Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"As meninas do chocolate" Annie Murray

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Ana Francisca Antunes em Qua 14 Dez 2011 - 11:24

Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título: As meninas do chocolate.
1.2. Autor(a): Annie Murray.
1.3. Editora: Asa
1.4. Data da Edição: 2011


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro:

O facto do nome ser muito apelativo, levou-me a ler o resumo e a gostar da história.


Após a leitura do livro:

As meninas do chocolate conta-nos não só a historia dos períodos conturbados que as guerras originaram em tempos passados como também a coragem e a bravura de três jovens mulheres que sempre de cabeça erguida, encontravam-se dispostas a enfrentar cada obstáculo que a vida lhes proporcionara.
Cadbury, assim era o nome da famosa inglesa fábrica de chocolate onde por suas próprias escolhas, Edie, Ruby e Janet decidiram trabalhar logo após completarem os seus dezasseis anos. Naquela altura e em tempos de guerra, em 1940, o mais importante para as mulheres baseava-se em trabalhar, num sítio privilegiado de preferência, conseguir um bom pretendente e por fim constituir família. Embora ambas as amigais ansiassem pelo mesmo, fora Edie a dar o primeiro passo.
Das três, era Edie a mais sensível, a mais doce e também a mais tímida, ao contrário de Ruby que adorava exibir descaradamente as suas belas formas redondas, sempre alegre e por vezes tambem bastante inconsciente das suas atitudes; já Janet por sua vez possuía uma força e determinação fora do comum, contundo essas qualidades fossem traídas sempre que se aproximava de Alecc, o homem casado por quem estava perdidamente apaixonada.
Edie não tardara a casar-se com Jack, e este para si, fora o dia mais feliz da sua vida. Por mais triste que se sentisse ao pensar desta forma, livrara-se da sua mãe que tanto mal lhe fizera, era uma mulher casada e brevemente, se tudo corresse bem, teria um filho no ventre. Mas as coisas não corriam como Edie sempre sonhara, não era feliz, e Jack tornara-se num homem que nunca conhecera. Dizia que a amava mas não se comportava como tal, e quando Edie anunciara-lhe que esperava um filho seu, não pensara duas vezes antes de se inscrever para a RAF, como voluntario nos aviões. Porem, sem esperar, Edie tornara-se viúva mesmo antes do marido partir, e com um filho no ventre, enfrenta a guerra sozinha, com apenas o apoio das amigas. Mas o pior acontece quando Edie ao dar luz ao seu único filho acaba por perde-lo, sendo acolhida na casa de Janet e Frances, sua mãe.
Enquanto a vida de Edie permanece um caos, a de Ruby e Janet em nada parece melhor. Ruby acaba por se casar com Frank, melhor amigo de Jack, mas depressa arrepende-se e grávida de uma menina acaba por perder o marido num dos combates. Janet que decidira por um ponto final na sua história romântica com Alecc, dedicava agora o seu tempo como voluntaria no centro de apoio as vítimas da guerra, onde conhecera Martin, um homem que não lhe era indiferente mas que ignorava, acreditando piamente nunca mais voltar-se apaixonar.
Numa das noites marcadas pelas trágicas invasões dos inimigos a Inglaterra, enquanto fazia o seu turno de noite como voluntaria da igreja, Edie fora surpreendida pela chegada de um bebe, que sem esperar, fora –lhe entregue nos braços por Martin, que o encontrara perdido e abandonado a chorar no meio das ruas abaladas. Bastou olhar uma única vez para aquela criança adorável e cheia de vida para saber que esta pertencia-lhe para sempre.
O tempo foi passando sem se dar conta, e embora as guerras permanecessem, a vida das três raparigas mudavam dia após dias. Edie, voltara a recuperar a alegria de viver, agora que concebera o bebe David como seu filho, dedicava todo o seu tempo e amor a cuidar daquele que mais amava. Ruby, que perdera o marido e dera a luz a uma muito maravilhosa filha, apaixonara-se de novo, desta vez por um americano, que ao contrario do seu primeiro casamento amara-a de verdade, e que por infelicidade da vida, acabara por morrer, deixando-a sozinha novamente com um criança na barriga. Janet, por sua vez, assumira a sua paixão por Martin e agora esperava-o loucamente, estando noiva dele. A vida conseguia realmente proporcionar grandes momentos de aflição a estas três mulheres, mas as suas amizades eram tão forte que nada as conseguia abalar verdadeiramente.
David, filho de Edie e acarinhado por todos, crescia a olhos vistos, quando Edie o recebera nos seus braços era um pequeno bebe e agora com 16 tornara-se num homem bonito e educado, e muito curioso. Tão curioso e pertinente com as suas perguntas em relação a si mesmo e ao quanto era diferente dos seus outros colegas, que Edie viu-se obrigada a contar-lhe toda a verdade sobre quem ele realmente era. Não fora um período fácil para a vida de ambos, Edie amava-o como filho e temia perde-lo, David amava-a como mãe mas desejara saber mais sobre as suas origens. Claro que Edie apoiara-o nisso, e quando menos esperava o seu querido filho já conhecera o seu pai, estando de partida para o pais onde este vivida, argumentando que queria conhecer mais sobre aquilo que lhe pertencia. Embora David com bastante frequência escrevesse a sua mãe, contando-lhe todas as novidades e pormenores por que passava, Edie não conseguia sentir a tristeza e a saudade que a ausência do filho causara na sua vida, apenas o aparecimento de Anatoli, um homem viúvo, mais velho e muito bondoso a enchera de felicidade e rapidamente os dois se apaixonaram.
As três amigas mantinham-se fieis umas as outras. Edie apaixonada e feliz com Anatoli, ansiava desesperadamente por visitar o seu neto mal que este nascesse, morrendo de felicidade quando David lhe escrevera uma carta a dizer que brevemente seria pai. Ruby, que recuperara a sua fúria de viver e a sua alegria característica depois de um terceiro casamento bastante conturbado, passava a vida entre América, visitando os avos da sua segunda filha, e Inglaterra. Enquanto Janet, apaixonada pelo seu marido em África, adoptara duas gémeas, completando assim a sua vida.


3. Contextualização do Autor:

3.1. Alguns dados biográficos:

Anny Murray nasceu no Bershire, em Inglaterra, e estudou inglês no St. Jonh’s college em Oxford.
Em 1991, ganhou o She/Granada Tv short story Competition , e em 1995 o seu primeiro romance Birmingham Rose, entrou directamente para as listas de bestselleres. Tem quatro filhos e vive actualmente em Reading.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a):

- A Summer Hopscotch;
- Rapariga Soldado;
- Todos os dias das nossas vidas.

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance

4.2. Assunto (breve síntese)

4.3. Citações favoritas:

"Bem – disse Ruby, limpando tambem os olhos – pensei que a nossa Marleen seria a primeira a fazer uma de nos avó, conhecendo-a como conheço. Nunca o jovem David.
- Entao imagino que nunca mais voltas para Israel, pois não? – arreliou uma das amigas.
- Tenta impedir-me – disse Edie, com um sorriso radioso – Achas que ia perder a oportunidade de ver a minha nova filha e o meu novo neto, achas"

4.4. Opinião sobre o livro:

Foi com muito agrado que li esta obra literária, pois deixou-me rendida do inicio ao fim. Não só mostra-nos quão difícil pode ser a vida e como devemos enfrenta-la sem nunca pensar sequer em desistir , fazendo-nos deste modo reflectir, como também me deu a conhecer aspectos desconhecidos de como antigamente as vidas eram geridas de acordo com as guerras mundiais, que causaram imensos transtornos.



Ana Francisca Antunes
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 15
Idade : 23
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 06/10/2008
Pontos : 3014

Folha de personagem
Guardião secular:

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Filipe Azevedo em Qua 14 Dez 2011 - 15:36

140 pontos

_________________
www.vertentes.pt.vu

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Idade : 55
Localização : Portugal
Data de inscrição : 09/09/2006
Pontos : 15588

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Jessica Suemi em Sex 26 Out 2012 - 7:11

muito bom o livro..gostei

Jessica Suemi
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 47
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1969

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Andressa Morais de Macedo em Sex 26 Out 2012 - 7:22

Nossa... Parece ser bem interessante esse livro... Só pelo resumo, ja deu pra perceber q é bem legal...

Andressa Morais de Macedo
Conto
Conto

Número de Mensagens : 60
Idade : 22
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 13/04/2012
Pontos : 1924

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Tayna Paula Almeida em Sex 9 Nov 2012 - 4:20

Muito legal a história. Parabéns pela escolha!

Tayna Paula Almeida
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 52
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes
Data de inscrição : 18/04/2012
Pontos : 1900

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por camila alves em Sex 9 Nov 2012 - 4:23

parabens bom trabalho

camila alves
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 46
Idade : 22
Localização : mogi das cruzes brasil
Data de inscrição : 30/03/2012
Pontos : 1897

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Maitê Henrique de Faria em Sex 9 Nov 2012 - 5:51

Parabéns cat

Maitê Henrique de Faria
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 35
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 1947

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por francielly de oliveira em Sex 9 Nov 2012 - 5:57

Parece ser muito legal

francielly de oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 23
Idade : 20
Localização : brasil-mogi das cruzes
Data de inscrição : 22/06/2012
Pontos : 1732

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Tatiane M. M. da Silva em Sex 9 Nov 2012 - 5:58

parabéns pelo trabalho.....

Tatiane M. M. da Silva
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 56
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes (BRASIL)
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 1937

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Angeliz Ferreira em Sex 9 Nov 2012 - 5:59

Adorei a história !

Angeliz Ferreira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 21
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 02/03/2012
Pontos : 1842

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 9 Nov 2012 - 6:17

Parece ser muito legal.Parabens.I love you

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Idade : 21
Localização : Mogi das Cruzes - Brasil
Data de inscrição : 19/02/2012
Pontos : 2136

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "As meninas do chocolate" Annie Murray

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:52


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum