Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Eles não usam Black-Tie

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Eles não usam Black-Tie

Mensagem por Renato Trajano em Seg 27 Jun 2011 - 20:51

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título: Eles não usam Black Tie


1.2. Autor(a): Gianfrancesco Guarnieri


1.3. Editora: Civilização Brasileira


1.4. Data da Edição: 24ª Edição


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
O livro “Eles não usam Black Tie” , os alunos ganharam no ano de 2010 em dos programas do governo para influenciar a leitura entre os jovens, eu já tinha ouvido falar muito desde livro, e o principal fator que levou a leitura foi para descobrir o que o livro realmente trazia


Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos
Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Martinenghi de Guarnieri (Milão, 6 de agosto de 1934 — São Paulo, 22 de julho de 2006) foi um importante ator, diretor, dramaturgo e poeta ítalo-brasileiro, foi um artista de destaque no Teatro de Arena de São Paulo e sua mais importante obra foi Eles Não Usam Black-Tie.
O autor não só escrevia varias obras como também, fazia cinema, teatro, novela, televisão, escrevia e interpretava os papeis. Uma das novelas que possivelmente muitos conheçam é Belíssima e interpretou o Pepe

Milão (cidade de nascimento)


São Paulo (cidade de óbito)


3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

Achei melhor colocar algumas telenovelas que Guarnieri ajudou na produção pois fica melhor na fixação de quem é o autor

Esperança (2002)


Terra Nostra (1999)


Belíssima (2006)


Meu pé de laranja lima (1998)


4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário
Teatro Brasileiro

4.2. Assunto (breve síntese)
Basicamente o livro começa já com um grande clímax, Maria contando para Tião que os dois terão um filho, pois fazia pouco tempo que ela tinha descoberto que estava grávida Tião gostou muito da idéia de ser pai, mas encontrou um grande problema, eles ainda não eram casados, e ter um filho bastardo não era algo bem visto pelos outros, Tião então decide que logo os dois casariam para que tudo fique dentro da “lei social”. Enquanto eles tinham essa conversa na casa de Tião, chega no meio da chuva o pai de Tião o Senhor Otavio um grande homem com ideais revolucionários, pois era um dos grandes chefes da fabrica, na qual todos os homens do morro trabalhavam, eles sempre gritava pelos seus direitos, mas o mais importante era que ele sempre lutava pelo aumento de salários dos trabalhadores para que todos eles pudessem levar suas vidas da forma mais digna possível, esse feito de ser o “grevista” não era bem visto pelo iaô pois, deixavam aqueles que aderiam a greve com grande risco de perder o emprego e consequentemente não conseguiria sustentar a família.
Um mês depois uma festa é feita na casa de Otavio, para que acontecesse o noivado de Tião e Maria, uma festa bem humilde mas muito animada e contava com a presença dos mais variados amigos de Tião e Otavio, e a Dona Rosana (esposa do Otavio e mãe de Tião) era uma velha senhora que não gostava do seu trabalho feminino em casa, mas aceitava por que era assim que tinha que ser, segundo a própria personagem, era uma mulher muito diferente, sem papas na língua, falava tudo na hora que bem quisesse, mas uma coisa que fazia era defender seus filhos, Tião e Chiquinho. Depois da noite de noivado, no dia seguinte todos acordam com ressaca e Tião descobriu por sua mãe que falo além da conta para seu pai, dizendo que se ele (Tião) era pobre era culpa do Otavio, eles era culpado por toda desgraça que acontecia na vida daquela família, embora isso tenha sido bastante chocante para o Otavio ele não ligou muito pois sabia que Tião estava bêbado e não sabia o que falava, Tião pede desculpas e voltam a rotina de todos
Tião combina com seu melhor amigo o Jesuino que os dois deveriam “furas a greve”, ou seja não fazer a greve e continuar a trabalhar ganhando seus salários, pouco mas garantido, Jesuino não queria furar a greve as claras, queria fazer escondido, mas Tião convenceu que assim era muita covarida, Jesuino diz que aceita. Algumas semanas depois Maria vai até Rosana e fala que está grávida, Rosana diz que já desconfiava por que Tião estava muito apressado para casar-se logo, Dona Rosana diz que o problema é deles e não dela que Maria e Tião teriam que se virar agora, Maria concorda e diz que tem medo que Tião faça alguma besteira por causa da greve, Dona Rosana também teme isso, pois Tião sendo o filho do maior grevista do morro e pular fora do cerco, ele não ficaria bem falado entre os companheiros, nem ele e nem Maria.
Alguns dias depois Tião desce para trabalhar e estranhamente não espera seu pai assim como de costume, Dona Rosana estranha mas não fala nada, alguns minutos depois acorda seu Otavio dizendo que esta pronto para a greve, Rosana da um beijo na testa e pede para que ele se cuide, algumas horas depois Tião chega muito estranho falando pouco, Rosana logo diz que teve medo dele furar a greve, Tião nem diz nada em resposta a mãe, depois sobe um amigo do Otavio querendo espancar Tião, Rosana sem entender começa a gritar, Tião logo diz que não furo a greve e que se fosse para trair seus companheiros trairia de novo, Rosana fica magoada. Em seguida descobre que Otavio foi preso e desce na delegacia para pedir que soltem seu marido, na noite daquele mesmo dia, após a soltura de Otavio, Tião pede para conversar a sós com ele, Otavio aceita, Tião logo o chama de pai, Otavio diz para ele nunca mais chama-lo de pai, depois do que ele fez o pai para ele estava morto, Tião pede desculpas, mas diz que nunca aderiria a greve por que queria o emprego e dar uma boa vida a Maria, mas não revela sobre o filho que logo chegará, Otavio diz para Tião juntar as coisas e ir embora da casa dele por que furador de greve não moraria ali, Tião sabendo que isso aconteceria já estava com as trouxas prontas, ao sair da casa encontra Maria chorando, e dizendo que Tião tinha medo e era um covarde por ter feito o que fez, ele diz que assim foi melhor e que o futuro deles está se acertando agora, e diz para Maria pegar as coisas dela que dali uma semana ele voltaria para buscá-la, Maria continua a chorar e diz que nunca sairá do morro, Tião insiste mas Maria não aceita, Maria então manda ele embora e diz que ela vai criar o Otavinho, sozinha.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

Por ser um livro escrito de forma de peça teatral só há diálogos. Mas colocarei algumas frases do autor.

“Desde cedo sentia-me dividido entre a ação política concreta e o caminho mais contemplativo, da ação cultural e artística. “
Nesta frase deixa bem claro o gosto de Gianfrancesco tanto pela política quanto pelo gosto de escrever grandes obras

“Quando iniciei o tratamento, um dos rins tinha 29% de funcionamento e outro já foi extraído. Estava quase batendo as botas. Encaro a hemodiálise de forma positiva”
Já doente, podemos observar a forma tranqüila que ele aceitava isso e talvez uma possível morte, grande medo de muitas pessoas

“Não é um governo de esquerda (o de Lula), é um governo de centro, de social-democrata, que seria o do Fernando Henrique. Estamos num regime capitalista, ainda"
Aqui vemos mais ma vez um dos assuntos que Guarnieri gostava de discutir muito, a política e uma critica ao atual regime

4.4. Opinião sobre o livro
Após a leitura, realmente eu entendi por que o livro é renomado, é um grito da época em que o Brasil esteve sem grandes cabeças que defendiam os direitos dos trabalhadores, é uma importante obra para o Brasil. É uma leitura bastante simplificada, e fácil por ser apenas em diálogos, eu recomendo que leiam “Eles não usam Black Tie” de Gianfrancesco Guarnirei.



Renato, Paulo, Marcio e Naoki| Respectivos números são: 22, 20, 16 e 23 | 3ºB

Renato Trajano
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 48
Idade : 23
Localização : Mogi das Cruzes-São Paulo
Data de inscrição : 11/02/2011
Pontos : 2295

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eles não usam Black-Tie

Mensagem por alexandre(hiro) em Qua 29 Jun 2011 - 1:04

Guarnieri de fato, se tornou muito conhecido com a peça "Eles não usam Black-Tie". Ainda há pouco tempo, essa peça estava em cartaz (só não me recordo onde).
Mas enfim; quanto à citação, ela deve ser mencionada para enfatizar um acontecimento que ocorreu na história, e não sobre a situação de saúde do autor, tampouco política.
Mas de forma geral, um bom trabalho.
Nota 12 (6.0)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5207

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eles não usam Black-Tie

Mensagem por Renato Trajano em Qua 29 Jun 2011 - 13:38

Quanta pose você tem garoto.

Renato Trajano
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 48
Idade : 23
Localização : Mogi das Cruzes-São Paulo
Data de inscrição : 11/02/2011
Pontos : 2295

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eles não usam Black-Tie

Mensagem por Renato Trajano em Qua 29 Jun 2011 - 14:01

Se você realmente entendesse a historia que o livro traz, não falaria dessa maneira nas citações que eu coloquei, sendo que eu havia explicado qual era a estrutura da obra. xD

Renato Trajano
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 48
Idade : 23
Localização : Mogi das Cruzes-São Paulo
Data de inscrição : 11/02/2011
Pontos : 2295

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eles não usam Black-Tie

Mensagem por Larissa Cristina Raimundo em Qui 12 Set 2013 - 8:56

Gostei muito da historia....
E também do assunto abordado...
Estão de parabéns..... muito bom o trabalho todo....
adorei Wink

Larissa Cristina Raimundo
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Idade : 20
Localização : Mogi das Cruzes - SP
Data de inscrição : 16/03/2013
Pontos : 1424

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Eles não usam Black-Tie

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 0:50


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum