Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Pata da Gazela - José de Alencar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Pata da Gazela - José de Alencar

Mensagem por Kendy em Seg 12 Set 2011 - 18:40

IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO

Título: A Pata da Gazela
Autor: José de Alencar
Editora: Ática
Data da edição: 1870

ESCOLHA DO LIVRO
Achamos o título interessante, gostamos da capa e resolvemos lê-lo.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO AUTOR

Alguns dados biográficos: José Martiniano de Alencar nasceu em 1° de maio de 1829, em Messejana. Foi jornalista, político, advogado, crítico, romancista, dramaturgo brasileiro. Formou-se em Direito. Em 1856 publicou o primeiro romance, Cinco Minutos, logo no ano seguinte, A Viuvinha. Mas foi com a obra O Guarani que ficou conhecido. Em 1860 foi eleito deputado estadual no Ceará. Produziu ao longo da carreira romances: urbanos, regionalistas e históricos. Em 1872 nasce seu filho, Mário de Alencar, que mais tarde, surgi a história na qual seria filho de Machado de Assis, porém, esta história nunca foi confirmada. José de Alencar faleceu em 12 de dezembro de 1877, no Rio de Janeiro, vitima de tuberculose.

Outras obras do autor:
A Viuvinha (1857)

O Guarani (1857)

Iracema (1860)

O Gaúcho (1870)

O Sertanejo (1875)

Senhora (1875)


CONTEÚDO DO LIVRO

Gênero literário: Romance
Síntese: A história conta sobre duas primas que se chamavam Laura e Amélia. Laura tinha os pés disformes, já Amélia, tinha os pés pequenos.
Em um dia ela foram fazer compras, mas quando estavam indo embora, ao subir na carruagem cai um pé da botina de Amélia que estava embrulhado em um papel, na qual ela tinha acabado de pegar no concerto.
Horácio, um rapaz sedutor, viu aquele embrulho e curioso pegou e guardou. Chegando a sua casa, abre e vê aquela botina na qual ele se apaixona pelo pequeno pé. Seu amigo Leopoldo se apaixona pelo sorriso de Amélia, mas nunca conversaram e nem ao menos sabe o seu nome. Ao vê-la com a prima outra vez, se ilude achando que Amélia tinha os pés disformes. Horácio passa a amar Amélia, assim como ela. Ele a pede em casamento, mas ela muito tímida diz que iria pensar, mas finalmente aceita.
Depois de alguns dias Horácio vê os pés de Amélia, mas se assusta (ela estava com o sapato de Laura), então imediatamente arranja uma desculpa para romper o noivado, ele vai procurar Laura e se declara a ela, mas ela estava sentada numa cadeira, então ele pôde ver os seus pés disformes, assim volta atrás de Amélia novamente, mas já era tarde, Leopoldo já tinha a pedido em casamento e ela já havia aceitado.
Na noite de núpcias ela finalmente mostra seus pés de pata da gazela.


Citações favoritas: “Examinou novamente a obra prima, voltou-a de todos os lados, apalpou docemente o salto e o bico, dobrou a orla da haste, sondou o interior da concha, que serviria de regaço ao feiticeiro pezinho. Depois de alguns instantes deste exame profundo e minucioso, um sorriso expandiu o semblante de Horácio.”
Gostamos desta parte, pois descreve minuciosamente como Horácio fica admirado com o pequeno pezinho, pelo qual logo se apaixona.


“Quem Amélia amou desde o princípio, foi Leopoldo. A vaidade, o galanteio que se nutre de brilhantes futilidades, a seduziam por momentos, e rendiam ao capricho de Horácio. Mas passado esse enlevo, sua alma sentia a atração irresistível que a impelia para o seu pólo.”
Aqui revela o que Amélia sentia, apesar de amar Leopoldo, acaba se rendendo a Horácio, mas que depois tudo se resolve e ela fica com o seu verdadeiro amor.


Opinião sobre o livro: Não gostamos muito do livro, porque é uma leitura um pouco quanto cansativa, mas a história em si é até legal e divertida. Nele se revela como o amor deve ser não pela aparência como o de Horácio e sim pela alma, como de Leopoldo.




Alunas: Isabelle e Kendy
3°B


Última edição por Kendy em Ter 13 Set 2011 - 16:50, editado 1 vez(es)

Kendy
Letra
Letra

Número de Mensagens : 7
Idade : 22
Localização : Brasil
Data de inscrição : 23/02/2011
Pontos : 2192

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Pata da Gazela - José de Alencar

Mensagem por leticia fernandes campos em Ter 13 Set 2011 - 15:19

Surprised muito boa esta história

parabéns pela apresentação.

nota 10

leticia fernandes campos
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes
Data de inscrição : 06/04/2011
Pontos : 2164

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Pata da Gazela - José de Alencar

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 18 Set 2011 - 14:49

Nota 12.0 (6.0)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5208

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A Pata da Gazela - José de Alencar

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:25


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum