Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

A Siciliana, de Sveva Casati Modignani

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Siciliana, de Sveva Casati Modignani

Mensagem por Filipa Bento em Qua 14 Dez 2011 - 14:50

Ficha de Leitura
1. Identificação do Livro

1.1. Donna D’Onore (Em português, A Siciliana)
1.2. Sveva Casati Modignani
1.3. Edições ASA
1.4. Outubro 2004

2. Escolha do livro

2.1.Curiosamente, não tive nenhuma razão específica que justificasse a escolha deste livro. Na verdade o que me rumou a esta obra foi a necessidade de uma leitura. A Siciliana foi um feliz acaso que me presenteou com um novo género literário. O que me cativou foi, essencialmente, o pouco da história que me foi apresentado e que me deixou com o bichinho da curiosidade.
Após a leitura do livro

Capa da mais recente edição de A Siciliana.

3.Contextualização do Autor
3.1. Sveva Casati Modignani surgiu em 1981 e é o pseudónimo de um casal de jornalistas italiano, Beatrice Cairati e Nullo Cantaroni. Beatrice é quem dá a cara a Sveva, é também, de acordo com o que afirmou numa entrevista, quem escreve os textos, sendo o seu marido quem os critica e revê. Actualmente somente Beatrice escreve os romances, pois o seu marido faleceu, no entanto o trabalho conjunto dos dois resultou em obras fascinantes que chegaram aos quatro cantos do Mundo.
Sveva Casati Modignani.
3.2. Até à actualidade a autora já publicou dezoito romances, sendo o mais recente Mister Gregory. Em Portugal foram publicadas treze destas obras que se encontram traduzidas em catorze línguas e já deram origens a filmes e séries televisivas. A primeira obra da dupla de jornalistas italianos foi Anna Dagli Occhi Verdi (Ana dos Olhos Verdes) e está datada em 1981.
Capa deAna Dos Olhos Verdes - 1º livro publicado e premiado.
Trailer do novo livro Mister Gregory.

4. Conteúdo do Livro
4.1. Dramático.
4.2.A história inicia-se com uma entrevista, por parte de um jornalista nova-iorquino, a uma freira misteriosa. O seu nome é Nancy Pertinance e, antes de desaparecer do mapa, era uma das potenciais mulheres a ocupar o cargo de Mayor em Nova-Iorque. Contudo, o seu passado está marcado pelas peripécias da Máfia e o seu presente tem, ainda, muito por esclarecer… Filha, amante, assassina e mãe, Nancy acaba por desvendar que não é possível escapar aos fantasmas do passado e que terá de enfrentar toda uma história de paixão, intriga e vingança para viver uma vida renovada e tranquila.
4.3. “Amanhã. Gosto desta palavra. Passei a vida a dizer: amanhã. Por muito que o presente seja escuro e triste, o amanhã é sempre radioso, cheio de promessas e de esperanças. Depois o amanhã passa a hoje e fica mais triste. Só quando resvala para o passado é que se enche de nostalgia. Assim voltamos a amá-lo.”
Nesta passagem do livro, presente num discurso da personagem principal, Nancy Pertinance, aquando da entrevista com o jornalista nova-iorquino, em que se conta toda a história de vida da freira, é de sublinhar o sentimento “de nostalgia”, a saudade que Nancy sente ao relembrar a sua perspetiva da vida antes de esta ser marcada pelas interferências da Máfia que sempre teve uma ligação com a sua família. Nesta citação, consigo, ainda, percecionar a comparação subjacente entre o passado, o presente e o futuro da personagem principal no desenrolar da história.
“Pensou em José Vicente Dominici e vieram-lhe à ideia as suas palavras: «Há um momento na vida de toda a gente em que é preciso um amigo. Quando chegar esse momento, conta comigo.» Sem perder mais tempo, Nancy consultou a lista telefónica, marcou um número e, quando teve a certeza de que o interlocutor do outro lado da linha era mesmo José Vicente Dominici, disse com uma voz clara: - Fala Nancy Pertinance. Preciso de um amigo. Já.”
Contextualizada na história, esta passagem insere-se no relato de um episódio violento da infância de Nancy Pertinance que lida com o problema pedindo ajuda a um adulto que a cativara e em quem sabia poder confiar. A meu ver, “a voz clara” e a “certeza” durante o telefonema de socorro demonstram a maturidade e responsabilidade que, ainda bastante jovem, a personagem principal possuía. Ainda, a forma como o problema foi enfrentado por Nancy, é um prenúncio da grande, responsável e forte mulher que se viria a tornar ao longo da sua vida, capaz de enfrentar todas e quaisquer adversidades que se lhe pusessem.
4.4.A Siciliana aborda a temática do amor, da vingança e da traição em conjunto com a realidade da máfia italiana. Constitui uma leitura leve, uma vez que a intriga acerca da história desde cedo se instala e se apodera de nós. Ao ler este livro foi-me permitido alargar os meus horizontes literários, tomando gosto pelas restantes obras da autora. Esta última tem uma característica muito própria nos seus livros, pois passa para o papel a sua personalidade feminista destacando as mulheres e criando personagens femininas lutadoras e sobreviventes.
Por fim, tenho a dizer que qualquer amante de livros de mistério, com enredos e personagens intrigantes ou até com algum conteúdo histórico e que permita aprofundar um pouco mais os conhecimentos neste campo, saboreará cada frase e render-se-á à leitura da primeira à última página.

Filipa Bento
Delegado de Turma
Delegado de Turma

Número de Mensagens : 7
Pontos : 1884

Re: A Siciliana, de Sveva Casati Modignani

Mensagem por Filipe Azevedo em Sex 16 Dez 2011 - 10:57

http://www.alfarrabista.com/EDICAO/1036664/Sveva%20Casati%20Modignani/A%20Siciliana
http://www.asa.pt/produtos/produto.php?id_produto=898278&origem=autor&id_autor=1162
Devem ser referidas as fontes, sobretudo aquelas que correspondem a aspetos da leitura pessoal.

155 pontos

Filipe Azevedo
Professor

Número de Mensagens : 1229
Pontos : 15593

Folha de personagem
Guardião secular: Pérgamo

http://www.vertentes.pt.vu/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: