Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Mensagem por Fernando Amorim em Qui 16 Jun 2011 - 14:07

1. Identificação do Livro

1.1. Título - Harry Potter e a Pedra Filosofal
1.2. Autor(a) - J.K Rowling
1.3. Editora - Presença
1.4. Data da Edição -1999


2. Escolha do livro


2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

Sinceramente não existiu grande motivo, precisava de livros para apresentar e acho que o stor sabe muito bem o meu fascínio pela saga Harry Potter.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Joanne Kathleen Rowling nasceu a 31 de Julho de 1965, nos arredores de Bristol, em Inglaterra.

Foi durante os cinco anos que viveu no Porto, em Portugal, que deu início ao primeiro volume das aventuras de um jovem aprendiz de feiticeiro, Harry Potter and The Philosopher's Stone.

Após ter conseguido o diploma de Língua e Literatura Francesa na Universidade de Exeter, J. K. Rowling prosseguiu os seus estudos, por mais um ano, em Paris. De regresso a Inglaterra, ocupou o cargo de investigadora e secretária bilingue, ao serviço da Amnistia Internacional em Londres mas, a necessidade de propiciar o seu sonho de sempre, o de ser escritora, levou-a a abandonar a carreira administrativa.

Em 1991, veio viver para Portugal, onde conseguiu compatibilizar o trabalho de professora de Inglês com a actividade da escrita, em 1992 mudou-se para Edimburgo.
Em Setembro de 2003, a autora foi distinguida, em Espanha, com o Prémio Príncipe das Astúrias da Concórdia.


3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário - Fantasia

4.2. Assunto (breve síntese)
A história começa com Harry (bebé) a ser deixado à porta dos seus tios por Hagrid, pois os seus pais morreram numa batalha contra Voldemort.

Os anos foram passando e Harry não sabia o que realmente tinha acontecido com os seus pais, era mal tratado pelos seus tios e pelo seu primo, vivia de baixo das escadas da casa dentro de um pequeno armário... era tratado como se um criado fosse.

Até que um dia recebe uma carta que lhe iria mudar a vida, esta carta vinha de Hogwarts e era um convite para estudar na Escola de Bruxaria e Feitiçaria de Hogwarts, os seus tios não o deixaram acabando por esconder as primeiras cartas... até que várias corujas encheram a casa de cartas e Hagrid o foi buscar.

Depois de conhecer Hagrid, este levou-o a Diagonal para comprar o material necessário para o seu primeiro ano na escola e receber a herança que os seus pais tinham deixado no banco de Gringotts, depois das compras em Diagonal, Hagrid leva Harry para a plataforma 9 e 3/4 onde este embarca finalmente para Hogwarts.
Na viagem acaba por conhecer Ron e Hermione, tornando-se seus melhores amigos.

Ao chegar à escola conhece Draco Malfoy (que se torna automaticamente seu inimigo) e é submetido ao teste do "Chapéu que Selecciona", Harry enquanto estava com o chapéu na cabeça repetia sempre a frase "Slytherin não, Slytherin não" (Slytherin era a casa de Malfoy... Existem 4 casas, Griffyndor, Slytherin, Ravenclaw e Huffelpuff) acaba por ser escolhido para Griffyndor onde Hermione e Ron também ficam.

Harry depois de todos os primeiros testes passados é lhe oferecido o manto da invisibilidade por Hagrid, e este todas as noites saia do seu dormitório às escondidas para explorar a escola. Até que numa dessas noites Harry leva Hermione e Ron e são quase apanhados, estes escondem-se numa sala onde encontram um cão gigante de 3 cabeças, mais tarde descobrem que era Fluffy, o cão de Hagrid.

Depois de descobrirem que o cão era de Hagrid decidem "pesquisar" a sala melhor e acabam por descobrir que aquela sala escondia a pedra filosofal, uma pedra que dava uma vida a vida eterna e podia transformar qualquer material em ouro.

Os 3 amigos, acabam por conseguir ultrapassar Fluffy e entrar no alçapão que dava acesso à sala escondida onde estava a pedra filosofal, mas antes tiveram de passar por vários feitiços feitos por vários professores da escola.

Ao passarem por todos esses feitiços encontram Quirrell (Professor de Defesa contra as Artes das Trevas) que tinha sido possuído por Voldemort, este e Harry travam uma batalha por causa da Pedra Filosofal mas Harry apenas com um toque fez com que Quirrell se desfizesse em pó, pois todo o amor que a sua mãe tinha deixado e o amor dos seus amigos era superior a tudo que Voldemort sentia.

Fazendo assim que Harry vencesse a sua primeira batalha contra o Lord das Trevas


4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

"Francamente, Hermione, tu achas que todos os professores são santos" (Dito por Ron quando começaram a desconfiar do Professor Quirrell)


4.4. Opinião sobre o livro
É um óptimo começo para uma óptima saga, acho que não há muito a dizer a não ser que este foi o começo de uma das maiores e melhores sagas de fantasia. Não é o meu favorito, muito pelo contrário (O Cálice de Fogo e o Deathly Hollows é que o são) mas é um livro que prende a leitura e que nos faz querer saber o que vai acontecer no próximo livro.

Fernando Amorim
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 26/11/2010
Pontos : 2361

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Mensagem por Filipe Azevedo em Dom 19 Jun 2011 - 14:38

15

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum