Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Como agua para chocolate"- Laura Esquivel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Como agua para chocolate"- Laura Esquivel

Mensagem por afigueiredo em Ter 20 Mar 2012 - 16:33

Ficha de leitura


Antes de ler o livro


1. Identificação do Livro

1.1. Título: “Como agua para chocolate”
1.2. Autor(a):Laura Esquível
1.3. Editora:Edições ASA
1.4. Data da Edição:2004


2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro:
O que mais me cativou a ler esta obra foi o nome “como aguea para chocolate” e o facto de nunca ter lido nenhum livro antes de Laura Esquível.


Após a leitura do livro


3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos: Escritora mexicana, Laura Esquível nasceu a 30 de setembro de 1950, na cidade do México. Oriunda de umafamília católica, manteve, no entanto, desde cedo uma certa abertura de espírito que a levou, na suajuventude, a estudar as filosofias orientais, a praticar a meditação e seguir uma dieta vegetariana. Nãoobstante, foi grandemente influenciada pela avó, autêntica matriarca da família, que se costumava reunircom as mulheres na cozinha, lugar que Laura Esquível veio a considerar ideal para que o sexo femininopossa partilhar pensamentos íntimos.
Trabalhou como educadora de infância mas, dada a escassez de materiais didáticos, começou ela própria aescrever peças de teatro para as crianças. Passou depois a contribuir como dramaturga para a cadeia detelevisão pública infantil.
A ocasião propiciou-se para que pudesse estudar Cinema e, durante a sua aprendizagem, conheceu o atorAlfonso Arau, com quem veio a relacionar-se sentimentalmente. Em 1985 estreou-se como argumentista,com o filme Guido Guán Y Los Tacos De Oro, obra nomeada para o Prémio Ariel da Academia das Ciências eArtes Cinematográficas. Decidiu prosseguir com um novo argumento, mas tendo sido desencorajada a rodá-lo devido à escassez de fundos necessários, optou por convertê-lo ao formato de romance. Surgiu assimComo Agua Para Chocolate (1989, Como Água para Chocolate), romance que conta a história de Tita de LaGarza, e cuja ação decorre no princípio do século XX, no Norte do México, à beira da Revolução

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a): La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor), Estrellita Marinera (1999, A PequenaEstrela-do-mar), Tan Veloz Como El Deseo (2002, Tão Veloz Como o Desejo) e El Libro de las Emociones:son de la Razón sin Corazón (2003, O Livro das Emoções), e uma recolha de contos com o título IntimasSuculencias, Tratado Filosofico de Cocina (1998, Íntimas Suculências, Tradado Filosófico de Cozinha).

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance
4.2. Assunto (breve síntese)
O livro fala-nos dos princípios do século xx no México. Tita um das personagens principais, nasceu na cozinha da casa da família.
Logo em seguida, seu pai morreu de um ataque cardíaco ao ter sua paternidade questionada. Por essa razão, Tita tornou-se vítima de uma tradição local, que dizia que a filha mais nova não poderia casar para cuidar da mãe até a sua morte. Esta obra relata - na a história do amor sofrido e profundo entre Pedro e Tita.
Estas duas personagens ficam impedidas de concretizar o casamento por um preconceito infundado da sua região. Pois Tita é a filha mais nova de três e não pode casar, porque na família manda a tradição que a filha mais nova se mantenha solteira e cuide da mãe até á hora da morte.
A mãe oferece então a mão de Rosaura a filha mais velha a Pedro que acaba por se casar Com ela para ficar perto do seu amor: Tita. Dando-lhe uma grande prova de amor apesar de a magoar ao mesmo tempo por estar a construir família com a sua irmã.
Esta durante o seu infortúnio conta com a criada índia ( Nacha)que lhe vai soprando aos ouvidos receitas e conselhos na vida e na morte se rebelar e de comunicar os seus sentimentos ao seu amor
As receitas uma para cada mês e o desejo, o desespero, o choro e a alegria, com que as faz são a sua maneira de se rebelar e de comunicar os seus sentimentos ao seu amor.
Mais tarde a irmã do “meio” Gertrudis foge com um soldado. Rosaura quando tem o seu filho acaba por adoecer e Tita apesar de todos os tormentos ao saber que aquela criança pertencia ao homem da sua vida trata-lhe com especiarias mexicanas. Rosaura acaba por morrer e no final tita “come” e da ao pedro para “comer” os fósforos que Nacha a criada lhe tinha dado só para os usar quando tivesse com quem realmente amava. Assim ambos se envolvem dando origem a fogo de artifício onde tudo vai pelos ares ficando apenas este livro a contar todo o seu romance.
4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto): “Desprendem-se com muito cuidado as pétalas de rosas, procurando não picar os dedos, pois além de ser muito doloroso (picar-se), as pétalas podem ficar impregnadas de sangue e isto, além de alterar o sabor do prato, pode provocar reações químicas muito perigosas”, - Um dos pratos mexicanos, esta citação demostra o quanto era importante a dedicação e empenho em todos os passos culinários.

“Através dos amores proibidos de Tita e Pedro, Laura Esquivel retrata-nos o México rural (...)e tece um hino inesquecível ao prazer dos sentidos e à liberdade criativa da mulher.”- Na minha opinião esta citação é das mais importantes porque a autora através deste enleio de famílias e do romance entre Tita e Pedro tenta criticar o facto da pouca ou nenhuma liberdade da mulher e a dependência á família tendo que ignorar a sua felicidade.


4.4. Opinião sobre o livro:
Gostei bastante de ler este livro, fiquei surpreendida com a obra principalmente porque nunca tinha lido na da Laura Esquível.
Tem a potencialidade de nos transmitir mais uma vez que em muito regiões a mulher tem como obrigação cuidar da familia e da casa tendo que abdicar da sua vida e felicidade para agradar a familia.

afigueiredo
Letra
Letra

Número de Mensagens : 5
Idade : 24
Localização : Setúbal
Data de inscrição : 19/09/2011
Pontos : 1943

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum