Vertentes
Seja bem vindo ao fórum Vertentes.

Pode usar o Facebook no seu "login".

"Perdida..." de Carina Rissi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitor "Perdida..." de Carina Rissi

Mensagem por Natty D. Chuka em Dom 1 Abr 2012 - 14:44

1. Identificação do Livro

1.1. Título

“Perdida – Um Amor Que Ultrapassa as Barreiras do Tempo”

1.2. Autor(a)

Carina Rissi

1.3. Editora

Baraúna

1.4. Data da Edição

2011

2. Escolha do livro

2.1. Motivos que levaram à escolha do livro

É um livro de fácil entendimento. A história nos prende do começo ao fim – é a história de uma garota como nós. A capa também é uma das coisas que chamam atenção no livro – uma garota de vestido branco de festa com All Star vermelho. Outra coisa que chama atenção, é de como uma garota dos dias de hoje vai se adaptar no século XIX.

Após a leitura do livro

3. Contextualização do Autor

3.1. Alguns dados biográficos

Carina Rissi nasceu em Ariranha (próximo a São José do Rio Preto) no interior de São Paulo. Depois de viver na Capital paulistana por seis anos e se tornar mãe, ela voltou para sua cidade natal, onde mora atualmente. Já trabalhou em uma locadora, em uma farmácia, e como funcionária pública, exercendo vários cargos. É casada há doze anos e tem uma filha de oito anos chamada Lavínia.

É leitora compulsiva assumida, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo. Carina começou a escrever por acaso. Sempre teve enredos e personagens na cabeça, mas nunca fez nada a respeito. Depois de ver uma entrevista com a escritora Stephenie Meyer, autora da Saga Crepúsculo (que escreveu por causa de um sonho), ela se animou e decidiu escrever também. Começou a escrever Perdida, sem saber no que ia dar. Os livros sempre fizeram parte da vida de Carina Rissi. Aos 7 e 8 anos, ela adorava Maneco Caneco Chapéu de Funil de Luís Camargo. Aos 12 ou 13, leu Orgulho e Preconceito de Jane Austen e teve sua primeira paixão literária. A segunda foi com Feliz Ano Velho do autor brasileiro Marcelo Rubens Paiva.

Seus livros preferidos são:

ü Orgulho e Preconceito de Jane Austen;

ü Persuasão de Jane Austen;

ü Tem Alguém Aí? de Marian Keyes.

Carina tem muitos projetos de livros na cabeça, mas não sabe qual fazer. Está escrevendo Procura-se Um Marido, que vai ser lançado esse ano. Também está trabalhando na sequência de Perdida, ainda sem título. E tem seis projetos em aberto.

Seu twitter oficial é: @carinarissi.

3.2. Outras Obras do(a) Autor(a)

ü Perdida – Um Amor Que Ultrapassa as Barreiras do Tempo (2011);

ü Procura-se Um Marido (será lançado em 2012).

4. Conteúdo do Livro

4.1. Género Literário

Romance brasileiro

4.2. Assunto (breve síntese)

O livro conta a história de uma garota viciada em tecnologia – Sofia Alonzo. Ela perde seu celular no banheiro de um barzinho e, no dia seguinte, vai comprar outro. O celular acaba levando-a para o século XIX, mais especificamente em 1830, onde ela conhece Ian Clarke – um rapaz lindo, gentil, engraçado -, sua irmã Elisa Clarke, Teodora Moura – amiga de Elisa -, Madalena – a governanta e cozinheira – e Gomes – o mordomo.

Lá ela descobre que antigamente o banheiro era a “casinha” e que no lugar de papel higiênico, era usado alface ou sabugo de milho – “ela diz que nunca mais vai comer alface na vida”.

O tempo passa e Sofia acaba se apaixonando por Ian, que se apaixona por ela também. Ela conta sua história. No começo ele não acredita e várias coisas acontecem, mas acaba acreditando depois de sua amada adoecer e de ver o livro Orgulho e Preconceito que ela guardava na bolsa – na versão traduzida em português e com dados da autora, o que naquela época (séc. XIX) não era comum.

Quando Ian ia pedir ela em casamento, o celular a trás de volta ao século XXI. Ela sofre muito, procura a vendedora do celular em todos os lugares, mas não a acha. Os dias passam, o sofrimento não acaba, até que um dia, a vendedora do celular – a fada madrinha de Sofia – aparece e a deixa escolher entre viver no século XIX ou no século XXI. Sofia escolhe por viver com Ian, feliz. Ela volta para o século XIX, onde todos ficam felizes e Ian finalmente a pede em casamento.

4.3. Citações favoritas (se necessário, explicadas no contexto)

“-Sim, é meu nome – ele deu um meio sorriso. – Mas jovens solteiras normalmente devem saudar os cavalheiros por seus sobrenomes. Nesta parte do país, ao menos, é assim – e ele estava falando sério! – Se dirigir a alguém por seu primeiro nome denota certa... intimidade.”

Essa citação é quando Sofia pergunta por que todos ficam espantados quando ela o chama de Ian (pelo primeiro nome, o que não era costume em 1830).

“... E quando ele me perguntou como eram as pessoas no futuro e eu disse: ‘São assim como eu’, ele gargalhou alto e respondeu: ‘Então deve ser muito conturbado por lá’, e eu corei porque, na verdade, ele não errou muito...”.

Essa citação é quando Sofia conta um pouco a Ian sobre o futuro – séc. XXI.

“-Eu a amo, Sofia. Vou amá-la para sempre. Não tenho mais escolha – e sorriu um meio sorriso. – Mas acho que você deixou bem claro que me odeia – seu rosto ficou brincalhão, mas eu vi a dúvida real em seus olhos.”

“-Você sabe que eu te amo. Loucamente. Desesperadamente.”

Essas citações são de quando Ian e Sofia estão dançando – a última dança antes de Sofia voltar para o séc. XXI – e eles se declaram um para o outro.

“-Ficará aqui? – perguntou, parecendo não acreditar no que tinha ouvido. – Ficará comigo para sempre?”

“Essa é a ideia! Ela me deixou escolher onde eu queria viver. E escolhi viver aqui. Não poderei voltar nunca mais – nenhuma gota de arrependimento em minha voz.”

Essas citações são de quando Sofia volta a 1830 e conta a Ian que ficará lá para sempre.

4.4. Opinião sobre o livro

Um ótimo livro! A história é muito boa e, como dissemos antes, nos prendeu do começo ao fim – a primeira vez que eu li o livro, li em dois dias e são mais de 400 páginas... devorei o livro! Recomendamos com certeza, é um dos nossos livros preferidos. I love you

Byanca Fagundes

Evanessa S. Santos

Natalia Duarte Chuka

3ºB EM

Natty D. Chuka
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 33
Pontos : 1870

Leitor Re: "Perdida..." de Carina Rissi

Mensagem por alexandre(hiro) em Dom 1 Abr 2012 - 22:36

Olá alunos da professora Nilse, da Escola "Dr. Sentaro Takaoka".
Aproveito o momento para dar as boas vindas e oferecer ajuda em qualquer dúvida referente ao Fórum. Estarei disponível para tirar dúvidas, aconselhar e para, a convite da professora, avaliar os trabalhos feitos por vocês.

Quanto ao seu trabalho, foi uma apresentação simples. Recomendo que leia outros trabalhos realizados anteriormente.

Nota do trabalho: (13) - 6.5

alexandre(hiro)
"Best Seller"

Número de Mensagens : 496
Pontos : 5208

Mensagem por thaina santos silva em Sex 20 Abr 2012 - 6:26

Gostei muito da História *-*

thaina santos silva
Ditongo
Ditongo

Número de Mensagens : 11
Pontos : 1823

Mensagem por Karina Oliveira em Sex 27 Abr 2012 - 5:55

Interessante a história..

Karina Oliveira
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 24
Pontos : 1874

Mensagem por Taina R. Reis dos Santos em Sex 27 Abr 2012 - 6:01

Esta é uma história muito boa, pois você cria uma expectativa muito grande para saber o final da história e o que irá acontecer com os personagens. Smile

Taina R. Reis dos Santos
Frase complexa
Frase complexa

Número de Mensagens : 40
Pontos : 1892

Mensagem por Evanessa em Sex 27 Abr 2012 - 6:03

adoro esse livro.......Smile

Evanessa
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 17
Pontos : 1839

Mensagem por Thainá Camille de Miranda em Sex 27 Abr 2012 - 6:10

gostei muito da história *-*

Thainá Camille de Miranda
Frase simples
Frase simples

Número de Mensagens : 20
Pontos : 1863

Mensagem por Tayna Paula Almeida em Sex 27 Abr 2012 - 6:18

Gostei da história. Foi muito interessante.

Tayna Paula Almeida
Argumento
Argumento

Número de Mensagens : 52
Pontos : 1906

Mensagem por leticia santos em Sex 27 Abr 2012 - 6:18

achei muito legal o livro e é bom porque ele é um livro atual mas fácil de ler e de vocês explicarem para nós!

leticia santos
Palavra
Palavra

Número de Mensagens : 18
Pontos : 1792

Mensagem por Bruna dos santos batista em Sex 27 Abr 2012 - 8:12

Muito bom, muito interessante a história!!!Very Happy

Bruna dos santos batista
Conto
Conto

Número de Mensagens : 68
Pontos : 1968

Mensagem por Beatriz Massami Watanabe em Sex 27 Abr 2012 - 8:23

gostei do seu trabalho,queria ter visto a apresentação de voces.e pelo que eu entendi a propria autora do livro ajudou voces.achei isso muito interessante.Parabens!

Beatriz Massami Watanabe
Romance
Romance

Número de Mensagens : 152
Pontos : 2142

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 8:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: