Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Memorial de Aires

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Memorial de Aires

Mensagem por leticia fernandes campos em Seg 27 Jun 2011 - 18:43

1. Identificação do livro



1.1. Título: Memorial de Aires
1.2. Autor: Machado de Assis
1.3. Editora: Base Editora
1.4. Data da Edição: 1908 (Rio de Janeiro, mesmo ano em que Machado de Assis faleceu).


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram á escolha do livro: Por ser um livro da coleçao Clássicos da Língua Portuguesa,além de um autor bem conhecido.

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos:

Joaquim Maria Machado de Assis ( Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839-- Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, com o maior nome da literatura nacional. Escreveu todos os gêneros literários....
Machado criticou muito, sobre políticas socias da época. Em 1869 casou-se com Dona Carolina Augusta Xavier de Novaes, portuguesa recém chegada ao Brasil.
Fundou Academia Brasileira de letras(1897), da qual foi, o primeiro presidente.
A Academia brasileira de letras surgiu mais como um vínculo de ordem cordial entre amigos, não sendo bem aceito por alguns, mas bem sucedida com varias coleções de varios autores.
Em 1904 sua esposa Carolina veio a falecer, então entrou em uma profunda depressão, notada por todos.
Mesmo abalado, continuava lendo,trabalhando,estudando... Assim escreveu sua última obra Memorial de Aires.

3.2. Outras Obras do Autor:
Machado de Assis tem obras românticas, escritas até aos seus quarenta anos (1879), e realista depois dessa data
* Romance romântico: Ressurreição; A mão e a luva; Helena; laiá Garcia
* Romance realista: Memorial Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borba; Dom casmurro; Esaú e Jacó; Memorial de Aires.


4. Conteúdo do Livro

4.1. Gênero Literário: Romance Realista Naturalista, (que procura mostrar a realidade e deixar de lado as idéias romanticas).

4.2. Assunto:
Em 1888, 9 de janeiro Aires chegou da Europa, com trinta e tres anos. As cinco horas da tarde recebeu um bilhete de sua irmã mana Rita que a um ano não tinha noticias...
No bilhete dizia para Aires ir ao cemitério visitar seu marido que a poucos dias havia falecido. Ao chegar encontram uma viúva nova, chorando ao túmulo de seu marido. Então Aires começou a especular sobre Fidélia a viúva logo viu que comecou a ama-lá. Aires conheceu no dia seis de fevereiro o casal D.Carmo e Aguiar, um casal de velhos sem filhos apoiados pelo amor entre ambos. Tristão um menino sem noticias dos pais conhece o casal e pega um afeto por eles e se torna afilhado, o casal passa a ser bem mais felizes com o carinho de Tristão e a amizade de Aires que então passa a relatar tudo que acontece e tudo que pensa em um diário.
Tristão viaja para Portugal sem dar ao menos notícias aos seus padrinhos. D.Carmo e Aguiar sofrem muito pois todo carinho que tinham foi em dedicação ao Tristão...
Se passaram anos e Aires troca um diálogo com Fidélia e ela é orfã de pai e mãe, logo aires pensou no casal que estava sofrendo para dar toda a atenção a jovem, assim sendo todos felizes novamente.
Tristão resolveu voltar mas com intenção de apenas uma visita aos seus padrinhos, ja de passagem comprada de volta a Portugal. Logo se apaixonou-se por Fidélia assim causando a dor em Aires que sentia algo por ela mais guardava para si mesmo.. Fidélia negou algo por tristão por dizer que anda amava seu falecido marido e que não poderia dar o amor para qualquer outro homem.. Fidélia andava de roupas pretas, colar com retrato de seu marido, relamente vivia em pró de pelo menos sua alma que permanecia em seu coração..
Ao passar o tempo Fidélia se entregou a ele e então namoraram. E tristão feliz por final decidiu olhando em seus olhos falou que ia adiar a viagem de volta a Portugal..
Dia 25 março
Era aniversário da constituição, ele decidiu cumprimentar o imperador, mas a visita de Tristão fez-me abrir mão, foram andar trocar papos e foram marcar o casamento.
Na hora começaram a conversar que Fidélia muito feliz com o casamento que só queriam se casar com Alpho aposentado.
Enfim quinze de maio, casados ao meio-dia em ponto, na Matriz da Glória, poucas pessoas. Fidélia casou-se vestido escurO e afogado. O casal D.carmo e seu marido com o sorriso estampado no olhar e no sorriso se emocionaram e foram paro o almoço.
Durante o almoço chegou um telegrama de Lisboa para Tristão, apenas escrito "Deus abençõe".
Os recém casados apertaram as mãos e D.Carmo adotou o texto da verdadeira mãe. E então se emocionaram, brindaram.
Em vinte seis de maio Aires, só ficou visitando o Casal aguiar que ficaram na solidão novamente após o casamento de seus afilhados e continuaram se apoiando pelo amor, queriam ser risonhos e mal podiam se consolar, mas ali estavam com amor e carinho tentando se consolarem. Por isso Memorial de Aires uma memoria guardada durante sua tragetória de vida.

4.3. Citações favoritas: Dom casmurro uma obra de Machado de Assis, uma obra profunda que demonstra uma infidelidade de Capitu

4.4. Opinião sobre o Livro: Um livro muito legal, interessante pois as obras de Assis sempre lembrava o pior do homem: vicíos, fraqueza carnal , ja no Memorial de Aires, ocorre o elogio o culto aos sentimetos e das belezas morais. O mais legal que é realmente um diário durante a leitura do livro datas, horas, local, descreve os fatos mais importantes que marcaram, os projetos e é um bate-papo com o leitor ele chega até perguntar algo a nós leitores. O nome do narrador Aires ja estava na obra de Esaú e Jacó, Alias essa obra Memorial é continuação da obra Esaú e Jacó.
'' Uma característica do próprio Machado de Assis em suas obras, é que cada obra se revela alguma característica própria" Nesta de Memorial o amor que quando se há nada afeta!!

leticia fernandes campos
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes
Data de inscrição : 06/04/2011
Pontos : 2365

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Memorial de Aires

Mensagem por alexandre(hiro) em Qua 29 Jun 2011 - 1:14

Um dos grandes nomes da literatura, não poderia deixar de sair um bom trabalho.
Só houve um deslize no trabalho, na parte de citação.
A nota é 12 (6.0)
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5409

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Memorial de Aires

Mensagem por Vanessynha em Qua 17 Ago 2011 - 7:08

Fico 10 o trabalho do livro... hem! ficou perfeito o trabalho!Very Happy







Thiago Naoki
avatar
Vanessynha
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 23
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 20/02/2011
Pontos : 2394

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Memorial de Aires

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum