Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Cinco Minutos - José de Alencar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Felina Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Seg 27 Jun 2011 - 11:08

Antes de Ler o Livro
1. Identificação do Livro

1.1 Cinco Minutos
1.2 José de Alencar
1.3 Saraiva
1.4 1856

2. Escolha do Livro
2.1 O livro foi escolhido, por ser de um autor muito renomado José de Alencar. O titulo, foi escolhido pois, após conhecer um pouco da historia do livro, e algumas opiniões de amigos, que possibilitou a escolha deste livro que é conta uma bela historia muito “legal” de ler.

Após a Leitura do Livro
3. Contextualização do autor
3.1 José Martiniano de Alencar (José de Alencar), nascido em 1 de Maio de 1829 e falecido em 12 de Dezembro de 1877, foi jornalista, político, advogado orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.
Formou se em direto em 1850, e em seguida em 1856 publicou seu primeiro romance “Cinco Minutos”, “A viuvinha” em 1857 e “O Guarani” (1857) que teve mais fama diante aos outros romances.
Em sua carreira política teve vários cargos, sendo reconhecido por isso, quando tentou tornar se senador foi barrado, assim fez que José de Alencar abandona se a política.
Após inúmeras obras, feitos políticos José de Alencar faleceu e em sua homenagem foi erguida uma estátua no Rio de Janeiro e a criação de um teatro titulado de Teatro de José de Alencar, em Fortaleza.

3.2 Outras obras além de Cinco Minutos, As minas de pratas (1865-1866), Guerra dos Mascates (1871) e muitas outras obras.
4. Conteúdo do Livro
4.1 Romances Urbanos (Romantismo)

4.3
Capítulo I:
É uma carta enviada por José de Alencar a sua prima D... , contando uma história.
Há dois anos, José subiu em um ônibus no Rocio com destino a Andaraí, sentou-se ao lado de uma moça que tinha o rosto coberto por um véu, ela usava um doce perfume de sândalo, ela pegou-lhe na mão e começou a tocá-lo, ele ficou fascinado e quando se deu conta estava circulando no ônibus sem rumo, ele desceu e ficou perambulando até as nove da noite e só conseguia lembrar-se de uma frase:
- Non ti scordar di me, que significa não se esqueça de mim.

Capítulo II:
Passaram-se quinze dias, durante todo esse tempo José foi para Andaraí no mesmo ônibus que havia sentado ao lado da jovem, mas foi inútil.
Dias depois em um baile, José ouviu a mesma voz dizendo:
-Non ti scordar di me, mas quando olhou era apenas uma velha, ficou decepcionado, mas ouviu a velha falar de sua filha, então ele a seguiu, mas só pode ver apenas a barra do vestido de uma jovem.
Tempos se passaram, e certo dia José seguiu sua intuição de que a mesma jovem até então misteriosa estaria em um teatro, e chegando lá começou a observar e lá estava, a mesma jovem com um véu no rosto em um dos camarotes, logos após isso, ele comprou o camarote ao lado, José falou com a jovem, mas ela se afastou. Após o término da peça, a jovem voltou ao camarote e disse para José que não sabia como ele havia a feito sofrer, deixou um lenço cheio de lágrimas e foi embora.

Capítulo III:
No dia seguinte José encontrou em sua casa uma carta com um perfume de sândalo, era da jovem, dizia para José esquecê-la. Vendo isso José pegou seu cavalo e foi para Tijuca, passou nove dias dormindo, caçando e jogando bilhar para tentar amenizar o desejo que tinha voltar a ver a jovem. No décimo dia voltou para sua casa e havia recebido um nova carta da jovem, a carta dizia que a jovem partiria para Petrópolis nas voltaria logo e ela tinha o desejo de poder ver José ao menos mais uma vez, a jovem identificava- se como “C”. Sem pensar em nada José partiu para Petrópolis e quando chegou ao hotel ofereceu dinheiro ao criado do hotel para que o levasse até a casa da jovem, assim foi.

Capítulo IV:
O caminho era cheio de névoa, quando chegou a casa começou a ouvir a mesma musica de Verdi que havia escutado no teatro tocado por um piano, e para chamar a atenção começou a cantar e pouco tempo depois a jovem abriu a porta e eles começaram a conversar, ela sempre dizendo que o amava, mas não poderia ficar com ele, pois não seria um futuro próspero, até que começou a tossir e se debruçou nos braços de José.

Capítulo V:
José e a jovem voltaram a conversar, após encantadoras palavras de José, a jovem dizia a ele para amá-la. Após a conversa pela primeira vez José pode ver sua face, era bela, e deu-lhe um beijo, mas momentos depois a jovem fugiu. José retornou ao hotel feliz, ficou idealizando como seria a vida ao lado de sua amada e dormiu. Quando acordou foi dar um passeio, e após retornar recebeu uma caixinha com uma carta um retrato da jovem e uns fios de cabelo.

Capítulo VI:

Na carta estava escrito a história de vida da jovem misteriosa.
Após completar 16 anos, sua mãe começou a levá-la em alguns bailes e teatros, na chegada de um desses bailes, a jovem sentiu-se mal e caiu num letargo que não sabe quanto tempo durou, quando acordou viu sua mãe chorando e um médico que a examinava, o Dr. Valadão, e depois começou relembrar tudo que havia passado e associar as coisas, o que mais marcou foi a frase do medico “não se desespere minha senhora, a ciência não é infalível, nem os meus diagnósticos são sentenças irrevogáveis, o médico havia diagnosticado algo de errado nela, era a tuberculose. Agora acabava a primeira página da carta.

Capítulo VII:
José continuou a ler a carta. A jovem dizia que estava condenada a morrer, e que sua mãe levou-a para Andaraí em uma chácara para se tratar, ao longo de um mês ela ficou ótima, mas no fundo sabia que estava condenada, e foi em uma dessas viagens para Andaraí que viu José pela primeira vez. No baile ela viu José, e sem que ele pudesse perceber disse em seu ouvido “Non ti scordar di me”. E por último um aviso de que partiria para a Europa em 24 horas e se José quisesse viver junto dela os últimos dias da vida dela, que a encontrasse, mas se não quisesse, o último adeus. Pela primeira vez a jovem se identificou, seu nome era Carlota.

Capítulo VIII:
Após ler a carta José saiu do quarto do hotel e perguntou ao criado que oras partiria a barca para o Rio de Janeiro, o criado disse que ao meio dia, e já eram onze horas. Na saída do hotel José comprou um cavalo e partiu para onde sairia a barca, tentado chegar mais rápido exigiu muito do cavalo que acabou falecendo quase no Inal do trajeto, momentos depois viu um pescador, e ofereceu em dinheiro ao pescador o que ele ganhava em um mês pescando para que o levasse até o rio de janeiro, o pescador aceitou e foi avisar a sua mulher, durante esse período José sepultou o nobre animal que o levou até o local, após isso José e o pescador embarcaram com destino ao Rio de Janeiro.

Capítulo IX:
Tempos após a partida começou a anoitecer, o pescador estava exausto, José se arrependeu de seu ato de imprudência, pensou que era melhor esperar o dia seguinte e fazer uma viagem rápida e segura, mas o pior era nunca mais o risco de nunca mais encontrar a Carlota, os dois adormeceram. Quando acordaram o dia já estava claro e os remos haviam se perdidos, passaram embarcações por perto mas não avistaram o pequeno barco do pescador, a noite caiu e José desanimado ficou deitado no barco, quando se deu conta o pescador estava com uma corda amarrada no corpo e puxando o barco, chegaram em uma ilha, o pescador começou a conversar com outro homem e momentos depois continuaram a viagem José, o pescador e esse homem, amanhecendo José desembarcou na marina da glória, e quando passava diante da ilha de Villegaignon avistou o paquete inglês que acabara de partir, também viu Carlota que ficou acenando com um lenço branco, ficou observando até sumir no horizonte.

Capítulo X:
No dia seguinte da partida de Carlota, José recebeu uma carta de Carlota que dizia que ela sabia de todas as extravagâncias que ele havia feito para poder acompanhá-la, pois o criado do hotel de Petrópolis havia contado a ela, depois de ler a carta José partiu no próximo paquete com destino a Europa. Em todos os lugares onde José parou havia sempre uma carta de Carlota que dizia “sei que tu me segues, até logo”. Enfim a chegada a Europa. José e Carlota viveram por 10 dias em Nápoles, até que Carlota começou a ficar muito mal e fez um último pedido a José, um beijo, como o pedido ele beijou-a, então quando Carlota estava dando seus últimos suspiros ocorreu um milagre, ela se curou de sua doença e ficou ótima.
Após isso José e Carlota se casaram, viajaram pela França, Alemanha, Itália e Grécia durante o período de um ano. Após essas viagens voltaram para o Brasil e passaram a viver em uma pacata região de Minas-Gerais, e viveram felizes, rodeados de amor e harmonia pelo resto de suas vidas.


4.3 O livro tem uma característica muito interessando pois o autor escreve uma carta para a prima contanto um romance vivido por ele, na qual o próprio personagem narra a historia.
4.4 O livro “Cinco minutos” de José de Alencar foi publicado em 1856, período do Romantismo, é um romance urbano, pois retrata o Rio de Janeiro, principal espaço dos romances urbanos, apresenta a principal característica do Romantismo que é a idealização, e também apresenta a supervalorização do amor, a prova de que o amor vence tudo, derruba qualquer barreira.
Esse romance de José de Alencar fez tanto sucesso que mesmo após ser publicada em folhetins pelo Diário do Rio de Janeiro e depois de todos seus capítulos publicados, foram juntados todos eles em uma única edição oferecida aos assinantes do jornal, o volume do livro ainda foi procurado por diversas pessoas.



Lucas, Maxsiel e Henrique!

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por alexandre(hiro) em Qua 29 Jun 2011 - 0:12

Uma boa apresentação.
Parabéns
A nota é 13 (6.5)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5207

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Qua 29 Jun 2011 - 19:16

¬¬ pelo amor de Deus!

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por alexandre(hiro) em Qui 30 Jun 2011 - 19:03

Veio a me retificar, pelo erro na publicação da nota, em especial deste trabalho, que por alguma razão acabei digitando 13, o que após uma revisão percebi que tal nota é inconsistente ao trabalho.
A nota é 16 (8.0)

Me desculpando pelos transtornos, deixo esta mensagem com a correção.
Att

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5207

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Diego Geraldo de Souza em Sex 1 Jul 2011 - 16:17

Nossa 8 parabéns Lucas esta muito Nerd em KKKK Positivo

Diego Geraldo de Souza
Texto
Texto

Número de Mensagens : 87
Idade : 22
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 23/02/2011
Pontos : 2268

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Sex 1 Jul 2011 - 20:05

coitado, só estou buscando o absoluto...

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Diego Geraldo de Souza em Sex 1 Jul 2011 - 20:11

Nossa que chique que você está em kkkkkkkk, da próxima vai tirar >>>>10<<<< Teclas


Da LesmaDíì

KKKK.....

Diego Geraldo de Souza
Texto
Texto

Número de Mensagens : 87
Idade : 22
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 23/02/2011
Pontos : 2268

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Sex 1 Jul 2011 - 20:22

Assim espero, por que o maxsiel está empenhado em apresentar. hehe

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Diego Geraldo de Souza em Ter 5 Jul 2011 - 18:20

Isso é o Maxiel esta tão estudioso......

Diego Geraldo de Souza
Texto
Texto

Número de Mensagens : 87
Idade : 22
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 23/02/2011
Pontos : 2268

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Qua 6 Jul 2011 - 12:45

É isso deixa minha tese de que o mundo está perdido, um pouco menos forte!

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 11 Maio 2012 - 18:01

Parabens pelo trabalho!

Eu ja li esse livro e muito bom,e engraçado a historia e prende muito a atenção do leitor.

I love you

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2141

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Sex 11 Maio 2012 - 20:35

Beatriz, esse livro foi uns dos melhores que já li. Muito envolvente a história no meu modo de ver.

E obrigado pelo parabéns Smile

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sab 12 Maio 2012 - 19:44

De nada!I love you

A historia e bastante interessante e misterioso ao mesmo tempo,e um bom livro para se ler.

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2141

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Tayna Paula Almeida em Sex 25 Maio 2012 - 6:12

Já assisti uma apresentação dessa história e realmente é muito boa. Gosto muito de romances, e esse é ótimo!

Tayna Paula Almeida
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 52
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 18/04/2012
Pontos : 1905

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Bruna dos santos batista em Qui 21 Jun 2012 - 13:55

Parabens!!!
Adorei a história!!!

Bruna dos santos batista
Conto
Conto

Número de Mensagens : 68
Idade : 21
Localização : Brasil-mogi das cruzes
Data de inscrição : 03/03/2012
Pontos : 1967

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Erika Biasotti em Sex 22 Jun 2012 - 7:58

Parabéns mto boa a história................. Andressa e Érika

Erika Biasotti
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 59
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2004

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lígia O. Teixeira em Sex 17 Ago 2012 - 6:04

historia maravolhosa

Lígia O. Teixeira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes SP
Data de inscrição : 20/04/2012
Pontos : 1760

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lígia O. Teixeira em Sex 17 Ago 2012 - 6:08

uma de minhas hiatórias preferidas...ótima apresentação parabéns

Lígia O. Teixeira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes SP
Data de inscrição : 20/04/2012
Pontos : 1760

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lucas Camilo Santos em Sab 13 Out 2012 - 19:21

Fico muito grato pelos os elogios e por terem lido o nosso trabalho e gostado.

Grande Abraço!!!

Lucas

Lucas Camilo Santos
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 06/03/2011
Pontos : 2200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Bruno Henrique oliveira em Sex 19 Out 2012 - 5:49

Gostei da História!
Parabéns!

Bruno Henrique oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 22
Localização : Mogi Das Cruzes
Data de inscrição : 23/03/2012
Pontos : 1832

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Lígia O. Teixeira em Sex 19 Out 2012 - 5:56

adorei o trabalho...historia muito bem contada

Lígia O. Teixeira
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 14
Idade : 21
Localização : mogi das cruzes SP
Data de inscrição : 20/04/2012
Pontos : 1760

Voltar ao Topo Ir em baixo

Felina Re: Cinco Minutos - José de Alencar

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 0:46


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum