos



Raymond Radiguet nasceu no dia 18 de julho de 1903 em saint-maur,suburbio no leste de paris. No começo de 1923, Radiguet publicou seu primeiro e mais famoso romance Com O Diabo no Corpo. Seu segundo romance, Le bal du Comte d'Orgel, que também tratava sobre adultério, foi publicado apenas postumamente, em 1924. Aos 20 anos de idade, Radiguet morreu prematuramente de febre tifóide, que ele contraiu após uma viagem que teve com Cocteau

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)


  • Les Joues en feu, poesas (1920)
  • Le Bal du comte d'Orgel (1924)



4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance francês



4.2. Assunto (breve síntese)



A história se passa na França período da primeira guerra mundial onde uma jovem estudiosa mora com sua família de condição financeira razoáveis. O menino tinha um hábito para com os estudos, embora seu pai não desse a importância para isso ele sempre insistia para o pai o colocar na escola, mas isso ocorre somente após o inverno e o menino estuda em casa mesmo e com sua força de vontade ele chaga a ler mais de 200 livros antes de retornar a escola alguns livros do seu interesse, outros lidos apenas para dizer que já os leu.

Após o inverno passar o menino vai a escola, lá conhece um amigo, Renê e estimulado pelo seu espírito estudioso Renê tem uma melhora nos seus estudos. Ambos os garotos começam a se interessar por suas colegas, pois estavam bem avançados nos estudos e como o próprio diretor da escola já tinha dito de suas capacidades em relação a sua classe... No outro dia seu pai resolve levar ele para um passei iam até a estação para buscar um casal que iria se mudar para perto de sua casa, no dia seguinte eles iriam novamente ao metrô para buscar sua filha e seu filho pequeno. O menino os achou muito pálidos embora fosse doentes Marta de 19 anos e seu irmãozinho mais novo, o menino ficou interessado em Marta, pois era uma menina muito bonita, conversaram até a sua casa e ele descobriu que marta gostava muito de poesia e de desenhos.E pra sua decepção descobriu também que ela estava noiva do soldado Jacques.Marta sempre passava na sua escola, pois era do que mais eles falavam, poesia, Num certo dia ela disse para ele não ir a escola e sim caminhar com ela, sua amizade foi crescendo e praticamente se tornaram parceiros.

Jacques estava lutando na guerra e passava dez dias fora de casa e ficava de dois a três dias com sua noiva, e cada vez que Jacques se afastava o menino se aproximava de Marta, dois de um tempo o soldado conseguiu umas férias para que se casasse com Marta e depois voltou a sua rotina e pediu para Marta mobiliar sua casa e ela como sempre, foi com seu “amigo”.Sua relação já não era mais de amigos e sim de amantes, a cidade toda já estava falando mas pra marta sua paixão pelo garoto era o que mais a importava.Com o passar do tempo Marta engravidou e ela e seu amante tinham que convencer Jacques, de que o filho era dele, Com sua doença Marta teve problemas no parto e com o nascimento prematuro do bebe ela falece seu amante fica sem reação e quando Jacques chega e vai falar com ele, diz que Marta morreu chamando pelo nome dele, que era o nome, que ela havia posto em seu filho.



4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“Que tipo de moça é esta”,pensei”para admitir que um garoto implique com seu cabelo?” (o rapaz esta se insinuando e tentando descobrir de uma forma indireta coisas sobre essa mulher(marta).





4.4. Opinião sobre o livro



O livro “Com o Diabo no Corpo” trás uma história, até que divertida, pois a cada cena os dois personagens principais cobrem todo seu relacionamento com mentiras, e isso da uma certa duvida de como ambos iram resolver suas mentiras, e desenrolar toda a confusão, sendo assim se torna uma história envolvente e com um certo humor submisso que se da a rotina, principalmente em nosso dia-a-dia.



Realizado por: Diego Geraldo de Souza, Marielli Pereira Marques e Priscila Aparecida Souza do 3ºB do Ensino Médio


Última edição por Marielli Pereira em Ter 14 Jun 2011 - 18:15, editado 3 vez(es) (Razão : retirar sites das imagens)

Marielli Pereira
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 17
Idade : 22
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 05/03/2011
Pontos : 2154

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Com o diabo no corpo

Mensagem por alexandre(hiro) em Sex 17 Jun 2011 - 14:50

Muito legal a escolha do livro.Um autor desconehcido por muitos (eu inclusive não o conhecia), e achei uma boa apresentação!O grupo poderia explorar um pouco mais a relação história-realidade, já que o texto apresenta contextos de guerras, e o preíodo em que o livro foi escrito/publicado condiz com o final da Segunda Guerra Mundial.Por fim, A nota do trabalho é 12,0 (6,0)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5202

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum