Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Ressurreição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor Ressurreição

Mensagem por kheoma em Seg 12 Set 2011 - 20:15





Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título: Ressurreição


1.2. Autor(a): Machado de Assis

1.3. Data da Edição: 1872



2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro


Por ser um livro de romance e o titulo chamo bastante a atenção.


Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos:


Joaquim Maria Machado de Assis nasceu pobre e epilético. Era filho de Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis, neto de escravos alforriados. Foi criado no morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Ajudava a família como podia, não tendo freqüentado regularmente a escola.

Sua instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura. Graças a seu talento e a uma enorme força de vontade, superou todas essas dificuldades e tornou-se em um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

Entre os seis e os 14 anos, Machado perdeu sua única irmã, a mãe e o pai. Aos 16 anos empregou-se como aprendiz numa tipografia e publicou os primeiros versos no jornal "A Marmota". Em 1860, foi convidado por Quintino Bocaiúva para colaborar no "Diário do Rio de Janeiro". Datam dessa década quase todas as suas comédias teatrais e o livro de poemas "Crisálidas".


Em 1904, a morte de sua mulher foi um duro golpe para o escritor. Depois disso, raramente ele saía de casa e sua saúde foi piorando por causa da epilepsia. Os problemas nervosos e uma gagueira contribuíram ainda mais para o seu isolamento. São dessa época seus últimos romances "Esaú e Jacó" (1904) e "Memorial de Aires" (1908), que fecham o ciclo realista iniciado com "Brás Cubas"

Machado de Assis morreu em sua casa situada na rua Cosme Velho. Foi decretado luto oficial no Rio de Janeiro e seu enterro, acompanhado por uma multidão, atesta a fama alcançada pelo autor.

O fato de ter escrito em português, uma língua de poucos leitores, tornou difícil o reconhecimento internacional do autor. A partir do final do século 20, porém, suas obras têm sido traduzidas para o inglês, o francês, o espanhol e o alemão, despertando interesse mundial. De fato, trata-se de um dos grandes nomes do Realismo, que pode se colocar lado a lado ao francês Flaubert ou ao russo Dostoievski, apenas para citar dois dos maiores autores do mesmo período na literatura universal.





4. Conteúdo do Livro


4.1. Género Literário: Romance
4.2. Assunto (breve síntese)



A história começa com Félix, um homem que tem um relacionamento com cecília por um período de seis meses, para ele uma paixão não poderia passar de um semestre. Por esse motivo Félix abandona a namorada.

Um grande amigo de Félix, chamado Viana, havia apresentado sua irmã Lívia para ele pela segunda vez, Lívia era muito bonita e viúva há dois anos. Eles então se tornaram grandes amigos, mas Félix tinha se encantado pela moça.

Até que finalmente ele decidi se declarar para Lívia, eles então começam a viver um amor secreto, escondido ás vistas da sociedade, mais eles passam a enfrentar vários conflitos e obstáculos durante o romance.

Após um tempo Félix decidi pedir Lívia em casamento, ela aceita, mais descobre que uma Amiga dela chamada Raquel também era apaixonada por Félix, ela no começo fica preocupada, mas não desisti do seu amor pó ele. Raquel como era uma menina muito inocente acaba desistindo do amor por ele, pois ela sabia, que ele amava Lívia.

O tempo foi passando, e Lívia teve um filho com Félix, mais devido a vários conflitos no casamento, eles acabam se separando e ela cria o filho sozinha.



4.3. Opinião sobre o livro


Ressurreição, publicado em 1872, foi o primeiro romance de Machado de Assis. Embora pertença á fase romântica do autor, a obra rompe com características dessa escola literária, como o ideal nacionalista e a ênfase na descrição da natureza. É um livro muito interessante de se ler, o titulo chama bastante a atenção para os leitores, pois ele não aparenta ser um livro de romance, ele é interassante porque pode ser apresentado em forma de teatro.











Realizado por : Kheoma,Isabela,Joyce e Karina. 3ºA E.M.

avatar
kheoma
Letra
Letra

Número de Mensagens : 7
Idade : 22
Localização : biritiba-mirim
Data de inscrição : 15/03/2011
Pontos : 2431

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leitor Re: Ressurreição

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 18 Set 2011 - 16:19

Parabéns pela apresentação.
Nota 13(6.5)
avatar
alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 26
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5464

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum