Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

O Filho das Sombras de Juliet Marillier

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Filho das Sombras de Juliet Marillier

Mensagem por katia silva em Ter 27 Mar 2012 - 7:49

Ficha de leitura

Antes de ler o livro

1. Identificação do Livro

1.1. Título: O Filho das Sombras

1.2. Autor(a): Juliet Marillier

1.3. Editora: Bertrand Editora

1.4. Data da Edição: 2003

2. Escolha do livro2.1. Motivos que levaram à escolha do livro: Comecei por ler o primeiro livro da trilogia de Sevenwaters, e este é o segundo livro da mesma.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos: Juliet Marillier é uma autora de fantasia histórica. Nasceu em 27 de Julho de 1948 na Nova Zelândia, na cidade de Dunedin e cresceu a ouvir histórias e música da cultura Celta, daí a sua afinidade com este tema que influencia, nitidamente, a sua escrita. Mãe de duas filhas e de dois filhos, vive actualmente na região de Perth, na Austrália, onde trabalha a tempo inteiro como escritora.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a):

Livros editados em Portugal:

• Trilogia Sevenwaters

• A Filha da Floresta (2000)
    • O Filho das Sombras (2001)
    • A Filha da Profecia (2002)
    • O Herdeiro de Sevenwaters (2009)
    • A Vidente de Sevenwaters (2011)

• Saga das Ilhas Brilhantes

• O Filho de Thor (2003)
    • Máscara de Raposa (2004)

• Crónicas de Bridei

• O Espelho Negro (2005)
    • A Espada de Fortriu (2006)
    • O Poço das Sombras (2007)

• Série Wildwood:

• A Dança da Floresta (2008)
    • O Segredo de Cibele (2008)

Outros livros:

o Sangue-do-Coração (2010)

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário: Romance Fantástico

4.2. Assunto (breve síntese): [i]Filho das Sombras traz-nos a história de Liadan, a filha mais nova da união entre Sorcha e o bretão Red.

Liadan tal como a mãe, herdou além do dom da Visão, o talento de curar e penetrar no mundo espiritual. Um dia é levada pelos fora da lei, liderados pelo «Homem Pintado», um homem cuja prenuncia do nome arrasta medo por todos os cantos da Irlanda, em guerra,e aí começa a sua missão.

No meio deste grupo homens, Liadan encontra lealdade e respeito, e a razão do seu código, no entanto isso não os prepara para o destino que lhes será traçado.

Desde um pretendente em casa a uma vida entre assassinos, Liadan vive só por dois homens, o grande e o pequeno – “ Ela é a minha luz na escuridão e o Johnny é o meu guia” (fala de Bran, o «Homem Pintado»).

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto):[b]

v “Onde é que aprendeste a vida? Num conto de fadas? Nós vivemos sob um código. Não temos nomes; nem passado, nem futuro.” – com esta fala percebemos como vivem os mercenários.

v “ Ela é a minha luz na escuridão e o Johnny é o meu guia” - fala de Bran, o «Homem Pintado», que demonstra o que Liadan e Johnny significam para si.

v “Descobrirás que a escumalha tem uma surpreendente força interior. Uma capacidade de resistência fora do normal.” – fala de Liadan para com Eamonn, mostrando as suas verdadeiras intenções para a sua visita.

4.4. Opinião sobre o livro: Este livro tal como o seu anterior deixou-me iludida com a história, é de facto apaixonante a maneira que esta escritora consegue cativar os leitores, com histórias de contos de fadas improvavéis. E O Filho das Sombras mostra um lado um pouco mais espiritual que A Filha da Floresta.

katia silva
Letra
Letra

Número de Mensagens : 6
Pontos : 1883

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: