Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

Souad : Queimada Viva

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Souad : Queimada Viva

Mensagem por afigueiredo em Sab 10 Mar 2012 - 10:22

Ficha de leitura



Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: Queimada viva
1.2. Autor(a): Souad
1.3. Editora: Edições Asa
1.4. Data da Edição: 2004
2. Escolha do livro


2.1. Motivos que levaram à escolha do livro
Os motivos que me levaram a escolher este livro foi a capa o titulo e também por já me terem falado da obra.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos: Esta obra não tem qualquer dado biográfico porque trata-se de uma historia baseada na realidade.
3.2. Outras Obras do(a) Autor(a): Não tem mais obras

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: história verídica
4.2. Assunto (breve síntese): Souad nasceu e passou uma parte da sua vida na Cisjordânia. Cresceu com trabalho excessivo e violência quotidiana, onde era obrigada a trabalhar desde as 4 da manha para agradar a família, O grande prolema surge mais tarde, quando a jovem se apaixona por um rapaz. Os dois encontram-se várias vezes acabando por se envolverem e Souad engravidando. Esta paixão fez com que está destruísse por completo a sua vida e começasse a viver um verdadeiro terror. O rapaz deixa-a grávida e sozinha fugindo aos castigos e responsabilidades inseridos no país e acaba por ser rejeitada e mal tratada por a família.
Souad não poderia ter este filho porque era a irmã mais nova e de acordo com a tradição as suas irmãs mais velhas tinham que ser as primeiras a casar e a formar família.
Assim vive no receio constante de ser assassinada, já que o seu “crime” põe em causa a honra de toda a família. O pai quando descobre pede ao cunhado de Souad que lhe jogue gasolina e a queime tentando mata-la a ela e a criança de forma a que não manche o nome da família. Souad com 90% de hematomas e queimaduras por todo o corpo sobrevive e o seu filho também.
Vê-se obrigada a ir para a Suiça onde constrói uma nova vida com muito esforço, mas como não consegue dar a vida que o seu filho merece é obrigada a dá-lo à sua família de acolhimento. Souad acaba por casar-se e ter duas filhas. Passado alguns anos Soud volta a reencontrar se com o seu filho e acabam por se reaproximar.
Em conclusão Souad demonstra a enorme mulher que é e publica este livro a fim de alertar todas as mulheres e incentiva-las a não deixar que lhes façam passar por o que ela passou. Esta permanecerá marcada para sempre não só a nível físico mas também a nível psicológico.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto):

“Aliás as vacas, as ovelhas, as cabras eram muito mais bem tratadas do que nós. Nunca batiam às vacas ou às ovelhas”- Para mim através desta frase percebemos tudo sobre este livro. As mulheres eram mais desvalorizadas do que qualquer animal e apenas serviam para servir os homens e tratar da casa. Qualquer falha implicaria castigos dados por o homem ou mesmo pela sociedade em que estão inseridas.
4.4. Opinião sobre o livro:
Sobre este livro posso dizer que se não foi o melhor que li, foi dos melhores. Traduz-nos uma realidade que muitas vezes ignoramos e que nos passa ao lado por não a vivermos. É um livro violento, trágico mas passa duas enormes mensagens: A falta de liberdade e a enorme descriminação da mulher que existe em pleno seculo XXI em algumas regiões. silent

afigueiredo
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 19/09/2011
Pontos : 1943

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum