Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por Kendy em Seg 12 Set 2011 - 20:59

IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO

TÍTULO: Duas Novelas de Amor
AUTOR: Fernando Sabino
EDITORA: Átira
DATA DE EDIÇÃO: 2000

ESCOLHA DO LIVRO

MOTIVOS QUE LEVARAM A ESCOLHA DO LIVRO
Gostamos dos livros do autor e assim resolvemos ler.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO AUTOR

ALGUNS DADOS BIOGRÁFICOS: Fernando Tavares Sabino nasceu em 12 de outubro de 1923, em Belo Horizonte. Foi escritor e jornalista brasileiro. Durante a adolescência foi locutor de rádio e colaborava regularmente com artigos, crônicas e contos em revistas da cidade. No início da década de 40, começou a cursar a faculdade de direito e se tornou redator da Folha de Minas. Se tornou colaborador regular do jornal Correio da Manhã, onde conheceu Vinícius de Moraes, de quem se tornou amigo. Depois de se formar em direito, em 1946, viajou com Vinícius de Moraes para os Estados Unidos, onde morou por 2 anos em New York. “O Encontro Marcado”, uma de suas obras mais conhecidas foi lançado em 1956. Em 1957 decidiu viver exclusivamente como escritor e jornalista. Em 1960, publicou o livro “O Homem Nú”, pela Editora do Autor, fundada por ele, Rubem Braga e Walter Acosta. Em 1967, fundou, em conjunto com Rubem Braga, a Editora Sabiá, onde publicou livros de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, entre outros. Publicou “O Grande Mentecapto” em 1979, já havia começado o livro 30 anos antes. Esta obra rendeu a ele o Prêmio Jabuti e foi adaptada para cinema em 1989, e também para teatro. Em julho de 1999, recebeu da Academia Brasileira de Letras o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra. O autor faleceu dia 11 de outubro de 2004, no Rio de Janeiro. A seu pedido, seu epitáfio é o seguinte: “Aqui jaz Fernando Sabino, aquele que nasceu homem e morreu menino.”

ALGUMAS OBRAS DO AUTOR:
Os Grilos Não Cantam Mais – 1941
O Encontro Marcado – 1956
O Homem Nú – 1960
O Grande Mentecapto – 1979
Amor de Capitu – 1998

CONTEÚDO DO LIVRO

Gênero literário: Romance
Síntese: A primeira história (O Outro Pai), conta sobre uma adolescente chamada Silviana, prestes a completar 17 anos. Assim que ela se forma na escola, sua mãe Geni e seu “pai” Marcos fazem uma revelação a ela, eles contam que Marcos na verdade não é seu pai biológico. Silviana fica muito triste, pois o amava muito. Ela vai se encontrar com Ricardo, seu namorado, nas escadas do edifício onde mora e conta a ele esta revelação, o abraça e vai embora chorando, Ricardo tentou acalmá-la, mas foi em vão. Depois que ficou sabendo da verdade, Silviana tratava Marcos como um homem qualquer, os dois já não se falavam que nem antes, só falavam o necessário. Marcos muito chateado com a situação, começa a freqüentar bares e chegar tarde em casa. Mas em um dia ele resolveu voltar mais cedo para sua casa e se deparou com Silviana chorando no sofá, rapidamente ela enxugou suas lágrimas e foi para seu quarto, Marcos foi atrás dela e perguntou o porquê, e ela pergunta o porquê deles terem contado a ela que ele não era seu verdadeiro pai, ele somente a abraça e não responde nada e sai do quarto. Depois desse dia eles voltaram a se falar, mas sem que Geni soubesse, pois ela tinha muito ciúmes dos dois. Em um dia Marcos e Silviana estavam conversando no sofá e sentiram uma sensação estranha, uma atração um pelo outro e se beijaram, Geni chega e fingi não ter visto, os dois rapidamente se afastam. Ricardo, vai ao escritório de Marcos para saber o porquê de ele ter proibido ele e Silviana de se verem, ele então explica que não proibiu nada e conta a ele que os dois se beijaram, Ricardo fica pasmo e o xinga de monstro. Marcos então conversa com Silviana e a pede desculpas por tudo. Silviana e Geni voltam a se falar e ela queria saber mais sobre seu pai biológico, Geni explica que ele as abandonou quando ainda estava grávida de 4 meses e nunca mais voltou. Silviana vai à janela do edifício e fala para a mãe que Ricardo, seu namorado, está esperando ela, ela então sai e vai encontrar com Ricardo.
A segunda história (Noite Única), conta sobre Ester, uma mulher que vive sozinha. Era noite de Ano Novo e ela havia convidado uns amigos para passar a ceia de ano novo com ela em sua casa, mas no fim, não aparece ninguém e ela fica sozinha, quando estava quase dormindo na poltrona, a campainha toca, era Rodrigo, seu ex-marido. Ela o convida para entrar. Os dois discutem, mas logo se entendem. Ela então diz a ele que esta há anos esperando ele para buscar suas roupas na casa dela, mas ele nunca havia aparecido. Os dois ficam conversando e então ele vai embora, mas pouco tempo depois ele volta para buscar seu tênis que havia esquecido, ela o convida para ficar mais um pouco e os dois têm uma noite única de amor.

Citações favoritas: “Marcos passou a mão pelo rosto, fechou os olhos. Chegava a ouvir a respiração dela à sua frente.Tornou a olhá-la – linda como um pássaro. Veio-lhe de repente um despeito de si próprio, uma mágoa de não ser mesmo seu pai. Ali estava origem mais profunda de todo o sofrimento naqueles dias.”
Mostra a atração que Marcos estava sentindo pela sua 'filha' Silviana.

“Tomou-lhe a cabeça nas mãos, apertou-a contra o peito como a de um filho e pôs-se a acariciar-lhe os cabelos, olhando estática sem nada ver diante de si, como se tudo mais no mundo lá fora deixasse de existir e fosse durar para sempre o breve instante de amor que vivia naquela noite única.”

É a última estrofe da história, gostamos muito, pois foi bem romântico.

Opinião sobre o livro: É um livro fácil de ler e de entender, pois tem um vocabulário simples. Você se envolve com a história. Gostamos muito do livro, pela simplicidade da história, porém a final da primeira história nos surpreendeu, pois achávamos que Silviana e Marcos ficariam juntos.






Alunas: Kendy e Isabelle

3ºB


Última edição por Kendy em Dom 18 Set 2011 - 15:13, editado 3 vez(es)

Kendy
Letra
Letra

Número de Mensagens : 7
Idade : 22
Localização : Brasil
Data de inscrição : 23/02/2011
Pontos : 2186

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por leticia fernandes campos em Ter 13 Set 2011 - 15:14

Very Happy muito bom essa apresentação!!

nota.... 100000

leticia fernandes campos
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 13
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes
Data de inscrição : 06/04/2011
Pontos : 2158

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por Vanessynha em Qua 14 Set 2011 - 14:00

Parabéns...







Nossa como e estudiosa
posto dois trabalho... Very Happy





bjos

Vanessynha
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Idade : 23
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 20/02/2011
Pontos : 2187

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por Renato Trajano em Qua 14 Set 2011 - 18:14

Uma bela história de amor. Fernando Sabino um mineirinho bastante conhecido, grande escolha a de vocês
Parabéns

Renato Trajano
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 48
Idade : 23
Localização : Mogi das Cruzes-São Paulo
Data de inscrição : 11/02/2011
Pontos : 2290

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por Diego Geraldo de Souza em Sex 16 Set 2011 - 18:21

Positivo

Diego Geraldo de Souza
Texto
Texto

Número de Mensagens : 87
Idade : 22
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 23/02/2011
Pontos : 2263

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 18 Set 2011 - 18:36

Parabéns pela apresentação.
Nota 13 (6.5)

alexandre(hiro)
"Best Seller"


Número de Mensagens : 496
Idade : 25
Localização : Brasil
Data de inscrição : 22/02/2008
Pontos : 5202

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duas Novelas de Amor - Fernando Sabino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:53


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum